quarta-feira, 22 de abril de 2015

ALCAÇUZ, UMA TÁBUA DE PIRULITOS

Crise no sistema prisional do RN: direção da Alcaçuz confirma a fuga de 35 presos

A fuga em massa na madrugada desta quarta-feira (22) na Penitenciária Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), é a segunda maior da história do sistema prisional do Rio Grande do Norte. 35 presos fugiram, segundo contagem feita pela direção do presídio. A maior fuga ocorreu em 2012, quando 42 detentos fugiram da mesma penitenciária.

Até agora, apenas dois presos foram recapturados. Essa é a segunda fuga em massa da Alcaçuz em 15 duas, comprovando o caos no sistema prisional do Estado.


Os presos conseguiram escapar por um túnel que começa no pavilhão 2 e vai até a área externa do presídio. O túnel tem cerca de 55 cm de diâmetro e fica a menos de dez metros de uma das guaritas.

O pavilhão 2 tinha 159 presos antes desta fuga.

A insegurança no sistema prisional potiguar é completa desde a onda de rebeliões ocorrida no mês de março. Os 12 presídios estaduais foram destruídos, com os presos arrancando as grades de todas as celas. Com isso, os apenas ficaram nos corredores e o Governo do Estado não teve capacidade, até aqui, de adotar medidas que garantissem a permanência dos presos em lugar seguro.


As fugas que estão ocorrendo não chegam a surpreender, inclusive, o governador Robinson Faria (PSD) foi alerta pelo juiz Henrique Baltazar Villar dos Santos, titular das Execuções Penais. Numa reunião da cúpula da Segurança Pública, com a presença do governador, o juiz disse que fugas iriam acontecer porque o Estado não teve capacidade de cuidar do sistema prisional como deveria.

Quando ocorreu a primeira fuga pós-rebeliões, Henrique Baltazar voltou a fazer o alertar e afirmou que a situação iria piorar, mas o governo ignorou e não adotou medidas preventivas.

Enquanto isso, as obras de reconstrução dos presídios estaduais caminham lentas, quase parando. Não há previsão de quando as obras serão concluídas, muito menos a certeza de que resolverão a crise no sistema prisional.



FONTE
Logo


POSTADO POR
Resultado de imagem para LOGO DO BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário