sexta-feira, 24 de julho de 2015

GUILLAIN BARRÉ - O QUE É ISSO?

Casos de doença rara e paralisante se espalham pelo Nordeste

Três estados nordestinos tiveram casos confirmados da síndrome Guillain-Barré, doença rara e paralisante. No primeiro semestre de 2015, foram confirmados 50 casos na Bahia, outros 14 no Maranhão e seis na Paraíba.

A síndrome tem média de um caso a cada 100 mil habitantes, mas cujas as notificações espalharam-se por esses estados nordestinos nesses seis primeiros meses do ano.

Resultado de imagem para Casos de doença rara e paralisante se espalham pelo Nordeste
Imagem/blog NASERRA
O avanço da doença tem sido associado a casos de dengue, chikungunya e de uma doença exantemática (com lesões na pele) que em alguns casos foi identificada como zika vírus. Dos 50 pacientes que tiveram a doença confirmada na Bahia, 48 tinham histórico recente de suspeita de zika vírus.

Segundo o subsecretário de Saúde da Bahia, médico infectologista Roberto Badaró, em entrevista à Folha Press, as pessoas que tiveram a síndrome tiveram doenças virais num curto espaço de tempo.

Contudo, segundo o Ministério da Saúde, ainda não há nenhuma comprovação científica da relação entre a síndrome Guillain-Barré e as três doenças que têm como vetor o mosquito Aedes aegypti.

Doença imunológica desencadeada por infecções causadas por bactérias ou vírus, a síndrome Guillain-Barré tem impacto no sistema neurológico causando fraqueza e dormência no corpo, sobretudo nas pernas.

Em casos mais graves -cerca de 10% do total- pode paralisar a musculatura respiratória, demandando o auxílio de ventilação mecânica para a respiração. Caso não seja dado esse suporte, o paciente pode morrer asfixiado.

FONTE
Logo

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário