
Dois insetos que causam febres tropicais podem estar colaborando para gerar diagnósticos equivocados de doenças endêmicas no Amazonas. A Febre Oropouche e a Febre Mayaro são pesquisadas pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em Manaus, que aponta que as duas doenças apresentam sintomas similares aos da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o virologista da fundação, 50% dos casos suspeitos de dengue, por exemplo, podem ser, na verdade, uma das duas febres.
O transmissor da Febre Oropouche é o ceratopogonidae, conhecido com maruim, meruim, mosquito pólvora, polvinhas, dentre outros nomes. Ele é comum em áreas de florestas e tem fácil reprodução. O combate é praticamente impossível, pois na fase adulta ele atinge o tamanho máximo de 3 milímetros.
A febre Mayaro é transmitida pelo mosquito Haemagogus janthinomys, que também causa febre amarela. Assim como o maruim, ele se reproduz em áreas de floresta e tem o combate difícil por conta do tamanho.
Segundo o doutor em virologia e vice-presidente da Fiocruz, Felipe Naveca, apesar de o transmissor não ser o Aedes aegypti, as febres causam dores no corpo, na cabeça e podem facilmente ser confundidas com dengue, zika ou chikungunya.
"Desde 2010 nós temos um projeto que desenvolveu um diagnóstico para Febre Oropouche e Febre Mayaro, que são dois arbovírus aqui da região Amazônica, relacionados a surtos esporádicos mas não com a mesma proporção de dengue, e agora zika e chikungunya", disse Naveca.
Segundo o pesquisador, já foram publicados trabalhos sobre casos de Oropouche em Manaus, em conjunto com a Fundação de Medicina Tropical (FMT). "Temos trabalhado nessa expectativa de que muitos casos passam diagnosticados como dengue, mas na verdade são causados por outros arbovírus, dentre eles, o Oropouche que tem surtos esporádicos no Amazonas", explica.
O virologista informou ainda que o vírus existe desde a década de 1950. "Pode ter muito mais casos do que a gente imagina porque não tinha as ferramentas específicas de pesquisa. As pessoas acham que tudo é dengue, mas na verdade 50% desses casos com suspeita de dengue pode ser a Febre Oropouche ou Mayaro", aponta o virologista.
FONTE

POSTADO POR
Nenhum comentário:
Postar um comentário