sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MORRE ROBERTO BOLANOS (CHAVES/CHAPOLIM)

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Comediante morreu aos 85 anos em casa no México.
Ele tinha saúde 'frágil' e vivia com a esposa Florinda Meza em Cancún.

Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro.

A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.


Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, falou à Televisa: "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."

"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.

(Foto: Divulgação/SBT)

Chaves (Roberto Bolaños) posa ao lado dos personagens Jaiminho (Raúl Padilla),
Dona Clotilde (Angelines Fernández), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves),
Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza) 
"Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto", disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha.

Prefiro morrer do que perder a vida"
Chaves, personagem de Roberto Gómez Bolaños

"O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

"Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México", disse Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales.

Trabalho reconhecido no mundo
"Chaves" foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa.

"Talvez o meu mérito foi conseguir, sem tentar, abordar um ambiente que existe no mundo inteiro", refletiu Bolaños sobre o sucesso de Chaves em uma entrevista à agência de notícias Reuters.

Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.

 (Foto: Eduardo Verdugo/AP)
Roberto Bolaños, o Chaves, e Edgar Vivar, o Sr. Barriga,
 em encontro no Auditório Nacional da Cidade do México, em fevereiro de 2012 

Trajetória

Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.

Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.

Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.

 (Foto: Luis Robayo/AFP)
Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano
 Roberto Gómez Bolaños está exposta em frente a shopping
Ganhou o apelido de Chesperito do diretor de cinema Agustín P. Delgado por causa do 1,60 de altura.

Foi só em 1968 que começou sua carreira de ator, na emissora TIM, em séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez”, em espaços de 30 minutos de duração aos sábados.

Foi só na década de 1970 que começaram a ser exibidos as séries que fizeram de Bolaños um gigante do humor: "Chespirito", "Chapolin" e "Chaves". A partir de 1973, quase todos os países da América Latina tinha na programação de TV episódios dos programas.

(Foto: AP/Eduardo Verdugo)
Roberto Gómez Bolaños (sentado) e ex-atores de "Chaves"
 participam de evento no México 
O jornal mexicano "Excelsior" cita a seguinte declaração de Bolaños a um TV espanhola sobre seu personagem mais famoso no Brasil: "Chaves, ainda que carecendo de quase tudo, é otimista, aproveita a vida, brinca, se emociona e tem o maravilhoso dom que é a vida"

No começo da década de 1990, Bolaños decidiu aposentar "Chaves" e "Chapolim" e resolveu apostar em "Los Caquitos", em que interpretava o ladrão Chómpiras (que ganhou no Brasil o nome de Chaveco).

Chaves era um dos personagens e segmentos do programa "Chespirito" que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de "El Chavo del Ocho" (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.

(Foto: Divulgação/SBT)
Rubén Aguirre contracena com Roberto Bolaños em episódio de 'Chapolin' 
O sucesso das histórias do menino sardento de 8 anos que vive dentro de um barril foi tanto que seu programa era transmitido para quase todos os países da América Latina já em 1973. Chaves foi dublado para mais de 50 idiomas e transmitido em países distantes do Tailândia, China, Japão e Grécia.

A série foi produzida originalmente entre 1971 e 1980, como programa independente, e entre 1980 e 1992 como esquete do programa de variedades "Chespirito", que Bolaños estrelou na rede de TV Televisa. No total, foram 290 episódios, contabilizou o ator ao jornal chileno "La Nación".

A série "Os Simpsons" homenageou Bolaños com o personagem Pedro Chespirito, que aparece sempre vestido de abelha e fala frases em espanhol.

Roberto ficou conhecido no México pelo nome de Chespirito. Mas foram os programas "Chaves" e "Chapolin", ainda exibidos pelo SBT, que ficaram mais famosos no Brasil.

(Foto: Francisco Vega/AFP)
Roberto Gómez Bolaños, o criador dos seriados Chaves e Chapolin 
 (Foto: Divulgação)
Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves


Do G1, em São Paulo

POSTADO POR

NOVA PREFEITA DE NATAL-RN

Carlos Eduardo viaja de férias para Disney e entrega Prefeitura de Natal a Wilma de Faria

Ex-prefeita de Natal, Wilma retorna a chefia do Executivo Municipal após 12 anos



O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), embarcou para férias na Disney e, antes que pensem que ele deixou a cidade, novamente, “acéfala”, a própria Prefeitura comunica que a vice Wilma de Faria, desta vez, está na chefia do Executivo Municipal. Após 12 anos, a ex-governadora e ex-prefeita volta a comandar a prefeitura e promete ouvir a população e não falar sobre política.

Na posse, realizada no Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal, Wilma de Faria disse que cumpre o compromisso assumido com o povo de Natal. Destaca que, no período curto (fica no cargo até o dia 8 de dezembro), a prioridade é ouvir a população e colocar-se a disposição para resolver problemas emergenciais. “Temos que ouvir, tirar as dúvidas e procurar soluções”, afirmou ela durante a posse, oficializada pelo presidente da Câmara Municipal, Albert Dickson (PROS).

Na ocasião, destaca-se, Wilma evitou falar sobre a polêmica criada na última semana, quando integrantes do PSB – dentre eles, o líder do Governo na Câmara, o vereador Júlio Protásio, e a deputada estadual Márcia Maia – cobraram maior espaço do PSB na gestão municipal. “Não é hora de falar sobre política”, afirmou Wilma.

Segundo a prefeita interina, o momento é, também, de cobrar dos eleitos os compromissos assumidos durante a campanha. Afirmou, ainda, que é um momento de reflexão. Ao dar posse a Wilma, Albert Dickson, disse que, pela experiência que tem no cargo, a ela “vai dar uma aula e matar as saudades nesse período que ficará frente a prefeitura de Natal”.

SEM POLÊMICA

A “tranqüilidade” que desta nova viagem de Carlos Eduardo para fora do País, contrasta com o que foi a última, em abril deste ano, quando o prefeito foi para a Espanha. Naquela oportunidade, baseado em parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Carlos Eduardo viajou acreditando que, apesar de passar 12 dias longe, ele não precisaria ser oficialmente substituído.

Não comunicou a vice, nem ao presidente Albert Dickson, que seria o substituto direto de Wilma. Os dois, inclusive, por serem candidatos na eleição de outubro último, não poderia assumir a Prefeitura ou ficariam inelegíveis. O resultado foi que ambos “viajaram” para outros Estados e, assim, além de não assumir a Chefia do Executivo, também não responderia por improbidade administrativa por “fugir” do dever constitucional.

Os vereadores de oposição, inclusive, chegaram a ingressar com uma ação na Justiça Estadual para cobrar que fosse nomeado alguém assumir o Executivo no caso da viagem do prefeito. A Justiça acabou determinando a posse do vereador Júlio Protásio, do PSB, que é o primeiro vice-presidente da Casa Legislativa.

RETORNO

Depois de ser prefeita de Natal por três mandatos, Wilma de Faria deixou o cargo pela última vez em 2002, quando foi eleita governadora do Rio Grande do Norte. Na época, ela foi substituída por seu então vice-prefeito, que era, coincidentemente, Carlos Eduardo Alves. De lá para cá, Wilma foi governador por dois mandatos e derrotada duas vezes na disputa pelo Senado Federal (a última vez, em outubro deste ano, para Fátima Bezerra, do PT).

FONTE

POSTADO POR

CARNATAL 2014

Contagem regressiva para o Carnatal 2014

Folião terá 40 mil m² de área, blocos, Arena Fan Fest, Palco Skol, Camarote Skol e a apoteose do Corredor da Folia com camarote e Arquibancada show.

                                                        Rafael Araújo/Nominuto
Disposto numa área superior a 40 mil metros quadrados ocupando
o estacionamento e setor de eventos da Arena das Dunas,
o Carnatal deste ano apresenta um novo traçado.
A Destaque Promoções já anunciou que o Carnatal 2014 vem com tudo. E vem. De 04 a 07 de dezembro o folião vai desfrutar do novo circuito, novas opções de divertimento e concentração de suas ações no Largo da Arena das Dunas, sem atrapalhar o dia-a-dia da cidade. O Carnatal terá um circuito de blocos inovador, corredor da folia com camarotes e arquibancadas, Arena Fan Fest, Camarote Skol, Palco Skol e toda a infraestrutura de logística, segurança, serviços de bar, alimentação, transporte público e iluminação. Na coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje na área de hospitalidade da Arena das Dunas a diretoria da Destaque detalhou a festa para jornalistas.

Disposto numa área superior a 40 mil metros quadrados ocupando o estacionamento e setor de eventos da Arena das Dunas, o Carnatal deste ano apresenta um novo traçado, como explica João Henrique, diretor de marketing da Destaque. “Temos um circuito inédito. Como sempre fez em suas edições já podemos afirmar que o Carnatal vai marcar época. Este novo circuito vai figurar na história dos carnavais fora de época pelo seu circuito sinuoso, mais de 3 quilômetros de percurso e pontos que possibilitam os famosos encontro de trios. A sinergia do artista com o folião dos blocos e com os espaços de ativação da festa como os camarotes, arquibancadas, Arena Fan Fest, Camarote Skol e o Palco Skol será uma das marcas do evento”, disse.


E no tocante as atrações o Carnatal já confirmou as principais bandas do axé na celebração do maior carnaval fora de época do Brasil que retorna em 2014 ao local que lhe consagrou: o Largo do Arena das Dunas. São elas: Bell Marques, Ricardo Chaves, Ivete Sangalo, Durval Lelys, Babado Novo, Cláudia Leite, Tuca Fernandes, Leo Santana, Almir Rouche, Grafith, Saulo, Timbalada e Oito7Nove4.

No Camarote Temático da Skol na quinta-feira, o Palco Skol receberá Saulo, na sexta-feira tem Timbalada, no sábado é dia de Oito7Nove4 e no Domingo, Tuca Fernandes. E o folião do Camarote Skol terá um leque de serviços como: Open bar de cerveja Skol, água e refrigerante; Open food gourmet das 18h à 1h em ambiente climatizado dentro da Arena das Dunas; DJs exclusivos no deck/varanda do estádio; Deck elevado em frente ao percurso dos trios e acesso exclusivo ao frontstage total do Palco Skol.

Outra boa nova da edição deste ano é a Arena Carnatal Fan Fest que será um espaço diferenciado para os foliões curtirem o Carnatal com toda segurança e comodidade, além de estar localizado no coração da festa, onde todos os blocos circularão ao seu redor. O espaço contará com bares temáticos, lanchonetes, praça de alimentação, ações interativas dos patrocinadores, além do Palco Skol.

“Como se observa o Carnatal 2014 tem mais opções de participação durante o evento. Antes era bloco, pipoca, camarote e arquibancada. Agora tem Camarote Temático Skol, tem Arena Carnatal Fan Fest, em falar no tradicional Corredor da Folia com os camarotes particulares e alas de arquibancada formando a grande apoteose do desfile dos blocos”, explica João Henrique. E para chegar na festa? O folião já sabe. Tem que escolher a opção segura que é o transporte público: ônibus, vans ou táxi. E quem baixar o aplicativo 99Táxis tem R$ 20,00 de desconto por viagem (não cumulativo). Mas quem tiver carona amiga ou motorista da rodada, tem às áreas de estacionamentos no entorno da Arena das Dunas, as mesmas que estão em operação ao longo do ano em dias de jogos e shows.



Da redação do


POSTADO POR

FIQUE POR DENTRO

Miojo faz mal

Imagem Ilustrativa/blog NASERRA
Uma pesquisa da Proteste realizada recentemente alerta que o consumo exagerado de miojo faz mal a saúde. Não somente o miojo mas todos os outros catalogados como macarrão instantâneo fazem mal a saúde devido ao alto teor de sódio e de gordura em sua composição.

As doses exageradas de sal foram encontradas não só no tempero como na própria massa. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS a ingestão máxima de sal por dia deve ser de apenas 2 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café e cada embalagem de macarrão instantâneo traz pelo menos o dobro deste valor.

O excesso de sal na alimentação está ligado ao aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, colesterol e comprometimento renal. A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição optando por alimentos mais saudáveis e se possível preparadas sem sal, como saladas frescas e legumes cozidos. Para conferir algum sabor indica-se o uso de ervas finas e especiarias, que não fazem mal a saúde e são agradáveis ao paladar.

Por
Tatiana Zanin (Nutricionista)

FONTE
Tua Saúde

POSTADO POR