terça-feira, 27 de outubro de 2015

GREVE CONTINUA NOS BANCOS PÚBLICOS

Greve acaba nos bancos privados
Após exatos vinte e um dias de paralisação em todas as agências bancárias, os profissionais do Rio Grande do Norte estabeleceram o fim da greve apenas nos bancos privados, mas decidiram pela permanência da paralisação nos bancos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite de ontem, na sede do sindicato, na Cidade Alta.
Junior Santos
Greve entra na quarta semana, sem previsão de chegar ao fim, nas agências 
de bancos públicos como Caixa Econômica e Banco do Brasil
Reuniões como a de ontem foram realizadas em diversos estados do país com o objetivo de avaliar a proposta dos bancos para reajuste de 10% nos salários dos profissionais. O Comando Nacional dos Bancários orientou que os sindicatos locais acatassem a proposta e decidissem pelo fim da greve, iniciada no dia 6 de outubro. 

Cidades de 20 estados brasileiros acataram a orientação e deram fim à paralisação. Porém, os profissionais do Rio Grande do Norte ainda cogitavam a possibilidade de manutenção da greve, pois, de acordo com a coordenadora do Sindicato dos Bancários do RN, Marta Turra, a proposta dos bancos não atenderia aos pleitos da categoria, principalmente por não haver a previsão da convocação de novos funcionários concursados (Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste) e também pontos relacionados a benefícios aos profissionais, como plano de saúde e plano de carreira. 

A Federação Nacional dos Bancos (Fanaban) propôs reajuste de 10% sobre salários, benefícios e participação nos lucros. A federação também propôs correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de seis horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de oito horas, de um total de 112 horas. Apesar disso, a categoria teve dificuldades para entrar em consenso. 

Os bancários pediram um reajuste salarial de 32% neste ano. No entanto, os bancos apresentaram uma contraproposta de apenas 5,5%. 

Segundo balanço do comando de greve, o movimento foi encerrado total ou parcialmente em 16 estados. Em Alagoas, além dos bancos privados, a greve no Banco do Nordeste foi encerrada, mas continua na CEF e no Banco do Brasil. Na Bahia, apenas o BNB continuará em greve. No Ceará só os bancos privados voltam ao trabalho. No dois maiores centros financeiros do país – São Paulo e Rio de Janeiro – os bancários decidiram encerrar o movimento em todos os bancos.

Depois de 21 dias, a greve já começa a causar problemas para os clientes. Com a paralisação, serviços básicos ou considerados essenciais, como depósitos de cheques e em dinheiro, realizados nos caixas eletrônicos, são compensados normalmente. No entanto, empréstimos, contratos ligados a programas habitacionais, pedido de novos ou renovação de cartões de débitos ficam para quando a greve terminar.


FONTE
Resultado de imagem para LOGO DA TRIBUNA DO NORTE

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário