segunda-feira, 29 de agosto de 2016

VOCÊ SABIA?

Fique atento às principais doenças de gatos

Gripe, raiva, clamidiose e verminoses são algumas das doenças de gatos que precisam ser levadas em conta

Os gatos são animais conhecidos por terem 7 vidas, ou seja, são muito resistentes e por isso muitos donos tendem a não dar muita atenção a alguns sinais que podem representar uma doença grave. Outra característica dos bichanos é não demonstrar que estão doentes, por isso é bom ficar sempre ligado nos sintomas da principais doenças de gatos. 

Reprodução

Apesar de suas 7 vidas, as doenças de gato podem ser muito ruins para os bichanos

Quando se trata da saúde dos animais de estimação é sempre muito importante que o diagnóstico e o tratamento sejam eficazes. As principais doenças de gatos são bastante desconfortáveis para o animal, atacando principalmente as funções respiratórias e renais. Confira a lista com as principais. 

Clamidiose

A Clamidiose é uma doença provocada por uma bactéria chamada Clamidia Psittaci. Nos gatos ela afeta a região pulmonar e ocular, provocando conjutivites severas e alterações pulmonares. Febres, espirros, tosses e conjutivite ocorre em apenas um olho são os principais sintomas. A taxa de contágio da clamidiose é muito alta e ocorre através do contato, por isso locais com grande concentração de bichanos podem ser perigosos.

Considerada uma zoonose (doença que pode ser transmitida para o homem), a clamidiose tem como principal forma de prevenção a vacinação. O tratamento é feito a partir dos sintomas apresentados podendo ser feito a partir de colírios ou de antibióticos. 

Raiva Felina
Reprodução

A raiva está entre as doenças de gatos

Transmitida por um vírus que só afeta mamíferos, a raiva felina é uma doença praticamente erradicada no Brasil, mas que ainda merece destaque pelo seu grau de periculosidade. Com taxa de mortalidade de 100%, os principais sintomas da doença são falta de apetite, medo de água e luz, febre, dilatação da pupila, mudanças no comportamento e salivação excessiva. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação. 

A raiva felina é considerada uma zoonose (doença que pode ser transmitida para os humanos) e sua principal forma de transmissão é o contato direto de um animal contaminado com um saudável. 

Insuficiência Renal Crônica

A insuficiência renal crônica é uma doença ligada a genética dos gatos e causada por alterações naturais dos rins. O aparecimento de inflamações e cistos nos rins não são problemas fáceis de identificar e por isso acabam se tornando problemas mais graves como cálculos renais e infecções urinárias. Por isso, mesmo que mínimos, os sintomas da insuficiência renal crônica como o animal beber mais água e urinar em maior quantidade e com maior frequência precisam ser levados em conta. 

O mais comum é diagnosticar a insuficiência renal crônica em animais idosos, quando o problema já está mais desenvolvido. Nesse estágio os sintomas como vômito, emagrecimento e perda de apetite são mais detectáveis. Sem cura, o tratamento se baseia nas necessidades de cada animal.
  
Peritonite Infecciosa Felina
Reprodução

As doenças de gato atingem principalmente o sistema respiratório e o renal

A peritonite infecciosa felina é uma doença causada por vírus que pode atingir o abdômen, o fígado, os rins, o cérebro e o sistema nervoso dos gatos, causando abscessos e infecções nessas áreas. Dentre os sintomas da doença considerada fatal estão perda de apetite, anemia, diarreia, febre e emagrecimento. Não há nenhum tipo de tratamento e um gato diagnosticado com a peritonite infecciosa felina poderá morrer em alguns dias. 

A transmissão da peritonite infecciosa felina pode ocorrer de duas maneiras: contato de um animal saudável com as feses de um animal contaminado ou através da amamentação, quando a mãe é um animal contaminado.
 
Vírus da Imunodeficiência Felina

O vírus da imunodeficiência felina atinge o sistema imunológico dos gatos e por isso ficou conhecido como "HIV dos gatos". Com o sistema de defesa corporal drasticamente reduzido os gatos com o vírus da imunodeficiência felina contraem com maior facilidade todos os tipos de doença e sofrem com o maior aparecimento de infecções. A transmissão ocorre principalmente através do contato sanguíneo, por meio de transfusões ou de lutas entre os bichanos. 

Um gato contaminado com o vírus da imunodeficiência felina não tem cura, mas pode viver durante muitos anos se receber o tratamento correto. Uma alimentação adequada e com reforço vitamínico necessário já são fatores para manter o bem estar do animal. 

Rinotraqueíte Viral - Gripe de gato
Reprodução

Quanto mais novo o gato é atingido pela gripe, uma das doenças de gato, mais fortes serão os sintomas

A rinotraqueíte viral, também conhecida por ser uma "gripe de gato", é uma das principais doenças que atingem o sistema respiratório dos felinos. A doença é de fácil transmissão, basta um contato direto com o Herpesvírus e pode chegar a ser fatal caso o animal não receba o tratamento adequado. 

Quanto mais novo o gato é atingido pela rinotraqueíte viral, piores serão os sintomas apresentados por ele. Dentre os principais sinais estão corisa nasal e ocular, febre, falta de apetite, apatia e depressão. O tratamento será feito de acordo com os principais sintomas apresentados. 


Por 
Canal do Pet


Fonte: 

VIA
Resultado de imagem para logo do ig


POSTADO POR
Resultado de imagem para NASERRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário