segunda-feira, 25 de novembro de 2013

FESTA DE SANTA LUZIA 2013

Festa de Santa Luzia: igreja atrai fiés para jantar em frente a Matriz
         
                   Carlos Guerra Júnior
Banda Harmony fez a animação
do evento religioso
O domingo foi bastante movimentado na Catedral de Santa Luzia neste domingo (24). Cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes na igreja matriz, para um evento que teve uma série de comemorações religiosas.

Além do tradicional jantar, que serve como preparatório para festa de Santa Luzia, que inicia no próximo domingo (30). Segundo o secretário do evento, Fabiano Brito o saldo do evento foi bastante positivo.

“É um evento tradicional, em que as pessoas deixam de jantar em casa, para fazer a refeição na praça Vigário Antônio Joaquim, em frente a Catedral. O jantar aconteceu logo depois da missa e teve um saldo muito positivo. Foram vendidas por volta de duas mil senhas e a missa teve cerca de quatro mil”, declarou Fabiano.

O evento deste domingo, que teve a animação da banda Harmony, também marcou a comemoração de mais quatro eventos católicos. Na ocasião, foi comemorado o Dia do Cristo Rei, e os encerramentos do ano litúrgico, Ano da Fé e visitas pastorais do Bispo Dom Mariano.

O Dia do Cristo Rei, 25 de novembro, foi instituído em 1925 pelo Papa Pio XI, para motivar os católicos a reconhecerem que o mandatário da igreja é o Cristo Rei.

O Ano da Fé foi um evento criado pelo Papa Bento XVI para se refletir sobre a ligação do homem com a fé. O Papa Francisco continuou as comemorações, mas trazendo como objetivo fazer com que a Igreja Católica entre nas periferias e se aproxime dos fieis mais simples.

Já o ano litúrgico é uma tradicional que vem do calendário romano, ressaltando que o calendário anual é dividido através das datas cristãs e que o ano se encerra no dia 24 de novembro, um ano antes do Natal.

Enquanto isso, a visita do Bispo Dom Mariano foi o percurso que o líder religioso fez por todas as 32 paróquias. As visitas iniciaram em 2010 e foram encerradas na igreja matriz, que é justamente a Catedral de Santa Luzia e o líder religioso esteve por sete dias.

A Festa

Santa Luzia é a padroeira de Mossoró e, por isso, a festa é realizada nos primeiros dias de dezembro, sendo encerrada no dia 13, quando é comemorado o dia da Santa e acontece a procissão.

A festa será iniciada no próximo domingo (1º), quando acontece o abraço a cidade. Por volta de 6h, o evento é aberto com o percurso da imagem da Santa por todas as igrejas da Paróquia. As 19h, está prevista a missa de abertura na Catedral de Santa Luzia.

Além disso, está acontecendo nesta segunda-feira (25) as inscrições para as barracas da festa. Os interessados devem procurar a antiga sede da Rádio Rural de Mossoró, que fica localizada em frente à Praça Vigário Antônio Joaquim.

A assessoria de imprensa da festa comunicou que neste ano não acontecerá o tradicional concurso Mais Bela Voz, devido a falta de um acerto financeiro com a Petrobras.



Carlos Guerra Júnior/Da Redação
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário