terça-feira, 13 de março de 2018

ILUSÃO DE ÓTICA OU REALIDADE?

Imagens flutuantes no campo de visão? A ciência explica

O fenômeno é real e conhecido cientificamente como 'muscae volitantes' ou "moscas voadoras", do latim. Acontecem de forma bastante específica. Entenda.

Trecho do vídeo 'O que são aquelas coisas que se 
movem diante do seu olho?' 
 (YouTube/Reprodução)
Se você alguma vez notou pequenas “minhocas” ou manchas transparentes em seu campo de visão — aquelas coisinhas que desaparecem misteriosamente quando você tenta focar na imagem, e então reaparecem assim que você desiste e começa a olhar para outra coisa — não se preocupe, você não está louco e tampouco há parasitas em seu globo ocular.

O fenômeno tem nome e é cientificamente conhecido como muscae volitantes ou “moscas voadoras”, em Latim. Trata-se de uma espécie de ilusão de ótica — irritantes, sim — que acontecem dentro de globo ocular em circunstâncias muito específicas.

Tais imagens flutuantes são pequenos “objetos”, como por exemplo porções minúsculas de tecido, glóbulos vermelhos ou proteínas, que entram no globo ocular e fazem sombras na retina — o tecido sensível à luz na parte de trás do olho.

Como são controlados pelo vítreo, uma espécie de fluído gelatinoso e transparante que preenche o interior do globo ocular, sendo constituído por 99% de água, estas pequenas partículas se moverão levadas por este líquido. Assim, para onde quer que o globo ocular se mova, elas acompanham.

Se você quiser tentar focar estas partículas, é preciso encontrar um plano de fundo uniforme para vê-los: uma tela de computador em branco ou um céu claro. Ainda assim, é difícil de focar nestas imagens.

Há quem diga que nunca reparou ou realmente tenha visto estes pequenos “flutuadores” no campo de visão, mas se chegou a ver pequenos flashes de luz ao olhar para o céu, certamente experimentou uma ilusão óptica semelhante.


  Redação de
Resultado de imagem para LOGO De veja

Com Science Alert


POSTADO POR
Resultado de imagem para NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário