terça-feira, 13 de outubro de 2015

FESTA DO BOI 2015 FOI INTERDITADA

Interditada no RN, Festa do Boi tinha problemas com hidrantes e botijões

Vistoria achou disparidades entre projeto e estrutura de combate a incêndio.
Programação desta segunda (12) foi suspensa após interdição judicial.

Parque de Exposições Aristófanes Fernandes,
em Parnamirim

(Foto: Divulgação/Anorc)
Disparidades entre o projeto apresentado e a estrutura disponibilizada para combate a incêndio levaram à interdição do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal. 

As irregularidades, que vão desde a obstrução de hidrantes ao uso inadequado de botijões gás, foram identificadas em uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros no local, que recebe até o dia 17 de outubro a Festa do Boi, tradicional feira de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte. A programação do evento foi suspensa nesta segunda-feira (12) e o público fechou a BR-101 como forma de protesto.

O parque foi interditado pelo juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, que condicionou a reabertura do parque à liberação do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A interdição foi determinada após denúncia do Ministério Público Estadual.

Ao G1, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros listou os problemas encontrados em uma vistoria realizada no parque antes do início do evento, aberto no sábado (10) . De acordo com a corporação, pontos apresentados no projeto de combate a incêndio não tinham conformidade com o que foi encontrado no espaço. Depois da interdição, os bombeiros solicitaram adequações e sugeriram medidas alternativas. Em nota, a Associação dos Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), responsável pelo evento, informou que já fez as adequações na estrutura, que recebeu uma nova vistoria durante a noite desta segunda.

Na vistoria, o Corpo de Bombeiros encontrou problemas com a rede de hidrantes, que tinha parte da estrutura obstruída e outra montada em local diferente do colocado no projeto de combate a incêndio. A mesma situação foi identificada em relação a extintores, iluminação de emergência e sinalizações, que estavam em locais diferentes ou não instalados.

Quanto ao sistema de gás, os bombeiros informaram que apesar da existência de uma central, alguns bares e restaurantes estavam utilizando botijões de forma inadequada. A assessoria de comunicação da corporação explica que os estabelecimentos usavam botijões residenciais para cozinhas industriais, o que não é indicado. Em um dos locais vistoriados, foi montada uma central de gás dentro da cozinha, desrespeitando a distância de segurança para casos de vazamento de gás.

O Corpo de Bombeiros também identificou edificações inexistentes no projeto. As casas de bombas de incêndio estavam sem sinalização e não ligavam no automático, como é orientado pela corporação. Além disso, foram encontrados problemas de falta de rampas, escadas e sinalizações em quadros elétricos.

Alternativas

Dos problemas encontrados na vistoria, o Corpo de Bombeiros acredita na possibilidade de correções em alguns casos. Em outros, foram sugeridas medidas alternativas. Para amenizar as obstruções de hidrantes, por exemplo, foi solicitada a presença de carros-pipa. A organização do evento detalhou que três veículos já foram levados ao parque.

Sobre os estabelecimentos com sistemas de gás irregulares, os bombeiros exigiram interdições pontuais em determinados restaurantes e bares, o que segundo a organização do evento, também foi atendido.

Apesar das sugestões, o Corpo de Bombeiros esclareceu que a desinterdição do parque ainda depende da Justiça do Rio Grande do Norte. A corporação explica que as medidas alternativas foram enviadas para análise na Comarca de Parnamirim, assim como deve acontecer com o resultado da nova vistoria feita durante a noite de segunda.

A corporação reafirma que é parceira do evento e que os transtornos causados pela interdição visam a melhoria na qualidade da segurança da festa. Por enquanto, a organização da Festa do Boi não se pronunciou sobre o restante da programação do evento.

Shows

Os shows do sábado, dia 10 (Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Luan Estilizado e Chicabana), aconteceram normalmente. Os próximos estão previstos para os dias 16 (Henrique & Juliano, Dorgival Dantas, Mano Walter e Solteirões) e 17 (Banda Calypso, Calcinha Preta, Bonde do Brasil e Mara Pavanelly). Até o momento não há informes sobre cancelamento.

Esta é a 53ª edição da Festa do Boi. Para este ano, a Anorc anunciou que a expectativa é atrair mais de 500 mil visitantes e movimentar mais de R$ 150 milhões com as exposições. O evento, que foi aberto nó sábado (10), vai até o próximo domingo, dia 18.



Felipe Gibson
Do G1 RN
Resultado de imagem para logo do g1

POSTADO POR
Resultado de imagem para blog naserra





Nenhum comentário:

Postar um comentário