sexta-feira, 19 de julho de 2013

FESTA DO BODE EM MOSSORÓ/RN

Prefeitura de Mossoró realiza 15° edição da Festa do Bode

      Carlos Costa
A prefeitura de Mossoró través da Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza entre os dias 01 a 04 de agosto a 15ª edição da Festa do Bode. A festa é o maior evento popular especializado da ovinocaprinocultura do Rio Grande do Norte e este ano trará como tema principal a abordagem para os agricultores “sustentabilidade no semiárido”.

A Festa do Bode conta com a participação de criadores de vários estados no Nordeste e promove um intercâmbio de informações, tanto na área de pesquisa e genética quanto no mercado comercial. A Exposição de Caprinos e Ovinos do Oeste Potiguar e a Exposição Nacional de Bovinos, tem como objetivo mostrar o que de melhor existe em termos de plantel ovino e caprino nestes estados.

A Feira de animais deve ser exposta para comercialização durante a Festa do Bode aproximadamente 1.500 animais. O evento, tem se caracterizado por uma grande comercialização de animais, feita individualmente entre os criadores presentes, sendo, portanto, uma extraordinária oportunidade de negócios.

Em uma estrutura montada exclusivamente para o Torneio Leiteiro Caprino, os criadores de cabras disputarão em duas modalidades distintas: cabras puras e cabras mestiças. A estimativa é que aproximadamente 30 animais de diversos estados participarão do torneio.

FOTO: Gildo Bento Festa do Bode

Este ano acontecerá a 5ª edição do Oeste Leite – Circuito Oestano de Integração da Cadeia Produtiva Leiteira, evento este que tem como objetivo principal integrar definitivamente o trabalho realizado na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, pelos agricultores familiares do município, no circuito estadual de eventos agropecuários.

Com o objetivo de fomentar a atividade da caprinovinocultura, a Feira de Investimentos e Negócios acontecerá durante a Festa do Bode através da participação das instituições financeiras, onde serão apresentadas as linhas de crédito disponíveis de cada instituição.

Ainda acontecerá o X Leilão Terra da Liberdade, sendo uma atividade já consolidada como a melhor forma de aquisição de animais de boa qualidade. O Leilão terá 60 lotes de ovinos, caprinos e bovinos.

Complementando as atividades da festa ainda terá cursos, palestras e seminários com o tema voltado para desenvolvimento do trabalho rural que será realizado através de parcerias com instituições públicas.

Para manter a tradição, a festa ainda conta com a feira de artesanato, espaço de gastronomia, exposição de animais exóticos, feira apícola e feira de produtos e serviços. A 15ª edição da Feira do Bode acontece no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá em Mossoró.

Com informações PMM.

FONTE:  Jornal DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário