segunda-feira, 19 de outubro de 2015

VII CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES ARTESÃOS (CONTRARTE)

Ministro do Turismo apoia congresso de artesãos em Natal

Resultado de imagem para Ministro do Turismo apoia congresso de artesãos em Natal
Imagem/blog NASERRA
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participa hoje (19), em Natal, da abertura do VII Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos (CONTRARTE). O evento tem o apoio do MTur e vai até quarta-feira (21). A ideia é proporcionar a troca de experiências, qualificação profissional de artesãos de todo o Brasil e a discussão sobre políticas públicas voltadas para a categoria. De acordo com os organizadores, há mais de 10 milhões de artesãos no país.

"O artesanato tem papel fundamental no ciclo do turismo, do sonho ao retorno dos viajantes. São as peças produzidas pelas mãos habilidosas dos artesãos que fazem o visitante se lembrar com saudade dos nossos destinos", comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ao longo da última década o Ministério do Turismo trabalhou para ressaltar a importância do artesanato como um dos principais meios de agregar valor aos destinos turísticos e às atividades turísticas.

"O apoio do Ministério do Turismo foi fundamental para melhor estruturarmos o nosso evento e ampliarmos o debate sobre políticas públicas de interesse da categoria", afirmou a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves, entidade que reúne 21 federações de artesãos espalhadas pelo Brasil. O congresso é bianual e está na sétima edição. Ele começou a ser realizado em 1991 no Rio Grande do Sul. A sede da próxima edição, marcada para 2017 será definida durante o evento em Natal.

Além da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IF-RN) através de convênio para a realização do VII Contrarte, em Natal, representantes do MTur vão ministrar uma palestra sobre as oportunidades de qualificação para os artesãos no Pronatec Turismo e como o artesanato, produto associado ao turismo, pode ser um diferencial competitivo para os destinos turísticos e o desenvolvimento Local.

No último ano, a pasta publicou o edital de chamada pública para apoiar projetos e aprimorar e incentivar a comercialização de produtos associados ao turismo no entorno de 12 parques nacionais. O investimento total de quase R$ 3 milhões beneficiou a economia local, além da produção de artesãos, nas proximidades dos atrativos naturais.


Serviço:

Evento: VII Congresso de Artesão
Data e horário: 19/10/2015 às 19h
Local: Praia Mar Hotel
Endereço: Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra.


FONTE
Resultado de imagem para LOGO DA TRIBUNA DO NORTE

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário