terça-feira, 14 de novembro de 2017

DIA MUNDIAL DO DIABETES

“Mulheres apresentam maior risco de desenvolver diabetes”, afirma nutricionista Bruno Chaves



A campanha do dia Mundial do Diabetes é comemorada oficialmente 14 de novembro e este ano, traz como enfoque: “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. A Diabetes não tem uma causa específica, ela é a resposta da junção de vários fatores onde o principal é a alimentação excessivamente baseada em gorduras e carboidratos simples, que acaba elevando a glicemia (quantidade de glicose no sangue).

Atualmente a doença é a 9ª causa principal de morte das mulheres mundialmente.

“Os fatores de riscos que levam as mulheres apresentarem mais casos de diabetes em relação aos homens, com exceção ao histórico familiar, estão diretamente ligadas à influência dos hábitos do dia-a-dia, como a inatividade física e a alimentação rica em calorias e gorduras. O complexo equilíbrio hormonal feminino influencia também constantes alterações nos níveis e valores de glicose no sangue, devido a toma de contraceptivos, a menstruação, a menopausa, a gravidez e nascimento. As mulheres precisam redobrar os cuidados com a alimentação para lutar contra a diabetes, pois a doença costuma impactar mais negativamente no público feminino”, afirma o nutricionista Bruno Chaves.

Mulheres com diabetes do Tipo 2 (geralmente acomete a pessoas depois dos 40 anos de idade) têm dez vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Já as mulheres com diabetes Tipo 1(A doença acontece mais na infância e adolescência, e o paciente aplica injeções diariamente) têm um risco aumentado para o aborto precoce ou até mesmo de ter um bebê com má formação.



A cada sete mulheres gestantes uma é afetada pela diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez, em sua maioria pelo aumento excessivo de peso da mãe), e metade vai desenvolver diabetes do Tipo 2 no período entre cinco a dez anos após o parto, porém é uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce.

Segundo informações do nutricionista Bruno Chaves, é essencial:
Alimentos que ajudam no controle da Diabetes (recomendáveis também para pessoas que não possuem a doença)

Feijão – contém diversas vitaminas; 
Vegetais – espinafre, brócolis e couve têm vitaminas;
Frutas cítricas – laranja, limão, lima, mexerica. Maçã também eficaz para controlar a glicemia e reduzir o mau colesterol;
Batata-doce – pode ser usada para tentar enganar o desejo de comer doces;
Os peixes – com ácidos graxos Ômega 3, salmão, sardinha, truta e atum; 
Castanhas; Aveia
Leite e iogurte;

Alimentos que devem ser excluídos por quem tem Diabetes e por qualquer outra pessoa que pretende não ter a doença.

Biscoitos recheados, chocolate;
Balas, geleias e sorvetes.
Creme de leite e leite condensado; Refrigerante, sucos de caixinha;
Bolos prontos com ou sem calda/cobertura ;
Iogurte e leite integral, queijos amarelos;
Figo e tâmara;

“Todas as pessoas, tendo ou não diabetes, devem ter uma alimentação saudável, regulando a quantidade de doces e gordura ingeridos, por exemplo. Isso ajuda a manter o peso saudável. E sempre é bom lembrar: se você está acima do peso considerado ideal para o seu perfil, emagrecer vai ajudar muito no controle da doença. E, mesmo que você não chegue ao peso ideal, uma perda de 10 a 15% já representa uma vida muito mais saudável. Pense nisso!”, nos conta Bruno Chaves, nutricionista.


Por
Ana Paula Cardoso

FONTE
Resultado de imagem para logo de o mossoroense


POSTADO POR
Resultado de imagem para NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário