segunda-feira, 12 de outubro de 2015

VOCÊ SABIA?

História Hoje: Inauguração do Cristo Redentor completa 68 anos


Resultado de imagem para inauguração do cristo redentor
Imagem/blog NASERRA via GOOGLE

Há 86 anos era inaugurado no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro a estátua do Cristo Redentor, considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

A idea de construir uma grande estátua no Corcovado surgiu no Segundo Reinado, mais precisamente em 1850, quando o padre Pedro Maria Boss queria que fosse colocado um monumento cristão no alto daquele morro para homenagear a Princesa Isabel.

Proclamada a República em 1889, os vínculos entre a igreja e o Estado foram desfeitos e a proposta esquecida. No entanto, em 1920 a ideia renasceu no chamado Circulo Católico do Rio de Janeiro. O grupo realizou a Semana do Monumento que tinha como objetivo recolher doações a assinaturas para a construção.

Foram apresentados vários projetos: um que incluía uma representação da Cruz Cristã; outro com Jesus Cristo com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas a estátua do Cristo Redentor de braços abertos, que simboliza a paz, foi a escolhida.

O engenheiro Heitor da Silva Costa projetou a estátua, cuja maquete foi esculpida pelo franco polonês Paul Landowski. O rosto da estátua foi criada pelo escultor romeno Gheorghe Leonida.

O acabamento é feito em pedra sabão, material escolhido por causa da facilidade de manuseio e durabilidade.

A estátua do Cristo Redentor começou a ser construída em 1922 e só terminou em 1931, e custou três milhões e trezentos mil dólares, isto se levando em consideração a cotação média do dólar em 2014.

A cerimônia de inauguração foi considerada magistral. Autoridades da igreja; como representantes do Vaticano, bispos padres e outros religiosos, além de políticos e o público em geral, assistiram a estátua ser iluminada a partir de um comando vindo da Itália através das ondas curtas de rádio, acionado por Guglielmo Marconi, a nove mil e duzentos quilômetros de distância.

A estátua do Cristo Redentor tem 30 metros de altura, sem contar os 8 metros do pedestal. Os braços, de uma mão até a outra, tem 28 metros de comprimento. Pesa 635 toneladas e está localizada a 700 metros de altura acima do mar, no pico do Corcovado no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, com vista para grande parte da cidade do Rio de Janeiro. O Cristo Redentor é um dos principais cartões postais do Brasil.

Apresentação
Márcia Dias



FONTE
Resultado de imagem para LOGO da agencia brasil


POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário