sexta-feira, 19 de julho de 2013

CAICÓ/RN: FESTA DE SANT'ANA 2013

Procissão abre a Festa de Sant’Ana 2013 em Caicó

Começou ontem, em Caicó, a tradicional Festa de Sant’Ana. Este ano o evento sócio/religioso que se estende até o dia 28 de julho, tem como tema a Evangelização da Juventude para a transmissão da fé. Milhares de pessoas, vestidas de branco prestigiaram a abertura solene da Festa, na tarde de ontem. O pároco de Sant’Ana, Padre Edson Medeiros, coordenou à solene passeata pelas ruas da cidade, inclusive à saída, foi com um pouco de atraso por causa da chuva.

Sidney Silva
Procissão marcou o início da tradicional Festa de Sant’Ana em Caicó, uma das mais importantes manifestações religiosas do Nordeste
Procissão marcou o início da tradicional Festa de Sant’Ana em Caicó, uma das mais importantes manifestações religiosas do Nordeste

Os devotos da padroeira da Diocese seridoense fizeram a pé o percurso tradicional saindo da Catedral, seguindo pela Avenida Seridó, Rua Renato Dantas, Avenida Celso Dantas, Avenida Coronel Martiniano, Avenida Seridó novamente, retornando à Catedral, onde ocorreu o hasteamento do Estandarte de Sant’Ana e foram proferidas às palavras de abertura.

Em suas palavras, o padre Edson Medeiros, saudou a todos desejando uma feliz festa, e proferiu uma mensagem especifica aos jovens. “Nossos jovens querem ser felizes e acabam acreditando em muitas propostas enganadoras do mundo de hoje. Mas nem por isso podemos dizer que juventude está perdida! Cada jovem tem sua beleza e precisamos saber compreender o que pensam e o que vivem se quisermos orientá-los a encontrar o caminho de Cristo. O que não podemos é desistir deles, de forma alguma. É preciso ter paciência para educar nos dias de hoje. Por isso, em todas as celebrações da Festa de Sant’Ana de Caicó vamos refletir sobre a juventude”, disse.

O estandarte de Sant’Ana, durante todo o trajeto da passeata, foi conduzido por um grupo de jovens alemães que estão na Diocese participando da Semana Missionária, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Depois do evento religioso, aconteceu o 28º Jantar de Sant’Ana, no Pavilhão da Festa montado ao lado da Catedral.

Novenas

O novenário começa nesta sexta-feira, (19), e se estende até o dia 27, sendo a primeira noite dedicada aos serviços de saúde, como IV Ursap, Secretaria Municipal de Saúde (UBS, Caps, Cerest, Cri/Cra, CCZ), Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Hemocentro, Farmácias e Planos de Saúde. O pregador da novena será o ex-Bispo de Caicó, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, que atualmente está na Diocese de Campina Grande/PB.

Ainda nesta sexta-feira, (19), acontece em Caicó, a Marcha dos Idosos do Seridó, em sua 14ª edição. O evento reúne milhares de pessoas da melhor idade em uma marcha pelas ruas de Caicó, todos os anos. Eles vêm de diversas cidades da região. Na Catedral, acontece missa em ação de graças e depois se reúnem em um clube para festejar ao som de muito forró, só retornando para casa no final da tarde.



Sidney Silva - especial para a Tribuna do Norte

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário