sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

NOVA EXIGÊNCIA PARA A DECLARAÇÃO DO IRPF

Declaração terá de informar nº do CPF de dependentes

Brasília (AE) - A Receita Federal passará a exigir, já na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) das pessoas a partir de 16 anos declaradas como dependentes. A obrigatoriedade foi fixada na Instrução Normativa 1548, publicada ontem, no Diário Oficial da União. Segundo o chefe da Divisão de Cadastro de Pessoa Física da Receita, Valdimir Castro Filho, a medida vai melhorar os controles do Fisco, impedindo, por exemplo, que o mesmo dependente conste em mais de uma declaração de IRPF. A Receita também espera criar uma estatística de dependentes a partir da informação do CPF.

Ana Silva
A declaração do Imposto de Renda deve ser enviada 
pela internet: Site da Receita tem detalhes
As pessoas que ainda não têm o documento precisam correr para fazer o cadastro porque a entrega da declaração de IR este ano começa dia 2 de março. Filho acredita que isso não vai ser problema. “Dá tempo. A inscrição no CPF tem muita capilaridade”, afirmou. Atualmente, qualquer pessoa pode fazer o CPF nas agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa.

A Instrução Normativa também consolida várias normas que tratam sobre a emissão do documento e permite que o contribuinte apresente como comprovante de inscrição no CPF o recibo acessado por meio do aplicativo “APP Pessoa Física” para dispositivos móveis. Atualmente, o comprovante deve ser impresso no site da Receita na Internet ou emitido pelas entidades conveniadas com o Fisco.

Declarações

Entre os dias 2 de março e 30 de abril o sistema da Receita Federal estará aberto para receber as declarações do Imposto de Renda relativas ao Exercício 2014, através do site receita.fazenda.gov.br. De acordo com a Receita Federal, o volume de declarações deverá atingir, em 2015, os 27,5 milhões em todo o Brasil. 

Neste ano, o contribuinte terá a chance de montar um espécie de esboço da Declaração do Imposto de Renda. Isto, porque a Receita Federal disponibilizou, em seu site, um novo sistema de coleta de informações que pode ser alimentado de acordo com o desejo do declarante, como um diário de despesas. 

A partir de março, quando for aberto o prazo para envio das declarações oficiais, o usuário do rascunho pode atualizar e gerar a Declaração Oficial e enviar. A declaração poderá ser preenchida, para quem tem o Certificado Digital, sem a necessidade de instalação do programa do IR. Os usuários de smartphone poderão baixar o aplicativo da Receita Federal e encaminhar as informações de uma maneira mais prática.

OBRIGATORIEDADE

Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil. Deve declarar ainda quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros. Por fim, quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita.


FONTE
Resultado de imagem para LOGO DA TRIBUNA DO NORTE

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário