terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ZIKA VÍRUS

Paciente com suspeita de zika não vai poder doar sangue por 30 dias

Resultado de imagem para Paciente com suspeita de zika não vai poder doar sangue por 30 dias
Imagem/blog NASERRA
Após a suspeita de transmissão do vírus zika por meio de uma transfusão de sangue para um paciente de Campinas (a 93 km de São Paulo), o Ministério da Saúde decidiu adotar medidas para reforçar a triagem de novos doadores e o monitoramento de possíveis reações adversas após o procedimento.

As medidas ocorrem após o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) informar, na última terça-feira (15), que um paciente foi infectado pelo vírus zika após receber transfusão de sangue de um doador com a doença. Segundo a Folha revelou, um exame do Instituto Adolfo Lutz confirmou o contágio, ocorrido em março deste ano. O paciente que adquiriu zika, no entanto, não teve sintomas da doença.

O Ministério da Saúde investiga o caso. "Muito provavelmente isso tenha ocorrido, mas ainda é um caso a confirmar", diz o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame. Até então, a transmissão do vírus era atrelada apenas à picada pelo mosquito vetor, o Aedes aegypti.

Diante da suspeita, a pasta tem orientado os hemocentros a reforçarem, no questionário clínico já aplicado a potenciais doadores, perguntas sobre ocorrência de sintomas nos últimos 30 dias e que possam estar ligados a uma possível infecção por zika ou outros vírus.

Entre os sintomas, estão febre, dores articulares e musculares, manchas no corpo, diarreia e vômito. "O questionário clínico dos pacientes já existe e sempre existiu. O que estamos fazendo é reforçar a necessidade de aplicá-lo", explica Beltrame.

Segundo o secretário, candidatos que tiverem o diagnóstico clínico para zika serão considerados "inaptos" a doar sangue por até 30 dias após a recuperação completa. O período é semelhante ao já aplicado em casos de pacientes com suspeita de outras doenças, como a dengue.

Editoria de Arte/Folhapress 


MONITORAMENTO

Além da triagem inicial, medidas de monitoramento também serão reforçadas. Doadores que apresentarem sintomas de zika em até sete dias após a doação de sangue devem comunicar o hemocentro. Neste caso, será feita uma busca ativa dos receptores e testes laboratoriais para verificar se houve uma possível infecção pelo vírus.

Hospitais e serviços de saúde também devem intensificar o monitoramento de reações adversas nas duas semanas após a transfusão de sangue. Se o paciente que recebeu a doação apresentar possíveis sintomas, o caso deve ser comunicado imediatamente ao hemocentro e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Beltrame reforça a necessidade de incentivar as pessoas a continuarem a doar sangue, principalmente no verão, quando os estoques nos hemocentros costumam ter queda, ao mesmo tempo em que aumenta o volume de transfusões.

"Estamos alertando a sociedade da importância de manter os níveis de doação. Esse é um apelo que a secretaria [de atenção à saúde] está fazendo. Os cuidados todos continuarão e serão redobrados. Não podemos deixar que boatos ou qualquer outro fator interveniente venha prejudicar a doação de sangue no país", afirma.

Hoje, a falta de testes rápidos para diagnóstico do vírus zika é um dos principais impasses nas ações de identificação da doença -daí a necessidade de reforçar o questionário clínico aplicado pelos profissionais de saúde. "Se tivermos mais adiante a possibilidade desse teste, certamente será incluído na triagem do sangue", diz


POR
NATÁLIA CANCIAN
DE BRASÍLIA

FONTE
Resultado de imagem para LOGO DA FOLHA DE SAO PAULO

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário