quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SORTEIO DOS GRUPOS PARA A COPA DO MUNDO 2014

Fifa ignora o ranking para sorteio

Imagem Ilustrativa
Costa do Sauipe/BA (AE) - A Fifa definiu ontem os critérios que serão utilizados para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, na próxima sexta, na Costa do Sauipe (BA). A entidade ignorou o seu ranking e incluiu a França no pote da Europa, deixando-o inicialmente com nove seleções. Pela definição, o pote europeu será reduzido para apenas oito times após um sorteio preliminar, o que pode beneficiar a França, dona do pior ranking entre as equipes europeias. Se o ranking fosse mantido como critério, os franceses seriam direcionados para o pote 2, o que aumentaria as suas chances de cruzar com até dois campeões mundiais logo na fase de grupos da Copa.

Com os critérios utilizados pela Fifa para o sorteio, as chances de Natal receber grandes jogos aumentou. O confronto D1 x D4 pode ser um grande clássico do futebol mundial, que seria disputado na Arena das Dunas. Na coletiva de ontem, também foi rechaçada a possibilidade de mudança de horário nos jogos das 13h, disputados em Natal e em outras cidades do Nordeste. Esse horário será mantido.

A mudança no sorteio também evitou um eventual “grupo da morte” poderia contar com, por exemplo, Brasil, Itália e a própria França. O novo critério, contudo, não elimina essa possibilidade por causa do sorteio preliminar dentro do pote dos europeus. Ainda que os franceses não sejam os sorteados pode haver um “grupo da morte” com seleções como, em um exemplo, Brasil, Holanda e Inglaterra.

Mas, para impedir que surja um grupo com três europeus, a Fifa definiu nova regra a ser utilizada logo após o sorteio preliminar do pote europeu. A equipe escolhida, que entrará automaticamente no pote 2, será direcionada para entrar em uma chave cujo cabeça de chave é da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai). Na prática, o critério aumenta as chances de a seleção brasileira entrar em um grupo mais complicado.

Os novos critérios da Fifa encerram as especulações sobre a situação da França. Uma das campeãs mundiais, a seleção francesa não foi incluída na lista de cabeças de chave por não ter ranking suficiente e poderia ficar fora do pote dos europeus porque tinha o pior posição (21.ª) entre os times do continente no dia 17 de outubro, data utilizada pela Fifa para definir os cabeças.

Entre as possibilidades estava até a escolha arbitrária da Fifa para tirar um dos europeus do pote, para ficar com apenas oito times. Mas a maior aposta era a manutenção do critério do ranking, abandonado pela entidade nesta terça. O anúncio confirmou o pote 1 com as seleções cabeças de chave, o pote 2, com as cinco equipes africanas, mais Chile, Equador e a nona seleção da Europa (após sorteio preliminar). O pote 3 terá os times da Concacaf e da Ásia, enquanto que o 4 conterá as nove equipes da Europa.

O sorteio dos grupos terá início às 13 horas (horário do RN) de sexta-feira, na Costa do Sauipe, com apenas uma seleção com posição definida. A anfitriã seleção brasileira ocupará a primeira colocação do Grupo ª



Mecânica do sorteio:

A escolha das seleções acontece de forma complexa

 * O sorteio começa com uma seleção do continente europeu do pote 4 sendo deslocada para o pote 2.

* Em seguida, as seleções cabeças de chave (o Brasil já está no Grupo A por ser sede e fazer o jogo de abertura), do pote 1, serão distribuídas nos grupos de B a H.

* As quatro seleções sul-americanas cabeças de chave (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai) serão então colocados em um novo pote, chamado pote X. Uma seleção será sorteada, e no grupo dela entrará a seleção europeia do pote 2.

* As demais seleções do pote 2 serão sorteadas. Chile e Equador não poderão cair em grupo encabeçado por uma seleção sul-americana.

* Os potes 3 e 4 serão sorteados.

* A cerimônia do sorteio contará com shows de artistas brasileiros e com a presença de craques do passado a partir das 13h de sexta.

ESTÁDIOS

Inicialmente previstos para serem entregues até o dia 31 de dezembro de 2013, três dos seis estádios da Copa do Mundo de 2014 que ainda não estão prontos tiveram seus prazos ‘prorrogados’ até fevereiro do ano que vem. Joseph Blatter, afirmou que Arena Corinthians, Curitiba e Cuiabá poderão ser entregues até o segundo mês de 2014. Sobre o estádio paulista, que, há uma semana, foi palco de um acidente que vitimou dois operários, o mandatário lamentou o ocorrido, mas revelou que está otimista em relação a finalização das obras até o novo prazo estipulado.

                                        Dantas Júnior
Linhas da arena teriam semelhanças com as do antigo Machadão

“Há pequenos atrasos nos estádios, mas pequenos com uma exceção que não podemos dizer que há tudo pronto. Há um fato que ocorreu uma semana atrás, muito triste, houve um acidente em São Paulo que temos que lamentar a perda de duas vidas e estou muito infeliz com isso. Expressamos nossos sentimentos às famílias”, declarou Blatter. “Quanto ao dano, é a preocupação, será reconstruído e estará pronto. É uma questão de confiança e fé. Há um evento tão grande (abertura) e tenho que expressar nossa confiança na organização”, destacou.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário