quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A TRAGÉDIA DE MARIANA-MG E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Após 14 dias da tragédia, lama de minérios chega ao centro de Colatina

                                                                              Fabio Braga/Folhapress
Lama de Mariana avança pelo rio Doce; acima, trecho em Colatina antes e depois

As águas do rio Doce, no centro de Colatina (ES), amanheceram nesta quinta-feira (19) misturadas com lama. Depois de duas semanas, os rejeitos de minério de Mariana (MG) começam a chegar à cidade capixaba, distante mais de 400 km.

Segundo a prefeitura, a lama chegou ao centro do município por volta da meia-noite. Em 5 de novembro, uma das barragens da Samarco –mineradora formada pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP– se rompeu e criou um "tsunami de rejeitos", que destruiu vilarejos de Mariana, causou a morte de 11 pessoas –sendo sete já identificadas– e 12 desaparecimentos.

A mais de 400 km de distância de Mariana, Colatina é totalmente dependente do rio para abastecimento de água. Desde quarta (18), o abastecimento foi interrompido e os 122 mil habitantes estão recebendo água em caminhões-pipas –1 milhão de litros foram distribuídos ontem.
Segundo a prefeitura, técnicos do Sanear (empresa de saneamento), que monitoram as águas do rio Doce, confirmaram que a lama traz rejeitos de minério.

Na terça (17), a prefeitura começou a instalar caixas d'água, com apoio dos bombeiros e Exército, nos bairros e distritos do município, para evitar confusões.

Apesar da operação, que inclui 130 homens do Exército, a cidade deve racionar água nos próximos dias.

Nas próximas horas, a prefeitura deve começar a usar as 30 toneladas que recebeu de de Tanfloc, um coagulante que acelera a decantação da lama e que foi empregado para tratar a água de Governador Valadares (MG), também afetada pelo "tsunami de lama".

A previsão é de que, se o Tanfloc funcionar, o abastecimento por meio do rio Doce volte ao normal nos próximos dias. Por enquanto, cerca de 50 caminhões-pipa pegam água de outras fontes, como os rios Pancas e São João Grande e as lagoas do Batista e do Limão. Também pesquisa a viabilidade de utilização de duas adutoras.

O município diz que separou uma reserva de água para abastecer apenas hospitais e escolas.

A tragédia em Mariana ocorreu no último dia 5, quando a barragem do Fundão se rompeu. A lama devastou vilarejos da região –como o distrito de Bento Rodrigues–, atingiu municípios vizinhos e poluiu o rio Doce. Os rejeitos de minério se deslocaram ao longo do rio, chegaram a Colatina e vão desembocar em Linhares, quando atingirão o mar.

DESASTRE EM MARIANA

Doze dias após o vazamento dos rejeitos, a mineradora Samarco reconheceu que outras duas barragens próximas ainda podem ruir.

A preocupação é com os reservatórios de Santarém e de Germano, também em Mariana. Na semana passada, a empresa havia chamado de "boatos" informações sobre o risco de novo rompimento.

Fabio Braga - 18.nov.2015/Folhapress

O lavrador Reinaldo Monteiro Gomes em pequena península do rio Doce

Por
JOSÉ MARQUES
FABIO BRAGA  /  
ENVIADOS ESPECIAIS A COLATINA (ES)
FONTE

POSTADO POR


Nenhum comentário:

Postar um comentário