quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DESPEDIDA DE BENTO XVI

Bento XVI se despede hoje do pontificado

Imagem/Arquivo blog "naserra"
Bento XVI participa de uma cerimônia de despedida com os cardeais. O papa Bento XVI, de 85 anos, deixa hoje (28) às 20h (16h em Brasília) o pontificado, depois de quase oito anos. A partir desse horário começa o chamado o período de sede vacante (sem papa). Ao longo do dia, Bento XVI tem uma série de atividades, mas não está programada solenidade pública. Ontem (27) foi a última vez que ele participou de uma audiência geral, circulou no papamóvel, acenou para os fiéis, beijou crianças e enviou mensagem justificando a renúncia.

"Dei esse passo em plena consciência da sua gravidade e novidade", ressaltou o papa, sendo aplaudido de pé por cardeais e bispos, além do público presente à Praça São Pedro."Ter coragem de fazer escolhas difíceis é ter sempre dentro de si o bem da Igreja", acrescentou.

Na manhã de hoje, Bento XVI participa de uma cerimônia de despedida com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico, sua residência oficial. Dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave (quando se elege o sucessor de Bento XVI), alguns já estão no Vaticano.

Às 15h, o papa deixará o Palácio Apostólico em um helicóptero em direção a Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas, localizada a cerca de 30 quilômetros do Vaticano. Em maio, provavelmente, quando a reforma estiver concluída, Bento XVI passará a morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.

Na última audiência geral como papa, Bento XVI disse que suas "forças tinham diminuído" nos últimos meses. Acrescentou que um papa nunca "está sozinho" e agradeceu a cada um que o apoiou. O papa pediu ainda que sejam feitas orações para o seu sucessor e os cardeais que participarão do conclave, quando será escolhido o próximo pontífice.

Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos eleito papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. Ontem, ele reconheceu que ao ser escolhido papa sentiu um "peso sobre os ombros". Na ocasião, contou ter feito a seguinte oração: "Senhor, por que me pedes isso? É um peso grande sobre os ombros, aceitarei apesar de todas as minhas fraquezas".


        FONTE



VIA Jornal  O Mossoroense
Por Ana Cadengue

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DENGUE NO BRASIL

Triplica o número de casos de dengue no Brasil


O Ministério da Saúde informou hoje (25) que o número de casos de dengue quase triplicou no país, mas ressaltou que casos os mais graves e as mortes diminuíram na comparação das sete primeiras semanas de 2012 com as de 2013. Neste ano, até 16 de fevereiro, o Brasil registrou 204.650 casos de dengue, ante 70.489 no ano passado.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o aumento se deu por causa do Denv-4, conhecido como tipo 4 da doença, que, desde 2011, circula no país e também por causa da grande incidência do mosquito.

“Toda vez que a gente tem um novo sorotipo em um lugar no qual nunca circulou ele encontra todo mundo suscetível. Em 2013, ele [tipo 4] atingiu municípios grandes e isso faz com que aumentasse o número de casos” explicou Barbosa.

O Denv-4 corresponde a 52,6% das amostras encontradas no Brasil. O Ministério da Saúde acentua que a gravidade e os sintomas são iguais para os quatro tipos de vírus.

Mato Grosso do Sul, com o maior número de casos do Brasil, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo, com 173.072 registros, concentraram 84,6% dos casos nas sete primeiras semanas de 2013. Mato Grosso do Sul também tem a maior incidência da doença, 1.677,2 casos por 100 mil habitantes.

Comparando as primeiras sete semanas do ano de 2012 com 2103, o número de casos graves caiu 44% (de 577 para 324). No mesmo período, o numero de mortes caiu 20% (41 para 33).

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liras), o lixo urbano foi o local com maior número de focos do mosquito da dengue nas regiões Norte (46,1%), Centro-Oeste (43%) e Sul (44%). No Nordeste 76% dos focos foram encontrados no armazenamento de água.

Enquanto isso, no Sudeste a residência foi o local com maior concentração de focos (vasos de plantas, pneus). “Os dados mostram aos gestores a realidade dos municípios e permitem que eles façam uma intervenção”, ressaltou Jarbas Barbosa.

“Estamos no começo do período de transmissão epidêmica, que vai até maio. É um momento de forte alerta”, frisou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro fez um alerta para a Região Sudeste “onde os focos estão nas casas das pessoas” e para a Região Nordeste, “que concentra mais de 50% dos municípios com risco de dengue”.


Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

FONTE

ÁLCOOL LÍQUIDO: "PROIBIDO"

Anvisa determina proibição da fabricação e comercialização de álcool líquido comercial

Imagem/Arquivo blog "naserra"
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada ontem(25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac. A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.


Pertencem a Abraspea 15 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões. A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.

A resolução é fruto de um impasse judicial. Em 2002, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro de 2013 para a indústria se adequar à nova norma. Na ocasião, a Abraspea entrou com recurso, que acabou por embargar a decisão.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1º Região, onde corre o processo, trata-se de um conflito de entendimento. Por ser um recurso explicativo, ele não necessariamente impede que a resolução da Anvisa seja posta em prática.

A decisão final caberá ao desembargador federal Moreira Alves, que está de férias até o dia 25 de março. Com o retorno do desembargador, o caso será levado à sessão. O consultor da Abraspea, Ary Alcântara, diz que a associação não reconhece a atitude da Anvisa e que além do embargo judicial no TRF da 1ª Região, há um mandado de segurança obtido pela empresa Álcool Santa Cruz Ltda, pertencente ao grupo, que determina que a Anvisa não pode suspender a circulação do produto.

"Continuamos no mercado e vamos recorrer à Justiça e pedir o ressarcimento de danos por toda ação e eventuais apreensões feitas pela Anvisa", disse.

De acordo com a Anvisa, a norma está em vigor desde a primeira publicação no Diário Oficial da União. Hoje foi feita uma republicação para as empresas que ainda descumprem a decisão. A agência se baseia em acórdão de 1º de agosto do TRF da 1ª Região, que deu ganho de causa à autarquia. Os agentes de vigilância sanitária estão fiscalizando desde o início do mês e continuarão com ações de retirada dos produtos das prateleiras.

Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.

FONTE






VIA  Jornal  DeFato.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MAIS ÔNIBUS PARA EDUCAÇÃO NO RN

Governadora Rosalba entrega mais 82 ônibus para 74 municípios
Ivanízio Ramos
Governadora Rosalba Ciarlini
na solenidade em Pau dos Ferros
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entregou neste sábado (23) mais 82 ônibus escolares a 74 municípios do Estado. Pela manhã, Rosalba foi a Caicó, cumprir a primeira parte do cronograma de entregas, mais de 20 prefeitos aguardavam o recebimento dos ônibus que vão reforçar a frota da rede estadual de ensino.

Acompanhada pelo secretário adjunto de Educação, prof. Joaquim Oliveira, pelo senador José Agripino e pelos deputados federais João Maia, Felipe Maia e Betinho Rosado, a governadora falou sobre as mudanças que os veículos vão poder proporcionar aos alunos que moram nas zonas rurais dos municípios potiguares.

“Poder contribuir com a educação de crianças e de jovens é motivo de muita alegria. Por isso, quando fazemos uma ação grande como essa é pensando no futuro da educação. Nossa gestão entende que o caminho do futuro passa pelo caminho da escola. E queremos dar mais conforto mais tranquilidade aqueles que moram na zona rural”.

A governadora ainda ressaltou o desejo do governo do estado de chegar a todas as localidades rurais que precisam de transporte para poder chegar à escola. “Nós não só queremos como vamos conseguir universalizar o sistema de transporte escolar, só assim, um aluno do interior vai poder competir com um estudante da capital, pois ele vai poder frequentar a escola com segurança e conforto”.

Após a entrega das chaves dos veículos e assinatura dos documentos, a governadora seguiu rumo à cidade de Pau dos Ferros para realizar a entrega de mais 35 ônibus a 33 cidades da região Oeste e Médio Oeste.

No último dia 14 de fevereiro, 53 novos ônibus já haviam sido encaminhados para 45 municípios da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande. Dez ônibus foram entregues aos municípios de Brejinho, Itajá, Jandaíra, Pedro Velho, Viçosa, Jucurutu e Pau dos Ferros entre o final de 2012 e o início de 2013. Com as entregas realizadas neste sábado o governo do estado soma um total de 146 ônibus entregues a 126 municípios, um investimento total de R$ 28 milhões, que foi obtido por meio de emenda parlamentar do senador José Agripino.

“Agora os alunos vão poder chegar civilizadamente até as escolas. Vamos tentar acabar com a evasão escolar, pois essas unidades de ônibus significam um passo a frente para diminuir a evasão escolar. É uma ação nossa para melhorar a qualidade de vida do estudante da área rural”, afirmou o senador.

Em Pau dos Ferros, Rosalba Ciarlini ainda destacou as melhorias profissionais dos professores, como as progressões verticais e horizontais que há anos estavam retidas, agora finalmente serão acrescentadas aos salários dos professores da rede estadual. “Essa preocupação com a educação tem sido um dos pontos prioritários da nossa administração: a valorização do profissional e a melhoria das condições de trabalho. O pagamento da progressão vertical já vai começar a ser feito neste mês de fevereiro. E a partir de 2013 será automática a todos os professores. Além disso, o Rio Grande do Norte está cumprindo o pagamento do piso nacional, coisa que estados mais ricos, como o Rio Grande do Sul não faz. Demos 77,6% aumento médio aos professores em apenas dois anos, um aumento tanto para os ativos quanto para os inativos”.

De Pau dos Ferros, a governadora foi a Mossoró entregar mais 23 ônibus a 19 municípios da região Oeste e Vale do Assu.

Com as informações: Luiza Mendes
Fonte:  Jornal  DeFato.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A NATUREZA NA SERRA


FIM DE TARDE NA SERRA DE MARTINS/RN



VISITA PASTORAL


PROGRAMAÇÃO DA VISITA PASTORAL DE DOM MARIANO MANZANA A PATU E MESSIAS TARGINO

                           

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

DOMINGO: 24/02/2013 (Patu)
17h00 – Recepção e Acolhida ao Bispo Diocesano – Largo da Estação – Com todas as comunidades (Patu e Messias Targino).
18h00 – Solenidade Civil de acolhida do Bispo com discurso das autoridades e hasteamento das Bandeiras.
18h30 – Celebração Eucarística de abertura presidida por Dom Mariano.
20h00 – Jantar na Casa Paroquial.

SEGUNDA-FEIRA: 25/02/2013 (Patu)
06h00 – Oração da Manhã – Capela de São João Batista.
07h00 – Café partilhado – Conjunto João Pereira.
08h00 – Encontro com a comunidade São João Batista (Capela).
09h00 – Encontro com os Professores, Funcionários e Dirigentes da Educação Municipal, Estadual e Particulares – Auditório da UERN.
11h00 – Entrevista na Rádio Educadora Patuense.
12h00 – Almoço na Casa Paroquial
14h30 – Encontro com a comunidade Escondido e Adjacentes.
16h00 – Encontro na comunidade Carnaúba e Adjacentes. (Casa de Tião Felipe)
18h00 – Jantar na Casa Paroquial
19h00 – Celebração Eucarística – Igreja Matriz

TERÇA-FEIRA: 26/02/2013 (Patu)
06h00 – Oração da Manhã – Capela de Santa Teresinha.
07h00 – Café partilhado – Salão da Capela de Santa Teresinha.
08h00 – Encontro com a Comunidade Santa Teresinha – (Capela).
09h00 – Encontro com os Presidiários e Segurança Pública – Delegacia de Polícia Civil e Companhia de Polícia Militar.
10h30 – Encontro com os Profissionais da Saúde (PSF, NASF, CAPS, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Agentes de Saúdes, Diretores de Unidades de Saúde e Secretários – Câmara Municipal.
12h00 – Almoço na Casa Paroquial.
14h30 – Visita ao Hospital Municipal Dr. Henderson Josino Bandeira de Moura.
15h30 – Encontro com a Comunidade do Saco e Adjacentes.
17h30 – Encontro e Celebração Eucarística na Comunidade Morada Nova e Adjacentes – Capela de Santo Antônio.
19h00 – Jantar
19h30 – Encontro com os Movimentos Terço dos Homens, Terço das Mulheres e Mãe Rainha – Igreja Matriz.

QUARTA-FEIRA: 27/02/2013 (Patu)
06h00 – Oração da Manhã Comunidade Jatobá – Capela de São Benedito.
07h00 – Café partilhado e encontro na Comunidade.
09h00 – Encontro para discutir o controle de Políticas Públicas – Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.
10h30 – Encontro com a Comunidade Cajueiro e Adjacentes – Capela de Nossa Senhora de Fátima.
12h00 – Almoço na Casa Paroquial.
14h30 – Visita e Encontro no Albergue Nossa Senhora dos Impossíveis, Centro João Inácio e Grupo de Idoso Cidadão – Albergue Nossa Senhora dos Impossíveis.
16h00 – Encontro com Vereadores, Prefeita, Vice-Prefeita, Secretários, Presidentes de Sindicatos e Lideranças – Câmara Municipal.
18h00 – Jantar
19h00 – Encontro e Celebração Eucarística com a Comunidade Gameleira e Adjacentes – Sítio Gameleira.
Capela de Nossa Senhora das Graças Messias Targino-RN

QUINTA-FEIRA: 28/02/2013 (Messias Targino)
07h00 – Acolhida, Caminhada até Capela de Nossa Senhora das Graças.
08h00 – Oração da manhã.
09h00 – Encontro com as comunidades de Cacimba de Baixo e Comunidade Junco de Cima - Sede da Associação.
10h00 – Encontro com autoridades locais - Centro de Cultura.
12h00 – Almoço - Casa Paroquial.
14h00 – Visita ao hospital Maternidade Paulina Targino, Centro de Saúde.
14h30 – Encontro com Gestores, Professores e funcionários públicos - Centro de Cultura.
16h30 – Encontro com a Juventude – Capela de nossa Senhora das Graças.
17h30 – Apresentação do Grupo de Flautas – Praça João Jales Dantas.
18h00 – Participação na Rádio juventude FM.
19h30 – Celebração Eucarística - Capela de nossa Senhora das Graças.
20h30 – Jantar na Casa Paroquial.

SEXTA-FEIRA – 01|03|2013 (Messias Targino)
10h30 – Encontro para discutir o Controle Social de Políticas Publicas Fórum das associações comunitárias de Messias Targino - Sindicato dos trabalhadores Rurais de Messias Targino.
12h00 – Almoço na Casa Paroquial.
14h00 – Encontro com a Associação União (Monte Alegre, Vázea Rachada, Salobro, Monte Verde, Marreca, Saquinho, Cordão de Pedra, Atenas e Empoeira); - Casa de Antônio Dantas.
15h00 – Encontro com a Associação Esperança (Canta Galo Capitão, Alagamar, Bom Lugar, Cumaru e Boa Vista)- Sede da Associação.
16h00 – Encontro nas Comunidades Trincheira e Trincheira da Serra.
17h00 – Reunião na Capela da Comunidade Bom Lugar.
19h00 – Celebração de Encerramento – Capela de Nossa Senhora das Graças.
20h00 – Jantar na Casa Paroquial.

SÁBADO: 02/03/2013 (Patu)
06h00 – Oração da Manha – Igreja Matriz.
07h00 – Café partilhado – Casa Paroquial.
08h00 – Encontro com as Pastorais da Catequese, Dízimo, Criança, Coroinhas, Litúrgica, Comunicação, Infância Missionária, Ministros da Eucaristia, Legião de Maria, Renovação Carismática Católica, Movimento Focolares – Escola Estadual João Godeiro.
10h00 – Visita a Secretaria da Paróquia.
12h00 – Almoço na Casa Paroquial.
14h30 – Encontro com a Pastoral da Juventude – Igreja Matriz.
15h00 – Encontro com o Encontro de Casais com Cristo – Igreja Matriz.
16h00 – Encontro com a Pastoral Familiar – Igreja Matriz.
18h00 – Jantar na Casa Paroquial.
19h00 – Celebração Eucarística e Noite Cultural – Igreja Matriz.

DOMINGO: 03/03/2013 (Patu)
07h00 – Celebração Eucarística – Santuário do Lima.
09h00 – Avaliação da Visita Pastoral – Salão Paroquial.
12h00 – Almoço.
18h00 – Celebração Eucarística de Encerramento – Igreja Matriz.



VIA: 

ROMARIA DOS VAQUEIROS


VEM AI A 4ª ROMARIA DOS VAQUEIROS AO SANTUÁRIO DO LIMA




FONTE



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CASA DO ESTUDANTE DE NATAL/RN

Entre dejetos humanos e animais, cenário da Casa do Estudante é de degradação

                     Foto: José Aldenir
Prédio histórico, construído em 1856, tem acumulados 
problemas estruturais, forte odor e muita sujeira. 
“Atenção a todos!!! Quando usar o banheiro, jogue um balde d’água nas fezes! Dessa maneira, evitamos a bagunça que os ratos fazem com sua m…!”. O aviso exclamativo e escatológico está fixado acima de mictório de um dos três banheiros que ainda funcionam na Casa do Estudante de Natal.

 O prédio histórico, construído em 1856 e transformado em hospedaria para jovens oriundos do interior do Estado 90 anos depois, vive um processo de degradação que parece inacabável. Da calçada é perceptível o cheiro de dejetos humanos, animais, alimentos estragados e mofo, que deixa o lugar com ares de presídio.

Na manhã desta terça-feira (19), a reportagem esteve no local e constatou a fedentina que, aliada aos forros e rebocos corroídos, oferecem uma imagem condizente com um ponto de encontro para viciados em drogas, ao contrário do motivo maior: oferecer apoio logístico para a parte mais pobre da juventude potiguar. Água suja e urina no chão, teto com manchas verdes de infiltração, mosquitos, gatos, pichações compõem o cenário de um salão que um dia serviu de lugar para leitura. No pátio central, alunos e desocupados assistem televisão em meio às moscas.

A situação é a pior dos últimos anos, segundo os residentes. O que outrora fora um refeitório, agora é um galpão abandonado com janelas quebradas, sujeira onipresente e o fantasma do que um dia serviu de moradia para norte-riograndenses ilustres. Nos quartos, fios expostos e paredes descascadas. O perigo e a falência moral aparecem em cada cômodo (51 ao todo). Mesmo assim, o tom das reclamações é ameno. “Na minha cidade, todos que têm alguma coisa, passaram por aqui”, diz Marco Antonio, de 22 anos, que há quatro trocou Pilões, no Alto Oeste, pela Casa do Estudante.

Em pleno recesso estudantil, durante o mês de janeiro, a Casa foi invadida por marginais que arrombaram dois quartos. “Antes, professores bons vinham dar aula de graça, como um reforço, aqui pra nós. Agora não vem mais ninguém, pela situação que isso está aqui. Antes funcionava tudo”, diz Marco Antonio, aluno de um cursinho pré-vestibular. Ao custo de R$ 20 por mês, ele e mais 180 estudantes têm a disposição água encanada, energia, telefone e alimentação.

Para Deividem Lisboa, jovem natural de Pau dos Ferros que trancou a faculdade de Direito, a vulnerabilidade começa com a alvorada: “Aqui de dia não tem vigia e à noite só tem um sargento aposentado da PM. Eu quero ficar só mais um ano, no máximo. Não tem condições de viver nessa imundície toda” – como apoio às cinco instituições de direito privado que abrigam estudantes no Estado, a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) faz um repasse de R$ 150 mil.

A administração da Casa do Estudante está sob responsabilidade do ex-cozinheiro Luiz Alves. Há 28 anos, ele convive com grupos de jovens. “O quarto depende de cada um. Todo mundo é de maior (sic). Só que ali, tem muitos que não são estudantes, são elementos que não estudam, mas não saem da Casa. Eu não posso pegar na mão deles e botar pra fora”. Ciente da cena dantesca, ele diz que está em fase de regularização dos documentos da instituição para solicitar melhorias para o prédio.

Do outro lado da mesa de negociações, à espera de Luiz Alves, está o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa. “Não gerimos a Casa do Estudante. Damos um apoio pagando as contas básicas. Desde o ano passado, estamos esperando essa documentação. Mas até agora, nada. Não podemos fazer tudo por eles. A ideia é que eles procurem parceiros, e nós somos parceiros. Estamos aqui para ajudar. Cheguei a falar com a Fundação Banco do Brasil, mas eles [a administração da Casa] não retornaram até agora, mesmo eu oferecendo a estrutura da secretaria para ajudá-los na elaboração dos projetos”.

No meio do imbróglio, o prédio histórico tem o emblema da negligência em duas placas, uma inaugurada pelo então governador Vivaldo Costa, em 1994, e outra na gestão Cortez Pereira, em 1973. Fé e desenvolvimento são mesclados em textos fora da realidade observada e mantida pelos últimos governos. A primeira diz que [...] aos estudantes que vivem nesta casa a esperança de um futuro melhor para o nosso Estado”. Enquanto a segunda, traz entre outros dizeres “[...] que Deus nos ajude a nós, Rio Grande do Norte, Povo e Governo, para sermos, na nossa dimensão, a dimensão grande que é o Brasil”.


Por: Conrado Carlos
FONTE










TODOS CONTRA A DENGUE


A  DENGUE NÃO AVISA QUE VAI CHEGAR, PORTANTO PREVINA-SE


Com medidas simples você consegue impedir a chegada e a proliferação desse terrível mosquito

NÃO ESQUEÇA




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BEATIFICAÇÃO DO PADRE JOÃO MARIA

Beatificação do padre potiguar João Maria aguarda apenas a comprovação de um milagre

     Foto: Divulgação
O Padre morreu em 1905, aos 57
anos em decorrência de uma varíola
Uma cena forte, vista pela reportagem serve de emblema da devoção ao padre João Maria Cavalcante de Brito, uma das figuras centrais na história da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. Dona Elita Araújo Cavalcanti, 80 anos, ajoelhada diante de um altar ofertado ao vigário que encantou potiguares no final do século 19, limpava-o com um pano diminuto. Natural de Cruzeta, ela, que integra a diretoria do Apostolado da Oração da igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada em uma área conhecida como Alto do Juruá (entre os bairros de Petrópolis, Mãe Luiza e Areia Preta), fala do líder espiritual com a mesma empolgação que ele doava para flagelados da seca recém-chegados a Natal, então com menos de 20 mil habitantes.

“Mesmo sem conviver com ele, sinto sua presença. Ele foi um santo que o Rio Grande do Norte teve e que deveria valorizar mais”, diz dona Elita, vizinha da igreja desde os anos 1950. A valorização cobrada teve início efetivo em 2002, com a abertura do processo de beatificação do padre morto em 1905, aos 57 anos, por varíola – doença que combateu com fervor durante a epidemia que grassou o Nordeste brasileiro nas três décadas finais de sua vida. Na primeira escala para transformá-lo em beato, o processo foi encaminhado a Roma, onde permanece engavetado.

“Quando o processo é aberto, ele já se torna Servo de Deus. Agora depende de um milagre feito por ele, para apresentarmos novas evidências do que já é consagrado pelo povo de Natal. O que ele representa no imaginário popular, com uma vida pobre, simples, caridosa, que acolhia os migrantes da seca, dando roupa, remédios, comida, isso tudo já o transforma em um santo”, diz o padre Robério Camilo da Silva, pároco da igreja que um dia serviu de morada para o fundador da imprensa católica no Estado, ao lançar o jornal Oito de Setembro. Política e paciência estão no cerne da expectativa por sua beatificação.

Para tanto, o cônego José Mário, pároco da igreja Bom Jesus das Dores, na Ribeira, e Postulador da Causa dos Santos, está na capital italiana para concluir um curso de três meses, que envolve ensinamentos sobre a burocracia no processo. “Desde 1950 se fala nesse processo. Na época do Papa João Paulo II, houve uma desburocratização, uma abertura maior. Infelizmente, não posso garantir um prazo para isso ser concluído. Como eu disse, estamos aguardando por um novo milagre do padre João Maria”, diz Padre Robério Camilo.

“Ele teve um papel muito importante na organização do povo, no despertar dos direitos civis. Beatificado ou não, permanece a Palavra de Deus que ele conduziu tão bem. O santo não é o perfeito, mas é o justo, o bom, o honesto, o verdadeiro. Imagine que padre Cícero, com milhões de devotos, ainda não teve seu processo aceito. A Igreja é a primeira a duvidar, para não aceitar qualquer um”, confirma padre Robério, à frente da paróquia desde 2009 – todo dia 16, data da morte do padre (16 de outubro de 1905), é celebrada uma missa para conclamar pela beatificação do ‘Santo’ papa-jerimum.

Com as mudanças sociais, econômicas e ideológicas ocorridas ao longo dos últimos 107 anos (tempo em que registra a morte de padre João Maria), a Igreja se viu forçada a reformular a abordagem no contato com fiéis. A medida serviu para agregar novidades, como cultos musicais e envolvimento direto com a política – caso do arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, atuante na abertura pós-Regime Militar. Nesse caminho, oportunistas usam a força da religião para benefício próprio, na contramão do que o filho do Seridó pregava – ele nasceu em uma fazenda que pertencia ao município de Caicó, mas hoje é lotada em Jardim de Piranhas.

“No tempo dele, roupas, comida e remédio bastavam como ajuda material aos devotos. Hoje, as pessoas muitas vezes querem bens que não condizem com a postura católica. A Igreja está antenada com a política, com os direitos da sociedade, conscientizando as pessoas de que o Poder é nosso, do povo, não dessa turma que está aí”, atenta padre Robério. Como seguidor de um ser especial que atraiu a simpatia da então incipiente sociedade potiguar, ele sabe o valor de um símbolo do catolicismo no Estado para manter o diálogo permanente.

FONTE
 

DENGUE EM MOSSORÓ/RN

Cerca de seis mil imóveis estão sem receber ações periódicas de prevenção à dengue

Problemas contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Mais uma vez Mossoró está incluída entre as cidades com risco muito alto de dengue. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com base no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência de dengue no ano de 2013.

O documento divulgado pela Secretaria, na última sexta-feira, 15, aponta que 48 municípios do Estado estão com risco muito alto de dengue, entre eles a capital do Oeste potiguar.

Para o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), João Morais, entre os fatores que contribuem para Mossoró todos os anos configurar como cidade com alto risco de surto dengue está o fato de as ações de combate à dengue serem feitas de forma ineficiente.

Ele alerta que a quantidade de agentes é insuficiente para a cobertura da cidade. "Mossoró possui 110 profissionais, quando o ideal seriam 170", informa João Morais. O número mínimo de agentes em campo é determinado pela Lei Municipal 922/06.

Devido ao número reduzido de agentes, seis áreas na zona urbana estão descobertas em Mossoró, cada uma com entre 800 e mil imóveis. "O que significa dizer que cerca de seis mil imóveis estão sem receber visitas regulares dos agentes", observa. Já na zona rural a situação é ainda mais crítica: todas as áreas estão descobertas.

"O trabalho que a Prefeitura de Mossoró faz é tirar um agente da área coberta e levar para uma área descoberta. O que não surte muito efeito", diz. Estas residências que não recebem as visitas periódicas dos agentes tornam-se fortes candidatas a criadouros do mosquito Aedes aegypti, o que contribuiu para aumentar o risco de expansão da doença em Mossoró.

João Morais afirma que além da questão dos agentes de endemias, a falta de saneamento, a irregularidade na coleta de lixo e a constante falta da água em diversos bairros contribuem para Mossoró continuar ano após ano em estado de alerta contra o risco de dengue.


Fonte:  Jornal  O Mossoroense

domingo, 17 de fevereiro de 2013

MAIS CHUVA NA SERRA DE MARTINS/RN

A TERRA AGRADECE A CHUVA QUE CAI

Deus não falha; mais chuva cai aqui na Serra de Martins










MADRUGADA CHUVOSA EM MARTINS/RN


VOLTA CAIR CHUVA NA REGIÃO OESTANA DO RN
    
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
 Muita chuva em Martins/RN durante toda a madrugada de hoje, renovando a esperança do agricultor serrano. A lagoa que já se encontrava praticamente seca recebeu uma enorme quantidade de àgua fazendo com que os agricultores que sempre plantam o milho e a batata doce em terras da lagoa apressassem a colheita do pouco que ainda estava plantado para o seu consumo antes que a lagoa receba mais água levando com isso a perca do restante da plantação.

Esperamos que o inverno chegue pra valer pois só assim amenizará a sede de muitos nordestinos, principalmente dos animais que por falta d'água estão morrendo de sede e de fome, transformando as nossas estradas em depósitos de carcaças de animais. De acordo com o blog http://www.frutuosogomesnews.blogspot.com.br/, as principais precipitações foram em Serrinha dos Pintos: 180 mm, Antº Martins: 160 mm, Frutuoso Gomes: 115 mm, Martins: 112 mm e Pau dos Ferros: 60 mm.

Imagens da lagoa de Martins/RN


 

 
AGRICULTORES COLHENDO ANTES QUE A LAGOA RECEBA MAIS ÁGUA





sábado, 16 de fevereiro de 2013

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO 2012/2013

Termina neste sábado o horário brasileiro de verão

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
À meia-noite de hoje, os relógios devem ser atrasados em uma hora. Após 119 dias em vigor, o horário de verão termina em 11 Estados e no Distrito Federal. A medida provocou a redução de 4,5% no consumo de energia no horário de pico em todo o País, segundo o governo federal. Quem pretende utilizar aviões ou o serviço de transporte público entre hoje e amanhã deve ficar atento à mudança no horário.

A diminuição na demanda por eletricidade no horário de pico foi de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo do País, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ano passado, quando o horário de verão durou duas semanas a mais, a redução no consumo foi de 2.555 MW. Ainda segundo o ONS, como as usinas termelétricas estavam em pleno funcionamento, a medida contribui para recuperar os reservatórios de água das hidrelétricas.

O governo calcula que cerca de R$ 200 milhões deixaram de ser gastos no período, de acordo com nota divulgada pelo ONS.

Quem pretende viajar à noite deve ficar atento para os horários de chegada e partida dos voos e ônibus, principalmente se forem para um Estado que não aderiu ao horário de verão – e que, portanto, não terá nenhuma mudança nas horas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que, antes de embarcar, o passageiro ligue para a companhia aérea confirmando o horário do voo.

FONTE

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DENGUE NO RN

O RN tem 48 municípios na área de risco de ocorrência de dengue




O Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas risco para ocorrência de dengue no ano de 2013 mostra que 48 municípios dos 167 municípios do RN estão na área de risco.

Desse total, 40 apresentam risco alto, 42 com risco moderado e 37 estão com risco baixo para uma epidemia de dengue.

A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde.

O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.

"Estamos programando um cronograma de visitas de monitoramento nos municípios da Grande Natal, que são os que apresentam grande densidade populacional e maior risco de chuva, por estarem na região litorânea. Trabalhando com estes municípios o nosso objetivo é diminuir a sobrecarga na assistência dos hospitais", explicou Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Para o restante dos municípios a Sesap irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para que façam um acompanhamento mais de perto com os municípios pertencentes à sua região, dando continuidade às atividades rotineiras de combate a dengue.


Fonte: Jornal   DeFato.com