sábado, 30 de junho de 2012

COMUNICADO FM VIDA/MARTINS-RN

COMUNICADO AOS OUVINTES, ANUNCIANTES E PARCEIROS DA RÁDIO VIDA DE MARTINS

sábado, 30 de junho de 2012

FUNDAÇÃO VIDA - RÁDIO VIDA

Rua Getúlio Vargas, 106 - Centro
Martins/RN - CEP: 59.800-000
Telefax: (84) 3391-2657
www.fmvida.com.br - radiovida@brisanet.com.br

____________________________________________________________________________________________________

Rádio FM VIDA 107,9
Martins-RN.


COMUNICADO

Comunicamos aos ouvintes, anunciantes, colaboradores, parceiros e toda população de Martins e Região, que devido a problemas técnicos em nossa estação transmissora, a FM VIDA está fora do ar desde terça-feira, dia 26/06/12.
Alguns equipamentos foram enviados ao nosso técnico em Natal, para reposição
de novas peças, e por este motivo os mesmo só estarão sendo instalados juntamente com outros novos equipamentos neste sábado, dia 30/06/12, data na qual estaremos fazendo uma revisão e manutenção geral em toda parte técnica da emissora. Nesta oportunidade, voltaremos no ar a qualquer momento em caráter experimental e em seguida de forma definitiva.
No domingo, dia 01/07/12, a nossa programação estará sendo veiculada
normalmente nos horários de costume, com maior qualidade técnica de som, transmissão e recepção para toda região.
Informamos aos nossos anunciantes e parceiros, que todos as inserções publicitárias
contratadas que não foram veiculadas neste período, serão compensadas no decorrer da próxima semana, de forma que não haja prejuízos de nenhuma natureza para esses clientes parceiros.
Agradecemos a compreensão de todos por este contratempo e em especial a imensa
quantidade de ouvintes de todo estado do RN e outras partes do Brasil (via internet), que estão entrando em contato conosco pelos nossos telefones fixos, celulares, e-mails, redes sociais e outros meios, para informarem-se sobre o ocorrido, demonstrando grande expectativa com a volta ao ar da nossa FM VIDA.

Erian Leite Fernandes - Diretor

RADIO VIDA, NA SINTONIA DO SEU CORAÇÃO.

sexta-feira, 29 de junho de 2012


"MOMENTO SAÚDE"

Cetoacidose diabética

Dr. Dráuzio Varella
Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam outras vias para manter seu funcionamento. Uma das alternativas encontradas é utilizar os estoques de gordura para obter a energia que lhes falta. Entretanto, o resultado final desse processo leva ao acúmulo dos chamados corpos cetônicos , substâncias  que deixam o sangue ácido, ou seja, com o pH mais baixo do que o normal. Essa acidez é extremamente desfavorável para o organismo, porque a a maioria das reações químicas que acontecem a cada segundo em nossas células depende de uma faixa muito estreita de pH. Isso significa que o grau de acidez não pode variar muito.

A cetoacidose diabética é uma complicação aguda grave, potencialmente mortal.  No diabetes tipo 1, ela pode ser a primeira manifestação da doença ou resultar do aumento das necessidades de insulina por causa de infecções, traumas, infartos e cirurgias. Já nos portadores do tipo 2, pode ocorrer sob  condições graves como a septicemia, por exemplo

CAUSAS

São consideradas possíveis causas da cetoacidose diabética:

* Desconhecimento de que a pessoa é portadora de diabetes e consequentemente, a falta de tratamento;
* Aplicação de dose de insulina menor do que seria necessário;
* Consumo de energia do corpo temporariamente aumentado, em virtude de infecções (principalmente as infecções urinárias e do trato respiratório) traumas, acidentes vasculares (infarto do miocárdio e AVC) e uso de certos medicamentos, condições essas em que o gasto de energia do organismo exige doses mais altas de insulina.

SINTOMAS

* Sede intensa e boca seca;
* Aumento da frequência das micções e da quantidade da urina;
* Hiperglicemia;
* Altos níveis de corpos cetônicos na urina;
* Pele seca;
* Fadiga intensa;
* Respiração rápida e superficial;
* Náuseas, vômitos e dor abdominal;
* Hálito com odor acentuado de acetona,
* Confusão mental.

DIAGNÓSTICO

Além da avaliação clínica considerando os sinais e sintomas da doença, exames laboratoriais de sangue e de urina ajudam a confirmar o diagnóstico da doença.

PREVENÇÃO

Algumas medidas simples permitem prevenir as crises de cetoacidose diabética. Entre elas destacam-se:

* Informar-se sobre os sintomas da cetoacidose para reconhecê-los precocemente;
* Tomar rigorosamente as doses de medicamentos prescritas pelo médico;
* Controlar os níveis de glicemia no sangue e os corpos cetônicos (cetonúria) na urina, mesmo em casa, utilizando fitas desenvolvidas para esse fim;
* Procurar assistência médica, quando as taxas estiverem elevadas ou nos quadros infecciosos e febris.

TRATAMENTO

O tratamento da cetoacidose é hospitalar e inclui a administração de insulina, hidratação endovenosa, correção das alterações dos íons no sangue (principalmente de fosfato, sódio e potássio) e acompanhamento dos níveis de consciência.

RECOMENDAÇÕES PARA OS PORTADORES DE DIABETES


Como gripes, resfriados, diarreias, infecções urinárias e sinusites podem precipitar a cetoacidose, os portadores de diabetes devem:

* Na vigência de processos infecciosos, medir a temperatura a cada quatro horas e, se tiver febre, tomar um copo de água a cada uma ou duas horas;
* Não interromper a alimentação nem a aplicação de insulina;
* Durante as crises, medir a glicemia e a cetonúria a cada quatro horas;
* Procurar serviço de pronto-atendimento se as últimas duas glicemias estiverem maiores do que 250 mg/dl  e os últimos testes de cetonúria forem positivos.


Fonte:   Dr. Dráuzio Varella

TRABALHO TEMPORÁRIO

Shoppings se preparam para crescimento de vagas de empregos em julho


 (Ana Amaral/DN/D.A Press)

O recesso escolar promete aquecer o mercado consumidor em julho. Pelo menos essa é a expectativa identificada nos shoppings de Natal, que são sempre opções para o público infantil e jovem no período.

 O impacto deve ser sentido principalmente nos equipamentos de lazer, como cinemas, parques de diversão, lojas de jogos eletrônicos, entre outros. 

O volume de contratações temporárias também acompanha o crescimento. A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a abertura de 17 mil vagas no país durante o mês.

Por ocorrer durante um tempo mais curto quando comparado às férias de fim de ano, o recesso de julho não costuma ter um volume tão grande de pessoas viajando para fora da cidade. De acordo com a gerente de marketing do Norte Shopping, Carla Botelho, o movimento não tem um aumento tão significativo. O que muda mesmo é o público, formado por crianças e jovens. "Como Natal não tem muita opção de lazer, sempreprocuramos oferecer opções", afirma. O shopping abrirá especialmente entre os dias 3 e 20 de julho um espaço de leitura para gibis, a "Gibiteca".O gerente da loja de jogos Game Station, Alysson Cavalcanti, conta que a expectativa é de um crescimento de 20%. Ele revela que no ano passado houve queda no incremento, causada pela redução do tempo de recesso em algumas instituições, porém as expectativas são boas para 2012. "É um impacto muito parecido com janeiro, quando também crescemos nessa faixa", compara. A loja, que fica no shopping Midway Mall, não precisou de novas contratações para suprir a demanda.

Já no Norte Shopping cinco pessoas foram contratadas para a "Gibiteca". Quem abriu vagas também foi a Sweet Play, do Natal Shopping. A subgerente da loja, Patrícia Moura, informou que estão abertas quatro oportunidades para julho. "Exigimos apenas segundo grau completo, mas nenhuma qualificação específica. Geralmente contratamos pessoas de primeiro emprego", explica. Os currículos devem ser enviados para o e-mail natal@sweetplay.com.br. A loja espera um crescimento de 30% no movimento no período do recesso.

Cinemas já sentem o movimento

Um dos segmentos que mais crescem durante as férias é o de cinemas. A gerente de marketing do Praia Shopping, Daniele Leal, conta que nessa última semana de junho já foi possível observar um maior movimento na rede Moviecom, sobretudo na quarta-feira, dia em que os preços das entradas são promocionais. A outra opção dos natalenses é o Cinemark, localizado no shopping Midway Mall. Lançamentos como "Era do Gelo 4" e o "Espetacular Homem Aranha", devem fomentar ainda mais a procura.Enquanto Midway Mall e Praia Shopping já usufruem das salas de cinema, Norte Shopping e Natal Shopping aguardam a construção de seus equipamentos para aproveitar o potencial do segmento. Ambos terão salas da rede mexicana Cinépolis, que devem ser entregues no ano que vem.

O Natal Shopping incluiu o projeto na reforma iniciada este ano. Já o Norte Shopping vem com a ideia desde 2010, quando fechou contrato com a rede Moviecom. Alguns problemas com o andamento das obras acabaram encerrando a parceria. Um novo contrato vem sendo negociado com o Cinépolis, que pode ser confirmado em breve como empresa responsável pelo cinema do Norte Shopping.

Lazer e entretenimento contratam
  As vagas abertas nas lojas Sweet Play e na "Gibiteca" do Norte Shopping mostram uma tendência de contratações temporárias no setor de lazer e entretenimento. A Asserttem estima a abertura de 13,5 mil oportunidades nos dois segmentos. São parques temáticos, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes. Do total, a associação prevê que 10% têm chance de efetivação no emprego. O segmento também deve contratar cerca de 3 mil jovens (25%) para o primeiro trabalho.

A Asserttem explica ainda que Os candidatos com nível de escolaridade superior completo ou cursando o último ano de Educação Física, Turismo, Hotelaria, Administração, Psicologia, Publicidade e Pedagogia têm prioridade nos processos seleção, porém algumas empresas, como foi o caso das vagas abertas pela Sweet Play, não exigem experiência profissional. De acordo com a associação a remuneração varia de R$ 40 a R$ 180 o dia trabalhado. As principais funções com oportunidades no mercado são para os setores de atendimento, monitores, operadores de brinquedo, garçons, serviços de quarto e serviços de cozinha.


Fonte:    DNonline
Felipe Gibson, para o Diário de Natal

UERN: FIM DE GREVE


 Professores da UERN retomam atividades na segunda-feira

Os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (29) retomarem as atividades após 57 dias de paralisação. As aulas na instituição devem ser reiniciadas na segunda-feira (2).

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Segundo o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, a classe aceitou a proposta do Governo do Estado, por considerá-la boa para a categoria. O acordo firmado entre o Executivo e os professores prevê um reajuste salarial total acumulado de 30,3%, tendo pagamento divididos da seguinte forma: 3,5% em julho próximo, retroativo ao mês de junho; 5% em setembro; 9% em maio do ano que vem; e 10% em maio de 2014.

Ainda de acordo com Flaubert Torquato, os representantes do Estado afirmaram que vão enviar em até 10 dias à Assembleia Legislativa um projeto de lei ratificando o acordo.


Fonte:  Jornal  Tribuna do Norte

ISTO É BRASIL

TSE libera 21 mil contas sujas para concorrer nas eleições


Ministro Dias Toffoli apresentou voto decisivo
Brasília, 28 (AE) - Com o voto decisivo do ministro Dias Toffolli, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira por 4 votos 3 que quem tem contas eleitorais sujas poderá ser candidato nas eleições municipais deste ano. De acordo com estimativa do TSE, cerca de 21 mil políticos integram o cadastro da Justiça Eleitoral de contas rejeitadas.

O veto aos chamados "contas sujas" estava previsto em instrução baixada pelo próprio tribunal em março passado. A norma impedia de concorrer ao pleito os candidatos que não conseguiram ter aprovadas, pela Justiça eleitoral, as prestações de contas de campanhas anteriores. O pedido de reconsideração da instrução foi feito pelo PT, com o aval posterior de outros 17 partidos.

A votação, que começou na última terça-feira, estava empatada em 3 a 3 e foi suspensa com pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que, além de integrar o TSE, é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira ele deu o voto decisivo, ficando vencidos os ministros Nancy Andrighi, relatora do processo, Carmen Lúcia Rocha e Marco Aurélio Mello, estes dois últimos também do STF.

Toffoli seguiu a tese dos ministros Henrique Neves, Gilson Dipp e Arnaldo Versiani, para os quais, basta ao candidato a apresentação das contas para obtenção da quitação eleitoral. Dipp explicou que as consequências da rejeição das contas estão previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). O artigo 30-A da norma estabelece que cabe ao Ministério Público verificar se é ou não caso de gasto ilícito e apresentar denúncia perante a Justiça Eleitoral.

"Todas essas questões serão examinadas pelo Ministério Público. Se houver um grave ilícito na prestação de contas, o Ministério Público ajuizará a ação e essa sim é capaz de chegar à inelegibilidade do candidato", disse o ministro.

Em março, o TSE mudou uma interpretação que estabelecia como condição para o registro de candidaturas apenas a apresentação das contas, e não a necessidade de que tenham sido aprovadas. Após as eleições, todos os candidatos têm de prestar contas sobre gastos e arrecadações da campanha.

"Quem não tiver quitação eleitoral (conta aprovada), não terá o registro (da candidatura)", resumiu na ocasião o então presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.

A restrição derrubada nesta quinta após o recuo do TSE se somaria à da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados e de políticos que renunciam para evitar processos de cassação, chancelada em fevereiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os partidos alegaram que a decisão anterior da Corte ignorava o prazo da anualidade, pela qual a legislação eleitoral deve ser adotada pelo menos um ano antes do pleito.

Na representação ao TSE, o PT afirmou que a lei em vigor, de 2009, entende como quitação eleitoral a apresentação das contas, "afastando, pois, de modo definitivo, a exigência de julgamento do mérito". "Estar quite é apresentar a prestação de contas", insistiu o partido, que ontem, junto com as demais legendas, viu a tese ser vitoriosa com o recuo dos ministros do TSE.




Fonte:   Jornal  DeFato.com

GREVE DA UERN

Greve da Uern poderá acabar hoje


professor_Flaubert_Torquato_Após 56 dias de paralisação, o impasse entre Governo do Estado, professores e técnicos-administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se encaminha para um desfecho. Em reunião realizada ontem, 28, em Natal, as negociações avançaram e reascendeu a possibilidade de entendimento entre as partes, que poderá pôr fim ao movimento.

Na ocasião, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, propôs fazer um "remanejamento" nas três parcelas do reajuste de 27% prometido no ano passado. Para 2012, em vez de aumento de 10,65%, o acrescimento salarial seria de 8%, dividido em duas vezes: 3% para julho e 5,5% para setembro.

Em contrapartida, os aumentos a serem concedidos nos anos seguintes terão um acréscimo. Desse modo, segundo o secretário Álber Nóbrega, os próximos reajustes serão de 9% para 2013 e 10% para 2014.

O governo também se comprometeu, caso a proposta seja aceita, a encaminhar o projeto de lei que trata do aumento para a Assembleia Legislativa, sem condicionar os reajustes à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para a apreciação do projeto, a Assembleia Legislativa deverá convocar uma sessão em caráter extraordinário, já que o recesso foi iniciado.

Para o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Flaubert Torquato, o encontro foi bastante produtivo. "Para quem não tinha nada, conseguimos grandes avanços", destaca. O sindicalista adianta que a proposta tem grandes chances de ser aceita pela categoria.

"Não posso afirmar que a proposta será acatada, pois isso é uma decisão que só poderá ser tomada com toda a categoria, em assembleia. Mas, se o Governo formalizar o que foi acordado é possível construir um entendimento para acabar com a greve", avalia o professor, acrescentando que o fato do reajuste não estar mais condicionado à LRF é um grande avanço para a categoria.

O Governo do Estado deverá encaminhar hoje o documento aos sindicalistas, oficializando a proposta, que apreciarão o conteúdo em assembleia e decidirão os rumos do movimento grevista. O encontro dos sindicalistas está agendado para as 10h desta sexta-feira, na sede da Aduern.
 
 
Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

CHUVAS: PREVISÕES PARA O FIM DE SEMANA

Previsão mostra chuvas em Natal durante todo final de semana

 
A madrugada de véspera de São Pedro foi de chuva na capital potiguar e o dia amanheceu nublado em toda a cidade nesta sexta-feira (29). A previsão para hoje é de pancadas de chuvas durante todo o dia e noite, com temperatura mínima de 22º, e máxima de 29º.  Segundo a meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o frio registrado nos últimos dias continuará durante as madrugadas dos próximos dias. Em Martins a temperatura mínima poderá chegar aos 16°C.

Para o final de semana, o sábado será de sol com chuva durante a manhã. E no domingo, sol com muitas nuvens durante o dia, com risco de chuvas a qualquer hora.

 (Divulgação - Emparn)


Fonte:   Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via   DNonline

CAERN: CONVOCAÇÃO DE APROVADOS

Caern convoca operadores de sistema aprovados para Cadastro Reserva

  
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern) está convocando a parcela, ainda não admitida, dos aprovados na seleção para operadores de sistema, realizada em 2008, totalizando 411 empregados. Os classificados restantes devem comparecer à Gerência de Desenvolvimento Humano na Administração Central da Caern, avenida  Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, Natal, nos horários de 7h30 às 11h30 ou 13h30 às 17h30, de segunda a sexta feira, para tratar da admissão. E podem obter informações pelo telefone (84) 3232-4170. O não comparecimento do aprovado, no prazo de 30 dias, com toda documentação, à Gerência de Desenvolvimento Humano, implica em ser considerado desistente, conforme item 14 do edital do concurso.

Nessa seleção, para o cadastro reserva, em 2008, foram aprovados 636 candidatos, dos quais 411 para o cargo de operador de sistema e 225 para outras especialidades. Já foram chamados 390 para operador de sistema e 153 candidatos para outros cargos, totalizando 543 convocados.

PRORROGADO

A Caern prorrogou até o dia 1º de julho de 2014, o prazo de validade do Concurso 2010, para o preenchimento de cargos no cadastro reserva da Companhia, realizado em julho daquele ano. Foram aprovados 432 candidatos para 19 cargos, em vários níveis, fundamental, médio e superior, dos quais foram chamados 171 selecionados. À medida das necessidades, a Caern vai convocando os aprovados por ordem de classificação.


Fonte:    DA redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da ACS Caern
Via  DNonline 

CONCURSO DO DETRAN/RN

Justiça determina nomeação gradual de aprovados no concurso do Detran



Imagem/Arquivo Blog "naserra"
 A desembargadora em substituição Fátima Soares deferiu, em parte, o pedido de suspensividade requerida pelo Governo do Estado com relação ao concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e entendeu que o melhor para o interesse público é a nomeação gradual de todos os candidatos aprovados.

Segundo a desembargadora em substituição, Fátima Soares, a nomeação de 1/3 dos aprovados será feita a cada 60 dias, de modo que, dentro de 180 dias, todos os aprovados no concurso tenham sido devidamente nomeados para os cargos a que concorreram. “Analisando a situação fática, entendo que não só que o prazo conferido à Administração para proceder à nomeação dos aprovados é exíguo, como considero que a retirada, dentro desse prazo, de todos os terceirizados e estagiários que se encontram ocupando os cargos públicos no DETRAN/RN é temerária, por não conferir oportunidade aos recém nomeados de se adequarem à função que deverão desempenhar. Assim, considero que melhor atenderá ao interesse público, a nomeação paulatina de todos os candidatos aprovados", destacou a desembargadora.

Em sua defesa, o Estado argumentou que encontra-se no limite prudencial de suas despesas com pessoal, de modo que não haveria como proceder, neste momento, à nomeação dos servidores. Declarou ainda que haveriam outros impedimentos de ordem constitucional e legal para concessão do direito pretendido. Para a magistrada, essas dificuldades apontadas pelo Estado podem ser facilmente afastados com base no fundamento de que a simples previsão, no edital do concurso, de número certo de vagas, já denotava, desde sua abertura, a existência dos recursos orçamentários suficientes à nomeação dos aprovados.

“Ainda que esteja o Estado dentro do limite prudencial de suas despesas com pessoal, a própria Lei de Responsabilidade Fiscal excetua de tal limite as despesas com pessoal decorrentes de decisão judicial, conforme consta do seu artigo 19, inciso IV, § 1º”, disse a juíza.


Fonte:    Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via  DNonline

RELIGIÃO: "TERÇO DOS HOMENS" NO RN


A fé dos homens na Virgem Maria


   "Todas as gerações me chamarão bem aventurada". A passagem bíblica, segundo os cristãos católicos, trata da fala de Maria, mãe de Jesus, após receber do anjo Rafael a notícia de que seria ela a escolhida para gerar o Messias. Para exaltar a Virgem Maria e pedir que ela interceda junto a Jesus, todas as quartas-feiras, das 19h às 20h, mais de 300 homens se reúnem na igreja Bom Jesus das Dores, na Ribeira, e rezam juntos o terço. A paróquia foi a primeira a receber o "Terço dos Homens" no Rio Grande do Norte, e hoje o encontro completa sete anos. "Éramos dezenas, hoje somos centenas, breves seremos milhares! Venha e traga um amigo". É com essa proposta que o evento é realizado. A frase estava no final de um panfleto entregue na porta da igreja com uma mensagem para os participantes.

Rodrigo SenaIniciativa de Gilberto Andrade (E) estimulou outros fiéis e permitiu implantação do Terço em Natal.Iniciativa de Gilberto Andrade (E) estimulou outros fiéis e permitiu implantação do Terço em Natal.

 Na celebração desta semana, a 357ª noite de encontro,  a equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE foi até a igreja e conversou com estes homens devotos, e que fogem à regra no que diz respeito à assiduidade das figuras masculinas em manifestações religiosas. O empresário Gilberto Andrade Costa, por exemplo, frequenta sempre o terço, e foi um dos responsáveis por trazer para a capital potiguar a celebração, realizada aqui pela primeira vez em 29 de junho de 2005, dia de São Pedro. Costa teve a ideia de  implantar o evento para Natal após participar por várias vezes de encontros semelhantes na Paraíba. "Em 2005 convidei o cônego José Mário de Medeiros para assistir ao terço em João Pessoa, e depois nos organizamos para trazer a celebração para Natal", diz. O cônego José Mário é pároco da igreja de Bom Jesus e responsável por presidir o terço.

 Quarta-feira, na igreja, muitos homens lotavam os bancos à espera do início do terço. Mesmo sob chuva, os fieis apareceram na paróquia e participaram da celebração. No início, uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal e madrinha do Terço dos Homens da Paróquia de Bom Jesus, foi carregada em procissão até o altar e recebida pelos homens, que cantavam em homenagem à santa. Emocionados, eles expressavam a crença religiosa de diversas formas. Olhos fechados, mãos erguidas, ou junto ao peito, segurando terços, os fieis murmuravam pedidos e agradecimentos, entre os cantos de adoração. Após a leitura do evangelho bíblico por parte do presidente da celebração, os participantes iniciaram a reza do terço, revezando entre si as leituras dos mistérios. "No terço fazemos uma reflexão do evangelho a partir da ótica e a situação dos homens", completou Gilberto Costa. O empresário conta que por várias vezes foi abordado por participantes do terço que lhe informavam sobre graças alcançadas. Segundo o empresário, é também uma forma de aproximar o público masculino da Igreja e das práticas da religião católica.

 O hábito de rezar o terço e participar de missas e procissões é comumente associado às mulheres, e causa estranheza quando se fala que homens são adeptos dessas práticas. Mas o tabu tem sido superado em Natal. Além da paróquia de Bom Jesus das Dores, outras igrejas da capital realizam o Terço dos Homens, com o mesmo formato. Na paróquia de Santo Antônio, por exemplo, a celebração ocorre há seis anos, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. O responsável por implementar o terço masculino na paróquia foi o compositor José Gomes de Melo Filho, frequentador da paróquia percussora do movimento que resolveu expandi-lo.

Engajamento

O engajamento dos fieis possibilitou melhorias estruturais no prédio da paróquia para dar mais conforto e segurança às reuniões semanais. O piso da igreja foi trocado, e a manutenção é realizada continuamente. O templo também foi climatizado, com a colocação de ar-condicionados para diminuir o calor nas dependências da paróquia.  As reformas acabam atingindo também toda a população que frequenta as celebrações religiosas. Também é uma ideia dos participantes do Terço dos Homens a reunião de doações, dos próprios fieis que comparecem ao eventos, para promover melhorias na paróquia. A reforma foi realizada com recursos próprios de empresários participantes do terço.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte
Rafael Barbosa - Repórter   

FESTAS DE SÃO PEDRO


São Pedro: ponto facultativo


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Os festejos juninos chegam ao fim hoje com a comemoração do Dia de São Pedro. No Alecrim, cujo santo é o padroeiro, a Igreja Católica terá uma programação [confira box] com missas, recitação de terços e encerramento com a tradicional procissão. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, comércio e bancos funcionam normalmente, no entanto, repartições públicas do Estado, Município e Justiça terão ponto facultativo.

Em pelo menos cinco municípios o Dia de São Pedro será feriado municipal, por ser o padroeiro: Bodó, Baía Formosa, Caiçara do Norte, Francisco Dantas e  Várzea. Na capital, a expectativa dos festejos concentra-se no bairro do Alecrim. Ontem, vendedores de milho, fogos e roupas juninas contabilizaram um aumento nas vendas. Na Feira do Milho, que funciona ao lado da Ceasa, o comerciante Manoel Fêlix anunciava a "mão" de milho por R$ 25,00. De acordo com o vendedor, as vendas esse ano foram boas, mas ficaram abaixo do esperado. "A gente esperava vender mais. Vou ficar aqui até dia 30 e espero que consiga vender tudo", disse.

No canteiro central da avenida Antônio Basílio, no bairro Lagoa Nova, as barracas com fogos e outras mercadorias alusivas às festas juninas  registravam fraco movimento na tarde de ontem. No entanto, os comerciantes estavam esperançosos que o cenário mudasse. "Quando ficar mais tarde, e o pessoal sair do trabalho, vamos vender mais", disse Elisângela de Souza. Desde o último dia 7, ela comercializa roupas e fogos em uma das barracas. O movimento esse ano, segundo a vendedora, foi mais fraco se comparado com o ano passado. "Ano passado foi bem melhor que esse ano. Vamos ver se melhora no fim de semana", contou.

De acordo com o Governo do Estado, somente na Feira da Milho foram comercializadas mais de dois milhões de espigas. Até ontem, já haviam sido vendidas pelo menos 2,2 milhões de espigas. A quantidade é superior as marcas de 2010 e 2011 - quando foram comercializadas cerca de 2,1 milhões de unidades do produto. A Feira segue até amanhã.

A Paróquia de São Pedro comemora, amanhã, os 93 anos de festividade religiosa do Dia de São Pedro, padroeiro do bairro. A programação sociocultural encerra-se hoje, na Praça Almirante Tamandaré, na descida do Baldo, com apresentações de quadrilhas, leilão e funcionamento de barracas.

MISSAS

No decorrer da semana houve missas todos os dias, celebradas pelos padres da paróquia. O ponto alto da festa será a bênção das chaves, na missa das 6h30, e a procissão solene, às 16h. "São os dois eventos que mais lotam. Esse ano tivemos um bom público e esperamos encerrar a festa com muita alegria", disse o pároco de São Pedro, padre Islan Gonçalves.

O tema da festa esse ano é "Com São Pedro e Santa Luzia, à luz da fé em Jesus Cristo, viver um renovado anúncio do Evangelho". As imagens de Santa Luzia, de Mossoró, e da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, também serão conduzidas na procissão, ao lado da imagem de São Pedro. Por causa da feira livre de amanhã, a procissão não passará pela avenida Presidente Quaresma (avenida 1).

Programação

5h45 - Alvorada solene com queima de fogos e participação de banda de música

6h30 - Celebração eucarística seguida de Bênção das Chaves

9h - Recitação do Rosário de Nossa Senhora

12h - Repicar dos sinos e pipocaço de São Pedro

15h - Recitação do Terço da Misericórdia

16h - Procissão solene com imagens de São Pedro, Nossa Senhora da Apresentação e Santa Luzia. Saída da Igreja Matriz

17h30 - Concelebração eucarística de encerramento presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício

19h - Arriamento das bandeiras



Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

CHUVA NA CAPITAL DO RN


Previsão é de céu nublado com pancadas de chuva para esta sexta


Natal amanheceu nesta sexta-feira (29) debaixo de chuva. Já nas primeiras horas da manhã, o céu fechou e começou a precipitação. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a previsão do tempo para hoje é de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva.

A população que saiu de casa esta manhã e utiliza do transporte público precisou levar o guarda-chuva para se proteger. O trânsito em diversas áreas da cidade está lento por causa da água, e alguns lugares apresentam alagamento.

Adriano AbreuParada de ônibus na avenida João Medeiros FilhoParada de ônibus na avenida João Medeiros Filho

quinta-feira, 28 de junho de 2012


"MOMENTO SAÚDE"

TOC – Transtorno obsessivo-compulsivo


TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais” da Associação de Psiquiatria Americana, que se caracteriza pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.
Dr. Dráuzio Varella
Entende-se por obsessão pensamentos, idéias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.

Classificação

Existem dois tipos de TOC:
a) Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico – as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa;
b) Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.

Causas

As causas do TOC não estão bem esclarecidas. Certamente, trata-se de um problema multifatorial. Estudos sugerem a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.

Sintomas

Em algumas situações, todas as pessoas podem manifestar rituais compulsivos que não caracterizam o TOC. O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos que levam à realização de um ritual compulsivo para aplacar a ansiedade que toma conta da pessoa.
Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo.

Frequência

Em geral, só nove anos depois que manifestou os primeiros sintomas, o portador do distúrbio recebe o diagnóstico de certeza e inicia do tratamento. Por isso, a maior parte dos casos é diagnosticada em adultos, embora o transtorno obsessivo-compulsivo possa acometer crianças a partir dos três, quatro anos de idade.
Na infância, o distúrbio é mais frequente nos meninos. No final da adolescência, porém, pode-se dizer que o número de casos é igual nos dois sexos.

Tratamento

O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso. O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina. São os únicos que funcionam.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença. Seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos. Os resultados costumam ser melhores quando se associam os dois tipos de abordagem terapêutica.
É sempre importante esclarecer o paciente e sua família sobre as características da doença. Quanto mais a par estiverem do problema, melhor funcionará o tratamento.

Recomendações
 
 * Não há quem não tenha experimentado alguma vez um comportamento compulsivo, mas se ele se repete a ponto de prejudicar a execução de tarefas rotineiras, a pessoa pode ser portadora de transtorno obsessivo-compulsivo e precisa de tratamento;
* Crianças podem obedecer a certos rituais, o que é absolutamente normal. No entanto, deve chamar a atenção dos pais a intensidade e a frequência desses episódios. O limite entre normalidade e TOC é muito tênue;
* Os pais não devem colaborar com a perpetuação das manias e rituais dos filhos. Devem ajudá-los a enfrentar os pensamentos obsessivos e a lidar com a compulsão que alivia a ansiedade;
* O respeito a rituais do portador de TOC pode interferir na dinâmica da família inteira. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico de certeza e encaminhar a pessoa para tratamento;
* Esconder os sintomas por vergonha ou insegurança é um péssimo caminho. Quanto mais se adia o tratamento, mais grave fica a doença.


Fonte:   Dr. Dráuzio Varella

PLANOS DE SAÚDE TERÃO AUMENTO

Plano de saúde de 8 milhões de brasileiros pode subir 7,93%



 
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
 As mensalidades dos planos de saúde de aproximadamente 8 milhões de brasileiros poderão ser reajustadas em até 7,93%. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou nesta quinta-feira (28) o limite de reajuste deste ano para os planos individual e familiar, contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à legislação anterior, que representam 17% do setor.

A operadora deve aplicar o aumento aos contratos com aniversário a partir de maio de 2012 até abril de 2013. A cobrança de retroativo está autorizada caso o percentual de reajuste seja aplicado até quatro meses após a data de aniversário do contrato. Por exemplo, um contrato no qual o usuário do plano paga R$ 100, e em maio, junho e julho os boletos estão sem reajuste, os boletos de agosto a outubro terão mensalidades de R$ 115,86, a soma do reajuste mais o valor retroativo. A partir de novembro, a parcela deverá ser de R$ 107, 93 até o anúncio do reajuste do próximo ano.

Desde 2001, ANS calcula o percentual de reajuste levando em conta a média dos índices de reajuste dos planos coletivos - com mais de 30 clientes. A agência reguladora não estipula percentual para os planos coletivos e empresariais por considerar que as empresas, fundações e associações têm condições de negociar diretamente com as operadoras, o que não acontece com quem contrata um plano individual ou familiar.

Segundo a ANS, o percentual autorizado para 2012 “está condizente com a variação de preços dos serviços de saúde medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”.
O consumidor pode obter informação sobre o reajuste pelo Disque-ANS (0800 701 9656) ou na página da ANS na internet (www.ans.gov.br).
 

Fonte: Da Agência Brasil
Via DN
online

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO


RN terá campanha anual de conscientização sobre o TOC

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou simplesmente TOC, é um transtorno de ansiedade que atinge boa parte da população mundial e está entre as dez doenças que mais causa incapacidade de trabalho nos indivíduos. Visando esclarecer o que é o TOC e as formas de tratamento, a Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (28), um projeto de lei do deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) que cria a campanha anual de conscientização sobre o transtorno.

A pessoa que sofre de TOC, mesmo desejando ou se esforçando, não consegue afastar ou suprimir totalmente compulsões apresentadas através de pensamentos ou impulsos que invadem a mente de formas repetitivas e persistentes, podendo ainda se manifestar através até de imagens, palavras, frases, números e músicas. Especialistas acreditam que as causas para o TOC podem ser genéticas, sendo comum o acometimento de várias pessoas na mesma família. A falta de conhecimento sobre os tratamentos é um dos principais obstáculos para solucionar o problema.

Procurado por pessoas que sofrem transtorno, o deputado justificou a proposta com a necessidade de que a população tenha um conhecimento mais amplo sobre o TOC. O conhecimento da doença, segundo especialistas, contribui para o enfrentamento dos sentimentos de quem sofre de TOC e, com a ajuda terapêutica, há o caminho mais promissor para minimização das limitações causadas pelo transtorno.

"É um assunto que todos têm noções básicas, de ouvir falar, mas que é necessário um aprofundamento. Há pessoas que sofrem de TOC e sequer sabem que têm o transtorno, ou o que pode ser feito para combater o problema. A conscientização é fundamental e por isso estou feliz com a aprovação unânime da proposta na Assembleia", disse Dibson Nasser.

O projeto aprovado prevê a criação da "Campanha Estadual de Conscientização sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo - T.O.C", que será realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril. Na campanha, que será coordenada pela Sesap, com a participação da Secretaria de Educação, deverá conter peças publicitárias, seminários, palestras, incentivo à participação de universidades e escolas e também de especialistas na área, havendo também a discussão do tema em salas de aula da rede pública.

Caso seja sancionado pela governadora Rosalba Ciarlini, o Governo terá 90 dias para regulamentar a lei antes de entrar em vigor e deverá firmar parcerias e acordos de cooperação técnica para realizar a campanha.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

GREVE DA UERN


Greve UERN: categorias vão avaliar proposta do Governo


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A reunião dos segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Governo do Estado, representado pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, realizada na manhã desta quinta-feira (28), foi considerada produtiva pelo o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato. Na ocasião, foi construída uma proposta para os servidores da Universidade.

A proposta apresentada consiste no reajuste salarial de 8,5% em 2012, 9% em 2013 e 10% em 2014 para os professores e servidores técnico-administrativos da Uern. "A reunião foi produtiva, já que conseguimos avançar em alguns pontos. O governo se comprometeu em redigir a proposta e enviar formalmente às categorias até às 9h de amanhã, horário anterior ao que a categoria docente irá se reunir e avaliar a proposição", explica o professor Flaubert Torquato.

Ainda segundo o presidente Aduern, o Governo assegurou que irá enviar o projeto de lei, caso a proposta seja aceita pelas categorias, para a Assembleia Legislativa, que deverá ser convocada em caráter extraordinário, já que o recesso foi iniciado na casa. De acordo com Flaubert, o governo se comprometeu ainda a não condicionar os reajustes citados a nenhum mecanismo fiscal, o que garantirá o cumprimento efetivo do acordo.

A categoria docente irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira (29) para avaliar a proposta do Governo do Estado. A Assembleia será realizada na sede da Aduern em Mossoró, às 10h.

Fonte:   Com informações da Aduern.
Via  Jornal Tribuna do Norte

CORREIOS: NOVAS CONTRATAÇÕES


Correios vão contratar 9.904 novos empregados





Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Os Correios vão ampliar seu quadro de pessoal em 9.904 novas vagas em todo o Brasil. A ampliação foi autorizada pelo Ministério do Planejamento nesta quarta-feira (27). A empresa poderá contratar os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva, para os cargos e localidades em que haja necessidade. Para atender outras localidades e cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios realizarão novo concurso no segundo semestre.

A maioria das vagas aprovadas destina-se à área operacional da empresa (carteiros e operadores de triagem e transbordo). A ECT ainda irá realizar o dimensionamento das vagas por localidade. Os Correios contam atualmente com 115 mil empregados, sendo 57 mil carteiros.

A autorização prevê que o preenchimento das vagas se dê de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata (a partir de 1º de julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013. 

No ano passado, os Correios realizaram concurso para todas as áreas da empresa. Até o momento, já contrataram 10.381 novos empregados aprovados nessa seleção, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

Nova redação do Código Penal Brasileiro abre porta ao racismo


O crime de racismo, hoje inafiançável e imprescritível, pode perder status e deixar de ser punido se forem aprovadas integralmente as propostas para a nova redação do Código Penal Brasileiro, elaboradas no Congresso Nacional. Para tentar evitar que isso aconteça, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racional criou ontem um grupo de trabalho que vai acompanhar as sugestões do Congresso Nacional. 

O principal ponto de divergência é o entendimento do conceito de princípio da insignificância, que consta tanto no anteprojeto elaborado pela Comissão de Juristas no Senado quanto no relatório de reforma do código da Subcomissão de Crimes e Penas, da Câmara dos Deputados, entregue ontem.

No entendimento do grupo de trabalho, o mecanismo que pode fazer com que uma pessoa que furtou um pacote de biscoito não vá parar atrás das grades, pode fazer com que alguém que insultou ou cerceou direitos do outro por racismo não responda pelo crime. O advogado e ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de São Paulo, Hédio Silva, acredita que esse entendimento abre uma porta larga para quem entende que o racismo não tem importância.

Fonte: Do Correio Braziliense
Via DNonline

AGRICULTURA FAMILIAR

Prorrogado prazo de edital voltado à agricultura familiar


agricultura_familiarO Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou para sexta-feira (6) da semana que vem o prazo para que os municípios enviem propostas para o edital de implantação de unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar.

Até ontem, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS recebeu cerca de 200 propostas. "Quarenta e sete territórios ainda não enviaram propostas", disse o diretor do Departamento de Estruturação do Sistema Agroalimentar do MDS, João Tadeu.

Ao todo, pouco mais de R$ 30 milhões serão destinados à implantação dessas unidades em todo o país. Cada território será contemplado com no máximo R$ 450 mil. João Tadeu explica que o recurso deve ser usado para implantar as unidades, financiar projetos de arquitetura e engenharia, executar obras e adquirir veículos e equipamentos.

"Trata-se de um equipamento importante para a logística da agricultura familiar. É uma oportunidade principalmente para os municípios dos territórios da cidadania", disse, referindo-se a um dos requisitos para participar do edital, ou seja, pertencer a esses territórios (veja na tabela ao lado a relação de documentos exigidos).

Comercialização - As Unidades de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Uadaf) são espaços físicos estruturados e equipados para auxiliar na distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Apoia também a comercialização direta da produção da agricultura familiar nos mercados locais e regionais, em projetos de inclusão social e produtiva, e o fortalecimento de sistemas agroalimentares de base agroecológica e solidária.
 
Requisitos obrigatórios para participar do Edital nº 03/2012:

- Pertencer ao Programa Territórios da Cidadania
- Participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Devem ser cadastrados/anexados no Siconv os seguintes documentos obrigatórios à fase I da etapa de seleção:

ü Documentação de propriedade do imóvel (orientações disponíveis no anexo A do edital)
ü Cadastro de propostas no Siconv (orientações disponíveis no anexo B do edital)
ü Ata de aprovação da proposta por instância de controle social instituída pelo poder público (orientações disponíveis no anexo C do edital).


Fonte:  Redação do  Jornal  O Mossoroense

SAIBA O QUE DIZ A LEI FEDERAL nº 12.470/2011

RN deve se adequar a Lei Federal que prevê benefícios às pessoas com deficiência

 
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
O Instituto de Previdência Social do RN estuda a melhor maneira de adequar a legislação estadual à Lei Federal nº 12.470/2011, que busca assegurar a inclusão social e facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa, o assessor jurídico do Instituto, Ricardo Pinto informou que, do ponto de vista técnico, será avaliada a melhor forma de garantir pensões às pessoas físicas relativamente incapazes. A audiência, proposta pelo deputado Hermano Morais teve como objetivo debater as dificuldades e possíveis soluções para traçar uma rede de proteção ao trabalho de pessoas com deficiência.

De acordo com a Lei Federal, as famílias perdem o benefício de prestação continuada concedido pela Previdência Social quando a pessoa com deficiência passa a exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual. Um empecilho, segundo diretores de entidades filantrópicas, que desestimula os deficientes a buscarem um emprego. “Na Previdência, as pensões eram concedidas às pessoas capazes e inválidas. Tínhamos essas duas figuras jurídicas. Agora passamos a ter a perspectiva de uma terceira: a pessoa física relativamente incapaz. Ela não é inválida, tem condições de trabalhar, mas que é indispensável a tutela da Previdência. O regime geral de Previdência já contempla isso e no RN também terá essa garantia”, declarou.

De acordo com o deputado Hermano Morais, o Rio Grande do Norte possui – em proporção -, a maior quantidade de pessoas com deficiência, cerca de 27% da população. O parlamentar elogiou o trabalho feito pelas instituições filantrópicas, que se dedicam, há décadas à melhoria de vida das pessoas com deficiência. “O objetivo da audiência é ajudar a esclarecer e sensibilizar a sociedade para garantir o direito ao trabalho aos portadores de deficiência, que é essencial. Esta Casa Legislativa tem dado seu exemplo, tendo em vista que temos em nosso quadro de funcionários, três pessoas com Síndrome de Down, que vêm dando importante contribuição. É importante que outras instituições tenham essa consciência”, declarou.

A promotora de Justiça Rebeca Nunes citou alguns pontos de discussão da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, como o respeito inerente à dignidade; a autonomia individual; a não discriminação; a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e igualdade de oportunidade.

“É preciso garantir a não discriminação, a igualdade no trabalho, adaptar o ambiente de trabalho, assegurar que essas pessoas possam ter seus direitos trabalhistas assegurados, em igualdade com os demais. Será que as empresas privadas estão buscando pessoas com deficiência ou estão escolhendo essas pessoas. Como estão os órgãos  encarregados de fazer essa ponte? Como estão as capacitações? Todas essas questões devemos trazer a esta audiência, para que possamos traçar a rede de proteção ao trabalho de pessoas com deficiência. Vamos confiar na possibilidade, na contribuição dessas pessoas na sociedade”.


Fonte:    Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via   DNonline

terça-feira, 26 de junho de 2012

MOMENTO "naserra" PARA REFLEXÃO



Palavras sempre ficam


Olá Amigos!!

Antes de dirigir a palavra de ofensa a alguém pense bem, pois as palavras marcam tanto para o bem quanto para o mal...


Reflitam!!


"Se me disseres que me amas, acreditarei, mas se escreveres que me amas, acreditarei ainda mais.
Se me falares da tua saudade, entenderei, mas se escreveres sobre ela, eu a sentirei junto contigo.
Se a tristeza vier a te consumir e me contares, eu saberei, mas se a descreveres no papel, o seu peso será menor"

...e assim são as palavras escritas: possuem um magnetismo especial, libertam, acalantam, invocam emoções. Elas possuem a capacidade de em poucos minutos cruzar mares, saltar montanhas, atravessar desertos intocáveis.

Muitas vezes, infelizmente, perde-se o Autor, mas a mensagem sobrevive ao tempo, atravessando séculos e gerações. Elas marcam um momento que será eternamente revivido por todos aqueles que a lerem.

Viva o amor com palavras faladas e escritas, mate saudades, peça perdão, aproxime-se, recupere o tempo perdido, insinue-se, alegre alguém, ofereça um simples "bom dia", faça um carinho especial.

Use a palavra a todo instante, de todas as maneiras. Sua força é imensurável. Lembre-se sempre do poder das palavras. Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo.

Queridos Amigos!!

Quando alguém lhes magoar e você querer falar palavras de ofensa apenas escreva tudo que tem vontade de falar, amasse o papel, e depois tente desamassá-la, tenho certeza que não vai voltar a ser aquela folha lisinha como era de antes, assim fica o coração da gente quando alguém nos fala coisas das quais nos ofendem muito, a gente pode até perdoar, mas não será mais a mesma coisa, pois as cicatrizes ficam...


Um forte abraço!!
Velho Sábio!!

"MOMENTO SAÚDE"

Varizes


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
O que são varizes?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. As varizes aparecem mais comumente nas pernas, porém podem ocorrer em outras partes do corpo.
Veias são vasos sanguíneos que carregam sangue dos tecidos do corpo ao coração. Elas têm válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e forma poças nas veias. Isso então faz as veias incharem e forma as varizes. Geralmente as varizes não causam problemas médicos. Porém, ocasionalmente podem requerer tratamento para dor, problemas de pele, coágulos sanguíneos ou outras complicações. Pessoas muitas vezes fazem tratamento para varizes por razões cosméticas.

O que causa as varizes?

Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume de sanguíneo. As varizes aparecem com mais freqüência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.

Que fatores influenciam o aparecimento de varizes?

A genética tem influência no aparecimento de varizes, além disso pessoas do sexo feminino e de mais de 30 anos de idade são mais susceptíveis. Também há maior propensão de desenvolvimento de varizes durante a gravidez. O uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal podem aumentar a probabilidade de varizes. Outros fatores que contribuem para o aparecimento de varizes são: obesidade, sedentarismo e tabagismo.

Fatores de risco para varizes:

Os fatores de risco para varizes incluem:

* Genética. Ter membro da família com varizes pode elevar o risco. Aproximadamente metade das pessoas com varizes têm membros da família que também possuem veias varicosas.
*
Idade. O envelhecimento normal pode enfraquecer as válvulas das veias e provocar varizes.
* Sexo. Mulheres são 2 a 3 vezes mais propensas a desenvolver varizes do que homens.
* Gravidez. Durante a gravidez o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas. As varizes que ocorrem durante a gravidez costumam melhorar em 3 a 12 meses depois do parto.
* Obesidade e sobrepeso. Ter peso extra no corpo pode colocar pressão adicional nas veias.
* Ficar em pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas por tempo prolongado. Quando fica-se de pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas, as veias têm que trabalhar mais para bombear o sangue ao coração.

Como evitar o aparecimento de varizes?

Pode-se ajudar a evitar as varizes pelo uso de meias elásticas, manutenção de peso ideal e prática de exercícios aeróbicos.

Como é o tratamento para varizes?

O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia  (secar as varizes). Já no caso de varizes maiores a cirurgia é indicada. 
Porém, pessoas com varizes geralmente precisam apenas de medidas de cuidados próprios, como fazer certos exercícios para pernas, usar meias de compressão e evitar ficar em pé ou sentadas por muito tempo.


Fonte:    Atletismo e Saúde