quinta-feira, 5 de maio de 2016

CASOS SUSPEITOS DE H1N1 EM MOSSORÓ/RN

Município registra três casos suspeitos de H1N1

Mossoró registra três casos suspeitos de gripe influenza A (H1N1), conhecida como “gripe suína”. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Resultado de imagem para Município registra três casos suspeitos de H1N1
Imagem Ilustrativa/blog NASERRA
Segundo a assessoria da Secretaria, os pacientes estão internados em um hospital do município e os exames foram encaminhados para o laboratório especializado, a fim de confirmar, ou não, as suspeitas. “Nenhum dos casos foi confirmado ainda, mas os especialistas já estão tratando todos como influenza H1N1 devido aos sintomas”, informa.

De acordo com o último balanço da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) sobre a situação epidemiológica da influenza no Rio Grande do Norte, até o dia 16 de abril foram notificados 69 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que seis foram confirmados como influenza A (H1N1), dos quais três evoluíram para o óbito. Outros 47 casos estão em investigação.

A confirmação dos casos suspeitos de influenza A (H1N1) se dá por isolamento viral (técnica de Reação em Cadeia de Polimerase/rt-PCR), a partir de amostra de secreção nasofaríngea. No caso do Rio Grande do Norte, essas amostras são processadas pelo laboratório de referência, Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Neste ano, os casos de influenza H1N1 começaram a aparecer mais cedo e ainda não se sabe a explicação para esse fenômeno, o que tem deixado as autoridades de saúde pública em alerta.

Os sintomas da H1N1 são muito parecidos com uma gripe normal, mas a possibilidade de complicações e de hospitalizações com o vírus H1N1 é mais frequente do que com os outros tipos de vírus influenza. Especialistas orientam que o paciente com suspeita da doença deve ter cuidado ao se automedicar para combater os sintomas. Os anti-inflamatórios são contraindicados para quem está com dengue, por isso os especialistas têm privilegiado para o controle da febre e dos sintomas de mal-estar medicamentos à base de paracetamol.


FONTE
Logo


POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário