segunda-feira, 30 de junho de 2014

ELEIÇÕES 2014

Propaganda partidária fica proibida a partir desta terça


Foto: www.portalnco.com.br
A partir desta terça-feira, 1º, não será permitida a veiculação de propaganda partidária gratuita e de nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão. A norma, prevista no Calendário Eleitoral e na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), proíbe ainda que as emissoras de rádio e televisão transmitam, em sua programação normal e nos noticiários, imagens de realização de pesquisa ou qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados.

A partir dessa data, as emissoras também não poderão dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação, bem como veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente – exceto em programas jornalísticos ou debates políticos.

A lei veda ainda a divulgação de nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome de candidato ou com a variação nominal por ele adotada.

Propaganda partidária

A propaganda tem como objetivos: difundir os programas partidários, transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos com esse relacionado e das atividades congressuais do partido; divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitário; e promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10%.

No segundo semestre do ano em que houver eleições, não será veiculada a propaganda partidária gratuita. Para finalizar o calendário estão previstas mais três propagandas partidárias. O calendário completo da propaganda partidária pode ser acessado na página do TSE na opção “partidos – propaganda partidária”. 

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 6 de julho. Desse dia em diante, candidatos e partidos poderão fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Poderão, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, e divulgar propaganda eleitoral na internet, sendo proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

A multa para quem desrespeitar a regra varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil ao responsável e ao seu beneficiário, caso este tenha conhecimento prévio da mesma.

Eleições 2014 

As eleições de 2014 vão eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais. O primeiro turno será no dia 5 de outubro e eventual segundo turno ocorrerá no dia 26 de outubro.


FONTE
Logo


POSTADO POR

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O BODE DA BANDA GRAFITH

Deu Bode

Porta-voz de Natal em vídeo produzido pelo Ministério dos Esportes para divulgar a cidade durante a Copa do Mundo e escalada para fechar a programação da Fan Fest na Praia do Forte, a Banda Grafith foi envolvida em uma celeuma que extrapola o campo da música. Supostamente acusada de incitar a violência entre o público, a banda está no centro de um debate levantado no início desta semana por vereadores de Mossoró, onde os parlamentares cogitam formalizar recomendação para que a Prefeitura não mais contrate o grupo natalense para eventos financiados com recursos públicos. O assunto veio à tona após o incidente registrado no último sábado (21), durante show dos irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior no evento Mossoró Cidade Junina para cerca de 100 mil pessoas, quando uma confusão generalizada transformou a praça de eventos em uma arena de gladiadores.

Frankie Marcone
Banda popular de maior alcance do estado, Grafith é supostamente
acusada de incitar a violência entre o público, ou de se isentar da
responsabilidade diante das brigas que ocorrem durante os shows

Segundo informações publicadas em blogs de Mossoró, o Hospital Regional Tarcísio Maia atendeu pelo menos “100 pacientes que estavam na Estação das Artes e foram vítimas das brigas durante o show da Grafith” na madrugada de sábado (21) para domingo (22). 

A cena mostra nitidamente uma verdadeira onda de pancadaria e arremesso de garrafas, latas, cadeiras e mesas, foi testemunhada pelo vereador mossoroense Jório Nogueira (PSD), que juntamente com outros vereadores tocou no assunto durante sessão realizada terça-feira (24) na Câmara Municipal de Mossoró. A resposta do grupo veio no dia seguinte, com nota de repúdio assinada por Júnior Grafith, vocalista e vereador pelo PRB em Natal – no texto, lido em plenário na Câmara de Natal, o artista e político repudia o que chama de “atitude de censura e discriminação de alguns vereadores de Mossoró ao artista potiguar”.

Para Jório, a banda fez o papel dela ao cumprir o contrato para tocar durante o evento. “Não queremos penalizar a Banda Grafith, e sim avaliar o comportamento do público. Tivemos vários shows naquela noite (dia 21), Zé Ramalho se apresentou antes deles (do Grafith) e estava tudo tranquilo. A briga começou quando eles começaram a cantar”, verificou o vereador Jório Nogueira, que confessou gostar do som do Grafith. “A banda não pode se ausentar, continuar o show como se nada estivesse acontecendo. Eles têm um grande público, são grandes profissionais, e precisam pregar o amor e a paz. Em nenhum momento vi a banda avisar que iria parar o show caso a briga não parasse acabasse parasse”.

Nogueira reforçou que o poder público tem responsabilidade no episódio “ao não mobilizar segurança” compatível com a dimensão do evento: “A guarda municipal fez sua parte, mas nós sabemos como está complicada a questão da segurança aqui no RN”, critica.

O vereador mossoroense afirmou que, “até o presente momento”, não há um projeto de lei proibindo futuras contratações da Banda Grafith pela Prefeitura de Mossoró. “O que há é uma recomendação para, quando a banda vier tocar de novo por aqui, que se pense em reforçar a segurança do público”. 

De acordo com Jório, o tema foi levantado pelo vereador Genivan Vale (PROS) e também defendido pela vereadora Izabel Montenegro (PMDB). “Não estou sabendo direito desse assunto, nem falei em Banda Grafith ou Mossoró Cidade Junina para colocarem minha foto em uma matéria sobre esse debate”, defendeu-se a vereadora Izabel Montenegro, citada na nota de repúdio de Júnior Grafith como autora da proposição. “Melhor ligar para (os vereadores) Genivan (Vale) e Lairinho (Rosado)”, disse a parlamentar por telefone ao VIVER, que tentou contato com ambos sem êxito.

O Bode

Conhecida por apostar no gênero “Arrocha”, letras de duplo sentido e coreografias sensuais, a Banda Grafith completa 26 anos de estrada agora em 2014. A má fama do grupo em instigar brigas na plateia começou em meados dos anos 1990, quando estouraram nas paradas com a música “O Bode”, do baiano Carlinhos Brown – ninguém sabe ao certo o que leva os fãs a, de repente, se digladiarem durante essa música; mas é fato que a pancadaria virou uma espécie de ‘tradição’, a ponto da canção deixar de ser executada para evitar tumulto.

A nota de repúdio assinada por Júnior Grafith esclarece que “segundo dados oficiais, em Mossoró, até a data do show da Banda Grafith, já teriam ocorridos quase 90 homicídios (de janeiro a junho). A pergunta que fica: seria a banda a responsável por esses homicídios mesmo sem ter se apresentado na cidade no período? Logo percebemos que a questão é mais profunda. Isso é questão de segurança pública”. O vocalista e político lembra que “a Banda Grafith arrasta milhares pessoas todos os anos no Carnaval de Macau e o índice de criminalidade não aumentou com nossa presença”. Leia a íntegra da nota de repúdio na TN online.

Bate papo - Júnior Grafith
Cantor e vereador em Natal

Qual sua avaliação sobre esse debate levantado pelos vereadores em Mossoró?

Percebo é que muitas vezes alguns parlamentares falam além do que deve. Antes de afirmarem que a Banda Grafith incita a violência, é bom que se tenham dados concretos. Nossa banda tem história, representamos bem nosso Estado, ganhamos o Prêmio Hangar em 2013 de banda popular, e não vejo como podemos ser responsabilizados pelo que aconteceu. Pode ser inveja do nosso sucesso ou politicagem.

Como assim “politicagem”?

Para tentar justificar os índices de violência, por exemplo. Acredito que pode haver um jogo político nos bastidores, pois a contratação das bandas foi feita na gestão passada. Nessas horas pensamos em todas as possibilidades.

O senhor falou que durante o Carnaval em Macau a presença do Grafith não influencia nos índices de violência...

É de conhecimento geral que não incentivamos essa violência generalizada. Em Macau, onde nos apresentamos há 15 anos para 200 mil pessoas, não há aumento nas ocorrências. Estamos há três anos na programação do Mossoró Cidade Junina, e acredito que a violência está no dia-a-dia e não por causa da banda. Falta gestão e competência das autoridades no tocante a segurança pública. 

Mas vocês deixaram de tocar a música “O Bode” nos shows por alguma recomendação?

Não. Essa música é de 1995, 96, já está fora do nosso repertório. Hoje só apresentamos ela nas festas de formatura, nos shows tocamos as músicas do momento. Atualmente estamos investindo em composições menos apelativas, e se ouvirem direitinho vão perceber que aquelas músicas apelativas de antes estão saindo do nosso repertório. O Grafith está dando exemplo nesse sentido.

E o que aconteceu sábado (21) em Mossoró? Vocês têm essa preocupação com a segurança do público?

Havia quatro atrações aquela noite, e chegaram para dizer que o público (100 mil pessoas) estava nos aguardando. No decorrer do show em Mossoró cobrei mais segurança próximo ao palco, acredito que não estavam preparados para receber tanta gente. Pedi segurança e não fui atendido, quando vieram, vieram poucos para o tamanho da multidão. Eu não vi briga e sim a polícia querendo impor a ordem, com pouco efetivo, tentando conter as latinhas e copos jogados para cima. O fato é que fugiu do controle na última música. No dia seguinte liguei para o Coronel Araújo (Comandante da PM) e ele me disse que houve um homicídio na madrugada daquela noite bem depois do nosso show.



Yuno Silva
Repórter

FONTE



POSTADO POR


FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM NATAL/RN

Amanhã, lojas fecham 1 hora antes do jogo e não reabrem

Neste sábado (28), dia em que o Brasil joga contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, o funcionamento do comércio será diferenciado. A abertura após a partida será facultativa, de cordo com decisão de cada lojista. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a sugestão é para que os lojistas dos shoppings tenham abertura facultativa e reabertura obrigatória às 16h.

                       Reprodução
Lojas fecham ao meio-dia do
sábado e não reabrem após jogo
Já o comércio de rua abre das 8h às 12h, e não reabrem após o jogo, e os supermercados suspendem as atividades 30 minutos antes do jogo, e voltam a trabalhar normalmente 30 minutos depois.

O horário de funcionamento dos principais shoppings da capital potiguar serão diferenciados. O Natal Shopping, bem como do Shopping Cidade Jardim e Praia Shopping, será o seguinte: as lojas terão abertura facultativa durante o horário da manhã. As que optarem por abrir, fecharão uma hora antes do jogo, ou seja, às 12h, já que a partida acontece às 13h na Arena Mineirão em Belo Horizonte. Uma hora depois do jogo, às 16h, todas as lojas abrirão e funcionarão normalmente até as 22h. 

A praça de alimentação do Shopping Cidade Jardim e do Praia Shopping abrirão normalmente, já a praça do Natal Shopping seguirá o mesmo horário da abertura das lojas. 

Com salas no Natal Shopping, em Candelária, e Norte Shopping, no bairro Potengi zona Norte da capital, o Cinépolis irá transmitir o jogo entre Brasil e Chile em alta definição. A rede mexicana avisa que será permitida o consumo de cerveja durante a transmissão, além, claro, de pipocas, refrigerantes e outras guloseimas. Os ingressos já estão à venda no site da Cinépolis (cinepolis.com.br) a partir de R$ 25 (valor da inteira).



FONTE

POSTADO POR

quinta-feira, 26 de junho de 2014

INFORMAÇÕES DO INSS NA INTERNET

Sistemas de atendimento do INSS estarão fora do ar

Sistema da Previdência Social estará
fora do ar no final de semana (ABr)
Os sistemas de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão indisponíveis na internet e por meio do teleatendimento 135 neste fim de semana. No sábado (28) e domingo (29), o agendamento dos serviços previdenciários, extrato de pagamentos, a inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros serviços, não poderão ser efetuados. Os sistemas serão restabelecidos na segunda-feira (30).

De acordo com a Previdência, a interrupção do serviço será feita para a modernização do centro de processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.

Outra interrupção, também para manutenção foi feita no começo deste mês. Da última vez, no entanto, também ficaram indisponíveis serviços nos postos de atendimento do INSS. (Agência Brasil)


 Por Regy Carte


FONTE


POSTADO POR