terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ACIDENTES COM ENFEITES NATALINOS

Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes no período natalino

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) alerta a população para risco de acidente nas festas de final de ano. O principal acidente é choque elétrico e incêndio por curto-circuito das luzes da decoração de Natal.

“O ideal é adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, atenta o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, comandante Geral do CBMRN, por meio da Assessoria de Imprensa.

Segundo ele, a instalação deve ser feita por profissional qualificado, com o circuito desenergizado, seguindo as mesmas regras para manutenção de instalações elétricas prediais.

Emenda de fio mal feita pode causar aquecimento e conseqüente aumento do consumo de energia e o mau isolamento pode permitir a passagem da corrente elétrica e causar curtos-circuitos ou acidentes com terceiros.

Confira algumas dicas de segurança dos Bombeiros:

1- Desligue o conjunto da tomada de energia ao substituir lâmpadas e nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação;

2- Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento;

3- Não deixe a fiação ao alcance de crianças;

4- Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica e também pontiaguda;

5- Após instalação, verifique e corrija quaisquer pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante;

6- Para conjuntos para fachada de prédio com potência mais elevada, contrate serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada;

7- No caso de fachada, verifique a proximidade com a rede de energia, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode vir a tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos;

8- Evite choques elétricos, observando a distância mínima da rede elétrica ao realizar a decoração de fachadas ou áreas externas.

9- Embora confiram um aspecto especial a qualquer árvore, não utilize velas na decoração – o risco de incêndio torna-se perigosamente elevado.

10- Desligue sempre as luzes decorativas antes de se deitar e sempre que sair de casa e no caso de existirem crianças pequenas ou animais domésticos, torna-se necessário afixar a árvore de Natal a um elemento estável e seguro.

11- O uso inadequado de fogos de artifício, os acidentes nas rodovias, os afogamentos também causam preocupação no CBMRN.12- Em caso de emergência, entre em contato com o CBMRN pelo telefone de emergência 193.



Fonte:  Jornal  O Mossoroense
Por: Regy Carte

Nenhum comentário:

Postar um comentário