segunda-feira, 31 de março de 2014

CHUVAS NO RN

Emparn registra chuvas em todo o RN

De acordo com a Emparn, a maior precipitação aconteceu em Itaú, na região Oeste, com 97 milímetros.

Imagem/blog "naserra"
Conforme previsão da Gerência de Metrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), no fim de semana de 28 a 31 de março (7h da manhã da sexta até as 7h da manhã de hoje) foram registradas chuvas em todas as regiões do Estado. A maior precipitação aconteceu em Itaú, na região Oeste, com 97 milímetros. O Boletim Pluviométrico registrou chuvas em 112 dos 197 postos de monitoramento.

No Oeste choveu forte ainda em Portalegre (70 mm); Janduís (69,4 mm); Major Sales (69 mm); Martins (68 mm); Umarizal (67mm); Viçosa (63,9mm); Porto do Mangue (60,6mm) e Parana (58,5mm). Choveu ainda em Tabuleiro Grande, Apodi, Tenente Ananias e Mossoró, entre outros municípios.

Na região do Seridó com os municípios da região Central, choveu em Ipueira (71mm); Jardim do Seridó (64,3mm); Florânia (44,5mm); São José do Seridó (42,3mm) e Santana do Matos (42mm). Choveu também em Caicó, Santana do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, São Fernando, Acari, entre outros municípios.

Na região Agreste/Leste, chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (53,4 mm); João Câmara (51,9mm); Boa Saúde (44,3mm); entre outros municípios, como Santo Antônio, Lagoa de Velhos, Japi, Monte das Gameleiras, Serrinha, Vera Cruz, Coronel Ezequiel, Barcelona, Natal, Passa e Fica. Choveu ainda em Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Pedra Grande, Montanhas e Canguaretama.

O mapa com as precipitações acumuladas até o final de março de 2014 confirma a ocorrência de chuvas na categoria da normalidade para o Rio Grande do Norte (60 postos) e com alguns destaques para os municípios que apresentam a condição de chuvoso (21 postos) no acumulado até hoje.

Emparn


FONTE



POSTADO POR


AUMENTO NOS PREÇOS DOS REMÉDIOS

Reajuste no preço dos medicamentos passa a valer hoje

Indústrias farmacêuticas e distribuidoras podem, a partir de hoje (31), adotar o reajuste de até 5,68% nos preços de medicamentos regulados pelo governo. A resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) que autoriza o reajuste foi publicada na última quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.

Aldair Dantas
Reajuste será de até 5,68%

De acordo com o Ministério da Saúde, a regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos, sendo que mais de 40% deles estão na categoria nível três – de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço-teto em 1,02%.

“O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou a pasta.

A Cmed fixa o valor do reajuste anualmente, com base em critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003. São considerados no cálculo a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor.

Com informações da Agência Brasil.


FONTE

    POSTADO POR

VACINA CONTRA HPV

Ministério da Saúde assegura que vacina contra HPV não traz riscos

Imagem/blog "naserra"
Após seis ocorrências de reações à vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde enfatiza para a população de que a imunização é segura. “É uma vacina que tem quase dez anos de uso no mundo inteiro. É uma vacina nova aqui no Brasil, mas há 50 países no mundo que utilizam, quase 175 milhões de doses da vacina aplicadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A vacinação segue normalmente em todo o país. 


Até sexta-feira,(28) cerca de 2,3 milhões de meninas foram vacinadas contra o HPV, doença que pode ocasionar câncer de colo de útero. A meta é que até o final de 2014 sejam vacinadas 4,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos de idade.

Segundo Barbosa, é comum os jovens terem medo de vacina, e por isso pode ter casos de tontura, e em raras vezes desmaio, mas isso acontece “com qualquer injeção”. “Por isso que o Ministério da Saúde recomenda que a menina seja vacinada sentada e que ela não faça esforços físicos logo após tomar a vacina”, ressaltou.

Casos de vermelhidão e pequeno inchaço na região onde foi aplicada a vacina são comuns, por isso não devem ser motivo de preocupação. Mesmo assim, Barbosa garante que os 35 mil postos de saúde onde há vacinação são orientados a registrarem todos as reações ligadas às vacinas, não só a do HPV.

Esta semana foram notificados seis casos de reações adversas depois da aplicação da vacina contra o HPV que estão sendo investigados. Desses, três meninas de 13 anos tiveram mal estar, dores musculares, dor de cabeça, náusea. Elas foram atendidas por médico, e melhoraram sem hospitalização. Outras duas apresentaram os mesmos sintomas com menor intensidade.

O sexto caso registrado é de uma menina de 11 anos que mora em Veranópolis. Na última quinta-feira depois de ser vacinada, ela teve uma crise convulsiva. A menina foi atendida, passa bem e está sob acompanhamento neurológico. “Algumas das meninas podem apresentar problemas de saúde que apresentariam sem tomar a vacina e isso muitas vezes é confundido. De qualquer forma o Ministério da Saúde investiga rigorosamente todas as reações adversas que possam estar relacionada à imunização”, explicou Barbosa à Agência Brasil.

As seis meninas foram vacinadas com doses do mesmo lote, composto por um total de 89 mil doses, que teve uso suspenso no Rio Grande do Sul como medida de precaução enquanto ocorrem as investigações sobre o motivo das reações. Segundo Barbosa, o lote foi aprovado nos testes feitos e está sendo usado em outros estados. Não houve registros de reações adversas em outros locais.

Agência Brasil

   FONTE PARA ESTE BLOG

POSTADO POR

ELEIÇÕES 2014 NO RN

Henrique detona Rosalba, poupa Dilma e vai às lágrimas no discurso de anúncio da chapa!

Filho de Aluízio condiciona candidatura ao Governo ao apoio de Wilma.



O deputado Henrique Eduardo, no seu discurso, durante o anúncio da chapa na noite da última sexta-feira afirmou que esperou esse momento durante 44 anos, e que se constitui no mais importante da sua vida pública. Disse também, que não quer chegar ao governo falseando, mas merecendo o respeito de todos os norte-rio-grandenses. E disse mais: “só realizo esse sonho porque tenho o apoio da nossa senadora”. O pré-candidato do PMDB também fez referências elogiosas ao deputado João Maia, seu companheiro de chapa. “Preciso da competência de João para fazer a virada do Rio Grande do Norte”. Referindo-se a Rosalba, disse que não fará críticas à pessoa da governadora, mas disse que o governo dela não foi bem.

Afirmou ainda o deputado do PMDB, pré-candidato do seu partido ao Governo do Estado, que pretende resgatar a credibilidade da classe política e que no decorrer da sua vida pública, melhorou, errou, corrigiu e se aperfeiçoou, entendendo que está preparado para governar o Rio Grande do Norte. Durante a sua fala, Henrique Eduardo reiterou seu apoio à presidenta Dilma Rousseff, lembrando, inclusive, que assumiu duas vezes a presidência da República por generosidade da presidenta. Henrique Eduardo disse que vai cumprir uma agenda de candidato a governador partir de agora e está pronto para ouvir sugestões para mudar o Rio Grande do Norte. E concluiu com uma frase do seu pai, ex-governador Aluízio Alves: “vim para ficar, vim para lutar, vim para vencer”.

Calor e falta de espaço irritaram presentes ao evento

Integrantes da aliança PMDB/PSB/PR, que disputará o Governo do Estado nas eleições deste ano lotaram o auditório do Hotel Praiamar na noite desta última sexta-feira para aclamar a chapa que terá como candidato a governador o deputado Henrique Eduardo com João Maia para vice e Wilma de Faria disputando o Senado. Os trabalhos foram presididos pelo presidente de honra do PMDB, ex-governador Geraldo Melo num ambiente pequeno, calorento e desconfortável pelo grande número de pessoas que compareceram ao evento. Houve ameaça de tumulto e falta de energia em várias oportunidades. Emocionado durante o seu discurso, Henrique Eduardo passou mal e foi imediatamente socorrido. O forte calor e a falta de espaço provocou manifestações de insatisfação entre os presentes com o local escolhido para o evento. Várias lideranças políticas falaram na ocasião entre elas, o senador Garibaldi Filho, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo e os pré-candidatos, Henrique Eduardo, João Maia e Wilma de Faria.

Políticos dos diversos partidos presentes ao anúncio da chapa majoritária do PMDB que disputará o Governo do Estado nas eleições deste ano concederam falaram com a reportagem d ´O JORNAL DE HOJE externando a importância da chapa para o Rio Grande do Norte. Fernando Bezerra: “É a esperança que o Estado mude. Henrique Eduardo é experiente, competente, inteligente, generoso. Tem tudo para ser um grande governador. Estou aposentado e vou ajudar Henrique no que puder. Acho que essa chapa vai vencer a eleição pela estrutura dos partidos e pelo reconhecimento do povo do Rio Grande do Norte. Ricardo Motta: Essa chapa representa um mutirão em defesa do Estado. Os candidatos estão prontos para colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento.

Deputado Ezequiel Ferreira: “Essa chapa representa o amadurecimento político do Rio Grande do Norte onde a maioria dos seus partidos deixam as diferenças partidárias e se unem no objetivo maior de resgatar e trazer novas esperanças de desenvolvimento e perspectivas de futuro para o Estado. É uma chapa forte, como forte é o povo do Rio Grande do Norte. Franklin Capistrano: “Representa um momento novo em busca do desenvolvimento e de políticas públicas centradas nas necessidades essenciais da população com mais saúde, educação, segurança pública, agricultura e políticas voltadas para a infraestrutura urbana. Walter Alves: “Acredito que Henrique Eduardo é hoje o político em melhores condições de colocar o Estado no caminho do desenvolvimento. O Estado não tem capacidade de investimento e precisa de alguém que tenha a coragem e a obstinação de enfrentar as dificuldades. E também, que tenha caminho livre junto ao Governo Federal para conseguir os recursos que o Rio Grande do Norte precisa.

Prefeito Chico Araújo: “é uma chapa altamente qualificada e a esperança de que o Rio Grande do Norte vai melhorar. Henrique Eduardo, João Maia e Wilma de Faria são políticos que têm experiência e competência para realizar um bom trabalho em benefício do Estado. Henrique vive um bom momento e pode ajudar a tirar o Estado dessas dificuldades em que se encontra”.

João Maia diz que chapa representa “humildade, união e determinação”

O deputado João Maia, do PR, indicado para compor a chapa com o PMDB e o PSB, entende que a aliança em formação que certamente será homologada em convenção no próximo mês de junho, representa “união, humildade e determinação para realizar o que o Rio Grande do Norte precisa”. Segundo o parlamentar, que tem forte atuação política na Região do Seridó, “é preciso ter um bom projeto político/administrativo para o Estado e a determinação para implementá-lo”. Sandra Rosado, deputada federal do PSB, diz que a chapa anunciada nesta sexta-feira “representa a união e a demonstração de superação das divergências para soerguer o Rio Grande do Norte”, enquanto o presidente do PPS, ex-deputado Wober Júnior, diz que o Rio Grande do Norte para por um momento de dificuldade e a chapa anunciada junta experiência, eficiência e liderança política. “Henrique Eduardo e Wilma de Faria significam a renovação da esperança”.


Joaquim Pinheiro
Repórter de Política
Foto: Marlio Forte


FONTE
O MURAL DE RIACHO DA CRUZ

POSTADO POR