O estoque de bolsas de sangue dos tipos A e O positivo estão praticamente zerados no Hemocentro de Mossoró. Com o aumento da procura neste final de semana, a entidade tenta reabastecer as geladeiras para evitar a falta em situações de emergência.
Segundo Eliane Aires, assistente social do Hemocentro Mossoró, esses tipos sanguíneos são bastante comuns e sempre há necessidade de A e O positivo nos hospitais da cidade e região. “Na segunda o estoque estava praticamente zerado. A nossa preocupação aumenta, pois essa tipagem é bastante solicitada”, explica.
A assistência social do Hemocentro já começou a ligar para doadores cadastrados para que eles possam colaborar. “Muitos já compareceram e a situação tem sido amenizada”, diz Eliane.
Nesta quarta (01), a unidade móvel do Hemocentro vai funcionar. O ônibus estará realizando coletas em frente a Igreja Batista do bairro Alto do Sumaré, no horário das 08h às 16h.
Um stand também será montado no Sesc com o objetivo de orientar a população sobre a importância da doação de sangue. “Será apenas uma campanha educativa, não vai haver coleta. Amanhã o Hemocentro não funcionará”, ressalta a assistente social.
* Requisitos para ser um doador
* Estar em boas condições de saúde;
* Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos ;
* Pesar no mínimo 50kg;
* Estar descansado e alimentado;
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Nathalia Rebouças/ DA REDAÇÃO
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário