quinta-feira, 31 de maio de 2012

   ATENÇÃO APAIXONADOS  POR MOTOCICLISMO
O GRANDE DIA ESTÁ CHEGANDO

Encontro Hiran Xavier de Motociclismo


FAÇA VOCÊ TAMBÉM ESSE TESTE




MOMENTO SAÚDE
 



DÉBITOS COM A CAERN

Caern oferece descontos para clientes em débito com a empresa


A partir de amanhã (1), cerca de 130 mil clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que estão com débitos na empresa até março deste ano, terão a oportunidade de quitar suas dívidas, com descontos, nos pagamentos à vista ou dividir em até 36 parcelas mensais.

A companhia pretende regularizar o atendimento aos usuários que tiveram os serviços suspensos por falta de pagamento ou até mesmo por infrações cometidas durante o fornecimento de água e/ou coleta de esgotos. Na campanha passada cerca de 18 mil imóveis, que estavam consumindo água de forma incorreta, negociaram e corrigiram as irregularidades voltando a usar o serviço.

Além disso, a Caern quer reduzir ainda mais a inadimplência, aumentando o volume de recursos para serem aplicados na universalização dos serviços, ampliação e melhoria do atendimento aos usuários


Fonte:  Jornal DeFato.com

REMÉDIOS GRATUITOS

Padilha: remédios gratuitos para asma só poderão ser distribuídos com receita médica


Padilha_na_EBCBrasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (foto), reforçou hoje (31) que a distribuição de medicamentos gratuitos contra a asma, prevista para começar na próxima segunda-feira (4), só poderá ser feita mediante apresentação de receita médica. Atualmente, mais de 20 mil drogarias em todo o país já aderiram ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Após participar de entrevista no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Padilha destacou ainda que o paciente ou responsável vai precisar apresentar o CPF.

“É como funciona com o remédio de graça para hipertensão ou diabetes: tem que levar uma receita da rede pública ou privada, tem que saber o número do CPF e, lá na farmácia, vai ficar uma cópia da receita digitalizada na hora, além de ser gravado o número do registro no CFM [Conselho Federal de Medicina] do médico. São mecanismos que o ministério desenvolveu para coibir qualquer tipo de fraude ou desvio”, explicou.

Segundo o ministro, a decisão de disponibilizar gratuitamente medicamentos contra a asma tem o intuito de atender, prioritariamente, crianças de até 6 anos. Dados da pasta indicam que, nessa faixa etária, a doença responde como a segunda principal causa de internação.

“O esforço do ministério ao colocar o remédio de graça, mais perto de onde as pessoas vivem, vai no sentido de reduzirmos as internações por asma nessa população, mas qualquer pessoa de qualquer faixa etária vai poder pegar o remédio de graça porque vamos estender para todas as faixas etárias”, destacou.


Fonte: Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz/ABr
Via Jornal O Mossoroense


PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Convênio da UFRN com Santander Universidades oferece 8 bolsas de estudo

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
O Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disponibiliza oito bolsas para alunos matriculados em cursos regulares de graduação da UFRN, presenciais ou à distância, para o período letivo de 2012.2.

Para concorrer à seleção, o aluno deverá satisfazer os seguintes requisitos: ter vínculo ativo de curso regular de graduação da UFRN; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, até o início previsto da viagem de estudos; estar matriculado no período letivo 2012.1; não estar com o programa trancado ou com todos os componentes curriculares trancados no período letivo 2012.1; não ter ingressado na UFRN por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação; e não ter obtido bolsa para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades nas edições anteriores.

A pré-inscrição no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades é feita pelo portal www.santanderuniversidades.com.br/bolsas, e a inscrição deve ser realizada na página da Secretaria de Relações de Relações Internacionais (www.sri.ufrn.br), ambos até o dia 1º de julho.

A seleção será realizada por comissão designada pelo Secretário de Relações Internacionais da UFRN, mediante o desempenho acadêmico do candidato mensurado pela Média de Conclusão Normalizada (MCN). Os alunos serão classificados em ordem decrescente de acordo com o MCN e serão distribuídos entre as universidades de acordo com a ordem de preferência escolhida no formulário de inscrição.

O resultado será publicado no site www.sri.ufrn.br no dia 10 de julho 2012. Para mais informações, conferir o edital pelo site: http://www.sri.ufrn.br/files/documentos/Edital_Luso_brasileiras_2012.pdf.
 
 
Fonte:   Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via   DNonline

AGENTES PENITENCIÁRIOS DO RN ESTÃO EM GREVE


Greve dos agentes penitenciários impede visita no semi-aberto da João Chaves


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte entraram em greve nesta quinta-feira (31), como haviam adiantado ontem. A decisão de greve ocorreu após o diálogo com o Governo do Estado não ter avançado como previa a categoria. Na sexta-feira da semana passada, os agentes foram informados que o Executivo não teria condições de atender as reivindicações.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp/RN) está na ala do regime semi-aberto do Complexo Penal Doutor João Chaves, na zona Norte de Natal, organizando o movimento grevista na unidade. Segundo a agente Lindalva Campina, todas as cadeias públicas do Estado trabalham com 30% do pessoal, como previsto por lei. No caso do semi-aberto do Complexo João Chaves, este número corresponde a três homens, que também fazem a segurança na ala de regime aberto.

Mesmo hoje sendo dia de vistas nestas alas, Lindalva afirma que é provável que não seja permitida a entrada das pessoas nos pavilhões, devido ao número insuficiente de agentes em atividade. "Os agentes de plantão vai realizar seu serviço de hoje elegendo prioridades. A visita não é o mais importante a se fazer", explicou.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

A DENGUE NO RN


Municípios do RN mais afetados pela dengue ainda não têm plano de ação


Municípios do RN mais afetados pela dengue ainda não têm plano de ação
Municípios do RN mais afetados 
pela dengue ainda não têm plano de ação
Apesar do crescente número de casos de dengue, considerado alarmante pela Secretaria Estadual de Saúde, os municípios mais afetados pela epidemia ainda não definiram seus planos de ação para conter a doença.

 Segundo a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, esses planos estão sendo produzidos, sob a supervisão da Sesap, mas ainda não foram finalizados. 

O Ministério da Saúde incrementou o repasse de 35 municípios, considerados de alto risco, em 20%. A Sesap realizou uma entrevista coletiva na manhã de hoje para explicar a situação da dengue no Estado.

Em 2012 já foram notificados 13.724 casos até a semana 20, sendo que 31 óbitos são suspeitos de terem sido causados pela Dengue, o que chama a atenção para os casos graves da doença, que afeta todo o Estado, que possui 62 municípios com alta incidência da Dengue.

A prevenção da Dengue depende também de uma coleta regular de lixo e materiais como pneus, um eficiente sistema de abastecimento de água, que reduz a necessidade de armazenamento de água em tonéis, ações educativas desenvolvidas nas escolas, entre outras ações a serem desenvolvidas de forma conjunta. Os municípios ficam responsáveis pelo combate preventivo à proliferação do mosquito.


Fonte:  Jornal  Tribuna do Norte
Isaac Lira - repórter

PRAZO PARA A ENTREGA DO SIMPLES NACIONAL ENCERRA-SE HOJE


Microempreendedor tem até hoje para entregar declaração

O prazo para a entrega da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), relativa ao ano-calendário 2011, termina no fim do dia de hoje (31) (às 23h59, horário de Brasília). A declaração encontra-se na internet na página do Simples Nacional.
  
De acordo com o Comitê Gestor do Simples, o empreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria, legalizado como pequeno empresário. É necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

O contribuinte que não entregar no prazo passa a pagar, a partir de amanhã (1), multa de 2% ao mês sobre o valor dos tributos calculados, limitados a 20%, sendo o mínimo de R$ 50.

De acordo com a Receita, no momento da apresentação da declaração, a multa será gerada automaticamente com o recibo de entrega. Segundo a Receita, caso seja quitada em até 30 dias após a entrega, a multa é reduzida em 50%.


Fonte: Agência Brasil
Via  Jornal  Tribuna do Norte

quarta-feira, 30 de maio de 2012


"MOMENTO SAÚDE"

Diabetes

Dr. Drauzio Varella
Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:

a) Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;
b) Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
c) Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;
d) Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

Sintomas

* Poliúria – a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia);
* Aumento do apetite;
* Alterações visuais;
* Impotência sexual;
* Infecções fúngicas na pele e nas unhas;
* Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;
* Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas;
* Distúrbios cardíacos e renais.

Fatores de risco

* Obesidade (inclusive a obesidade infantil);
* Hereditariedade;
* Falta de atividade física regular;
* Hipertensão;
* Níveis altos de colesterol e triglicérides;
* Medicamentos, como os à base de cortisona;
* Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II);
* Estresse emocional.

Recomendações

* O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, os cuidados de uma equipe multidisciplinar. Procure seguir as orientações desses profissionais;
* A dieta alimentar deve ser observada criteriosamente. Procure ajuda para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que você se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta. Uma vez ou outra, você poderá saboreá-los desde que o faça com parcimônia;
* Um programa regular de exercícios físicos irá ajudá-lo a controlar o nível de açúcar no sangue. Coloque-os como prioridade em sua rotina de vida;
* O fumo provoca estreitamento das artérias e veias. Como o diabetes compromete a circulação nos pequenos vasos sangüíneos (retina e rins) e nos grandes vasos (coração e cérebro), fumar pode acelerar o processo e o aparecimento de complicações;
* O controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicérides deve ser feito com regularidade;
* Medicamentos à base de cortisona aumentam os níveis de glicose no sangue. Não se automedique;
* O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Não minimize seus sintomas. Procure logo um serviço de saúde se está urinando demais e sentindo muita sede e muita fome.

Tratamento

O diabetes não pode ser dissociado de outras doenças glandulares. Além da obesidade, outros distúrbios metabólicos (excesso de cortisona, do hormônio do crescimento ou maior produção de adrenalina pelas supra-renais) podem estar associados ao diabetes.

O tipo I é também chamado de insulinodependente, porque exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. A suspensão da medicação pode provocar a cetoacidose diabética, distúrbio metabólico que pode colocar a vida em risco.

O tipo II não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. A doença descompensada pode levar ao coma hiperosmolar, uma complicação grave que pode ser fatal.
Dieta alimentar equilibrada é fundamental para o controle do diabetes. A orientação de uma nutricionista e o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras podem ajudar muito a reduzir o peso e, como conseqüência, cria a possibilidade de usar doses menores de remédios.

Atividade física é de extrema importância para reduzir o nível da glicose nos dois tipos de diabetes.

Fonte:   Dr. Drauzio Varella

DISTRIBUIÇAO GRATUITA DE REMÉDIO PARA ASMA


MS começa a distribuir remédio grátis para asma
 
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
As farmácias populares da rede própria, que são administradas e montadas pelo governo, e as unidades privadas de todo o país passam a ofertar, gratuitamente, três medicamentos para asma em 10 apresentações a partir desta segunda-feira (4). O brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol foram incluídos na ação Saúde Não Tem Preço, ao lado dos 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. Eles serão ofertados em 554 unidades próprias e 20.374 da rede privada, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Para retirar os medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a relevância desta nova inclusão de medicamentos no programa. “Estamos dando um passo importante para reduzir o número de internações e de óbitos por asma”, observou Padilha. A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado neste mês pela presidenta Dilma Rousseff, cujo objetivo é tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças nesta faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.


Os medicamentos incorporados já fazem parte do elenco do programa Farmácia Popular, ou seja, são ofertados à população com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Com a inclusão deles no Saúde Não Tem Preço, o valor de referência - estabelecido pelos laboratórios produtores - será mantido e o governo assumirá a contrapartida que era paga pelo cidadão.


A incorporação destes medicamentos ampliará o orçamento atual do Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões por ano. O orçamento de 2012 do programa, sem contar os valores previstos para cobrir os custos com a inclusão dos medicamentos para asma, é R$ R$ 836 milhões.


A gratuidade deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma. A estimativa do Ministério da Saúde é a de que este número possa quadruplicar, como ocorreu com os medicamentos para hipertensão e diabetes após um ano de lançamento da gratuidade pelo programa Saúde Não Tem Preço, iniciado em fevereiro de 2011.


Fonte: Agência Saúde
Via DNonline

GREVE DA UERN: GOVERNO IRÁ RECORRER DA DECISÃO JUDICIAL

Governo vai recorrer da decisão do TJRN sobre a greve da UERN


O Governo do Estado recorrerá da decisão publicada nesta quarta-feira (30) no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, onde a juíza convocada Sulamita Pacheco reconhece a legalidade da paralisação dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
 
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Segundo o Consultor-Geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, a decisão divulgada liminarmente será analisada pelo Governo, já que, apesar da greve ser considerada legal, existem algumas implicações que devem ser avaliadas, como o fato de garantir um percentual mínimo das atividades para a população, por exemplo.

O processo que requer a suspensão imediata da greve e retorno imediato ao trabalho de todos os servidores e professores da UERN– foi ajuizada na última sexta-feira (25) pelo Governo do Estado.

O Governo do RN, por meio da governadora Rosalba Ciarlini, buscou o diálogo e procurou a negociação para encaminhar o Projeto de Lei ao Parlamento condicionado à observância do limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas as propostas foram rejeitadas já que os professores e servidores somente aceitam o pagamento retroativo ao mês de abril de 2012.
 
Assim, coube ao Estado judicializar o assunto para tentar garantir que os alunos da UERN não sejam penalizados com a paralisação.
O Estado do Rio Grande do Norte se encontra acima do limite prudencial instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, dessa forma, a distribuição do reajuste possibilitaria a concessão dos aumentos aos servidores.
 
 
Fonte:   Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via   DNonline

MAIS UMA INSTITUIÇÃO IRÁ ENTRAR EM GREVE


Agentes penitenciários iniciam greve nesta quinta-feira


Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte darão início nesta quinta-feira (31) a uma paralisação por tempo indeterminado. A decisão de greve ocorreu após o diálogo com o Governo do Estado não ter avançado como previa a categoria. Na sexta-feira da semana passada, os agentes foram informados que o Executivo não teria condições de atender as reivindicações. "Fomos comunicados que o Governo iria priorizar outros setores. Sinceramente, acho impossível algum mais precário que o Sistema Prisional", opinou Vilma Batista, presidenta do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp/RN).

Agente penitenciários paralisam atividades nesta quinta-feira
 
O clima nos presídios do Estado, que já é considerado tenso, pode se agravar com a diminuição do efetivo nas unidades. "Infelizmente não é o que a gente queria, mas não houve compromisso e a categoria votou pela paralisação por tempo indeterminado", acrescentou Vilma. A presidenta do Sindasp esclareceu como funcionará a quantidade de efetivo durante o período da greve: "Não podemos deixar apenas os 30% do efetivo, mesmo que isso esteja previsto em lei, por uma questão de segurança. Os agentes se revezarão para que a porcentagem seja maior". Visitas, inspeção em alimentos para presos e audiências podem ser suspensas.

A categoria reivindica melhores condições de trabalho, através de reformas nas estruturas físicas de unidades prisionais. Além disso, também reclama a nomeação de 55 agentes, já formados e prontos para reforçar o efetivo considerado deficitário, e um curso de formação para outros 500 aprovados em concurso. Para a guarda de mais de 7 mil presos em todo o Rio Grande do Norte, há pouco mais de 900 agentes. Também na pauta está o reajuste salarial. "Lutamos por um projeto de lei para que o nosso salário seja uma parcela única e não dependa de gratificações, semelhante a um subsídio. Queremos que o projeto tramite para que possa ser encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa", afirmou Vilma. 

Representantes do Sindasp foram convocados para uma reunião com o secretário interino da Sejuc, Aldair da Rocha, para tentar encontrar um caminho de solução. Até o final da manhã desta quarta-feira, ainda não havia alteração quanto à decisão de greve.
 
 
Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

NOVOS POLICIAIS CIVIS SÃO CONVOCADOS


Governo divulga lista de convocação de policiais civis

 

O Governo do Estado divulgou a lista dos 85 novos policiais civis convocados nesta terça-feira (29). A lista com os nomeados aponta as cidades onde serão lotados. Prioritariamente, os policiais foram destinados para o interior do Rio Grande do Norte.

As cidades de Parnamirim, Ceará Mirim, Extremoz, Touros, São Bento do Norte, Marcelino Vieira, Caraúbas, Campo Grande, Umarizal, Janduís, Lajes, Nísia Floresta, Arez, Goianinha, Angicos, São Miguel, Parelhas, Currais Novos, Baraúna e Açu, receberão o reforço no efetivo dos quadros da Polícia Civil. 

Clique aqui e confira a lista com os nomeados.
 
 
Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

ESPAÇO INFORMATIVO: DENGUE E SEUS SINTOMAS



Sintomas da Dengue 


O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.





Dengue Clássica

Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.


Arte G1

Veja imagens das manchas na pele e aspectos clínicos

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.


Fonte:  dengue.org.br

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROFMAT 2013


PROFMAT abre vagas para Mestrado Profissional em Matemática






O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) abre inscrições para o ano 2013. Estão sendo oferecidas 1.570 vagas para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal.

Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão sendo oferecidas 15 vagas, sendo 20% delas abertas à sociedade e as demais para professores da rede pública de ensino.

As inscrições vão até o dia 2 de julho e só poderão ser feitas através da seguinte página na internet: www.profmat-sbm.org.br.

Através do programa, são oferecidas bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destinadas a professores da rede pública.

O PROFMAT é um programa gratuito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
 
 
Fonte:  Redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via  DNonline

A GREVE NA SAÚDE AINDA PERSISTE

Governo tenta suspender greves


O governo estadual vai pedir a suspensão da greve dos médicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), a exemplo do que já fez com relação à greve dos professores e técnicos administrativos da  Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), informou ontem o procurador geral do Estado, Miguel Josino Neto. A greve dos médicos completou 30 dias ontem. A dos servidores da Uern deve completar um mês no sábado,  2 de junho.

Alberto LeandroHospital Walfredo Gurgel, em Natal: o prejuízo à população é o argumento do governo para pedir que os médicos voltem ao trabalhoHospital Walfredo Gurgel, em Natal: o prejuízo à população é o argumento do governo para pedir que os médicos voltem ao trabalho

O procurador geral do Estado, Miguel Josino Neto, disse que o governo decidiu "judicializar" a greve dos médicos, pedindo a sua suspensão, em decorrência dos "prejuízos causados à população" quanto à prestação dos serviços de saúde, assim como os estudantes da Uern também estão sendo prejudicados pela falta de aulas nos campi da Uern.

Miguel Josino Neto afirmou que o governo quer cumprir os acordos firmados com as diversas categorias de servidores públicos, "mas só  quando essa possibilidade for permitida pelo Tribunal de Contas do Estado", quanto a avaliação sobre o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

"A gente reafirma que as perdas salariais serão respostas, mas essa implantação não pode ser feita, agora, por conta do limite prudencial", disse Josino Neto, que continuou: "Também estamos aguardando o resultado do quadrimestre, que vai ser divulgado pela Controladoria Geral do Estado". 

Segundo o procurador, a despeito do governo estar experimentando aumento de receita, como de ICMS, o Estado continua a enfrentar dificuldades financeiras por conta do "crescimento vegetativo" da folha de pessoal, em virtude da implantação de anuênios, reajustes salariais por determinação judicial, mudanças de níveis, promoções e progressões funcionais.

Enquanto o Estado gasta 80% dos recursos da saúde para pagamento da folha dos servidores da Sesap, compara ele, o governo federal gasta apenas 37% de sua receita com os salários do funcionalismo público da União: "Qual é o índice de reajuste que o governo federal vem dando, ele tem margem para dar..."

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, Geraldo Ferreira, informou que hoje à noite haverá uma reunião, na sede da rua Apodi, centro, com os presidentes dos conselhos das 14 profissões que atuam na área de saúde, a fim de avaliar a crise do setor.

Ele disse que as negociações com o governo chegaram a um impasse e mesmo depois de quatro reuniões, duas das quais feitas diretamente com a governadora Rosalba Ciarlini, há 15 dias que o governo não apresenta nenhuma proposta, dentro do que inicialmente chegou a ser iniciado, como uma reposição salarial de 7% e a substituição da produtividade por uma gratificação de desempenho, pois a produtividade que vinha sendo paga desde 2009, no valor de R$ 3 mil, chegou a ser paga apenas R$ 1,2 mil ultimamente.


Decisão sobre Uern deve sair em 48 horas

No dia 25 deste mês, o governo havia requerido, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a concessão de tutela antecipada contra a Associação dos Docentes da Uern (Aduern) e do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern),  a fim de determinar a imediata suspensão da greve iniciada em 2 de maio.

Mas, na audiência de conciliação com a desembargadora em substituição Sulamita Bezerra Pacheco, que acabou frustando os servidores da Uern, o governo reiterou que não pode implementar o reajuste de 10,65% retroativo a abril por causa do limite prudencial de gasto com pessoal. A desembargadora Sulamita Pacheco disse que como o acordo não foi possível", deverá julgar o pedido de suspensão da greve em 48 horas.

O consultor geral do Estado, José Marcelo Costa, representou o governo e reiterou o pedido para que os professores e técnicos administrativos retornassem às atividades e também voltassem a abrir as negociações com o governo.

Costa declarou que o Estado "não tinha condições de fixar prazo para o pagamento dos reajustes" por estar, no momento, impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além do fato de que outras 14 categorias de servidores esperam pela implantação do plano de cargos: "O Estado tem realizado inúmeros esforços para tentar sair do limite prudencial, mas esse resultado não é a curto prazo".

Costa ainda falou sobre o pedido para que "os professores retomem as aulas, que o Estado garante continuar as negociações para o pagamento do reajuste", que, em 14 de setembro de 2011 foi objeto de acordo para ser pago em três parcelas, sendo 10,63% em abril deste ano e 7,43% em abril de 2013 e 2014, e que pôs fim a uma greve de 106 dias.

"A primeira parte do acordo deveria ter sido paga, mas não há nem previsão. Nós não podemos trocar um acordo já feito e assinado por nada, que é essa proposta feita hoje", disse o presidente da Aduern, Flaubert Torquato Lopes.



Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte
Valdir Julião - Repórter

terça-feira, 29 de maio de 2012

MOMENTO "naserra" PARA REFLEXÃO



A Mochila e as Pedras

 






 

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.
Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:
- O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.
"Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo?"Pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:
- Deus sempre sabe o que faz...

O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.
Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.
Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.
Temendo a dor, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.
Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.
Mas aqueles que encaram pra valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.

                                            Como está sua mochila?


 

  Mensagens Angels

"MOMENTO SAÚDE"

Derrame pleural

Dr. Drauzio Varella
A pleura é uma membrana delicada que recobre o pulmão pelo lado de fora (pleura visceral) e a superfície interna da parede torácica (pleura parietal). Entre as duas pleuras, existe uma camada muito fina de líquido, que facilita o deslizamento suave dos pulmões dentro da caixa torácica, quando se enchem e esvaziam de ar.

O derrame pleural, ou água na pleura, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. De acordo com a composição química, ele pode ser classificado em transudato, quando não há lesão no espaço pleural nem sinal de células inflamatórias, e em exsudato, causado pelo aumento da permeabilidade dos vasos da microcirculação e com presença de células em decomposição.



Causas

As causas mais comuns dos derrames pleurais são a falta de algumas proteínas que ajudam a manter a água dentro dos vasos sanguíneos e a obstrução de canais responsáveis pelo escoamento do líquido pleural. Tumores, infecções, sangramentos e doenças cardíacas, renais ou hepáticas são também causas possíveis da enfermidade.

Sintomas

Os sintomas do derrame pleural podem variar bastante. Os mais característicos são falta de ar (dispneia), mesmo em repouso; cansaço na realização de esforços; dor para respirar, especialmente nas inspirações profundas (a chamada dor pleurítica). Em casos mais graves, pode ocorrer uma elevação entre as costelas, como se a pele estivesse sendo empurrada para longe do tórax.

Diagnóstico

O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente e os resultados dos exames de sangue, do líquido pleural, da radiografia de tórax e, se necessário, da toraconcentese acompanhada de biópsia. A vídeopleuroscopia é outro exame que pode ser realizado, se os anteriores não forem conclusivos para o diagnóstico da causa do derrame.

Tratamento

A maioria dos derrames pleurais se resolve em pouco tempo, com o tratamento da doença que os provocou (pneumonia ou doença cardíaca, por exemplo). Entretanto, alguns casos requerem cirurgia ou a colocação de drenos no tórax.
Exercícios de fisioterapia respiratória são fundamentais e devem ser introduzidos desde o início do tratamento. Entre outros benefícios, eles ajudam a acalmar os sintomas dolorosos e a aumentar a amplitude respiratória.

Recomendações

* Procure assistência médica se sentir dor no peito ou dificuldade para respirar;
* Fique longe do cigarro. Ele é um veneno também para as duas pleuras.


Fonte:   Dr. Drauzio Varella

CAERN E OS DETALHES DA CONTA DE CONSUMO

Caern alerta população sobre detalhes da conta de consumo



Clientes devem estar atentos aos detalhes que vem destacados nas contas de água, alerta  a Caern.
Será que com as tribulações do dia-a-dia e tantas obrigações a pagar, nós verificamos o que pagamos em detalhes nas contas mais comuns da nossa casa, como luz e água?

Será que você já verificou o que consta na sua conta de consumo de água/esgoto,por exemplo, além do total a pagar? Muitos clientes não têm a preocupação de verificar detalhadamente a fatura de pagamento.

Visando deixar o consumidor bem informado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)está fazendo um alerta para que a população leia a conta, para tomar conhecimento de dados importantes sobre o controle da qualidade da água, número da matrícula e telefones do escritório, que constam na fatura e que podem ajudar ao cliente.

No alerta da Companhia, explicações que o cliente deve ficara tento. Na primeira parte do papel com a conta de consumo, encontram-se os dados do cliente, com o número da matrícula, quantidade de economias (residencial, comercial, industrial ou público), situação dos serviços de água e esgoto, que podem estar ligado ou desligado e o número do hidrômetro, dados importantes para quando necessitamos ligar para o escritório de atendimento para tirar dúvidas ou solicitar algum serviço, acima deste campo pode-se conferir os dados da companhia, com endereço e telefones do escritório mais próximo de sua residência.

Abaixo, já no meio da fatura verifica-se discriminadamente o consumo de água, através da faixa de consumo onde constam o histórico, média de consumo, o número de dias consumidos e descrição da quantidade de água utilizada em metros cúbicos (M3) com os respectivos valores para cada M3.

Após visualizar todo o detalhamento do seu consumo de água, a Caern oferece os dados de controle da água para o consumo humano, com os parâmetros permitidos e o valor obtido em sua residência. Uma novidade é que nas próximas faturas da sua conta de água constará o pagamento da conta referente ao mês anterior.

A Companhia de Águas e Esgotos ainda orienta o consumidor para que guarde as suas faturas de consumo junto com o comprovante de pagamento, até a chegada do comprovante de quitação de débitos anuais que será entregue a partir do mês de maio para os clientes com todos os débitos do ano anterior quitados.

A Caern já oferece este direito do consumidor, desde que a Lei nº 12.007 de 29/07/09 entrou em vigor. "Desde a vigência da lei a Caern fornece a quitação de débitos para os nossos clientes" destaca o Engenheiro José Dantas, assessor Comercial da Companhia.

O consumidor também poderá visualizar sua quitação no site da Caern através do link disponibilizado na área de Serviços On-line e a tabela de todos os serviços realizados pela Caern, onde também você pode tirar as dúvidas relativas a tarifas e serviços, entre eles a ligação de água e esgoto, inclusive com o custo de cada serviço para o consumidor.

Serviços - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte continua realizando serviços de reposição do asfalto em diversas ruas de Mossoró.

Esses serviços estão sendo feitos nos locais onde foram realizadas as escavações e já estão com pavimentação a paralelepípedo. Alguns trechos já foram concluídos, como a avenida Rio Branco, próximo a Estação das Artes . O último ponto que passará por serviços de reposição da camada asfáltica, será na rua Prudente de Morais, nos dois lados da avenida Rio Branco.

Com os R$ 46 milhões que estão sendo investidos pela Companhia no esgotamento sanitário de Mossoró, a expectativa do Governo é que a cidade atinja 80% de coleta e tratamento de esgotos.


Fonte:  Correio da Tarde
             Correio Mossoró
Por Elizangela Moura

VAGAS NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO ENEM

 

Instituições de ensino superior oferecerão mais de 1.200 vagas pelo Enem


Com a aproximação do mês de junho chegam também o mês das férias, mas para algumas pessoas a interrupção do período letivo sinaliza a divulgação dos editais de inscrição para o próximo semestre. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) serão oferecidas 40 vagas para o curso de licenciatura em Matemática. Já a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) informou que 1.190 vagas serão ofertadas para o próximo período.

O novo reitor da Ufersa, Arimatéia Matos, disse que a abertura de vagas para o segundo semestre da instituição ainda são referentes ao Enem realizado no ano de 2011. "Para os segundo semestre foram contabilizadas abertura de 1.190 vagas em diversos cursos, porém elas dizem respeito aos alunos que fizeram o Enem equivalente ao ano passado. Aqueles que fizerem o exame em novembro deste ano concorrerão às vagas destinadas ao ano letivo de 2013, porém não há uma definição da quantidade de vagas a serem ofertadas", destacou o reitor.

A Ufersa utilizou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os candidatos que concorrem às vagas disponibilizadas pela instituição através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), constituindo assim o exame a única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

O reitor destaca a importância de se utilizar o Enem como forma de seleção nas instituições de ensino superior.

"Através do Sisu e Enem muitos alunos, em mais de 1.500 cidades puderam ingressar nas universidades.

 Muitas pessoas que moravam em regiões interioranas e não tinham condições de se dirigir aos grandes centros para fazer as provas, viram no Enem uma oportunidade, pois o exame é realizado em diversos municípios, não sendo necessário mais o deslocamento desses indivíduos", frisou o reitor.

O diretor da Ufersa campus Mossoró, Hélio Henrique, informou que para o segundo semestre deste ano serão ofertadas 40 vagas para o curso superior de Matemática. Já o campus de Natal irá ofertar 26 vagas para o curso de Espanhol e 36 para o curso de Informática. O campi de Santa Cruz também oferece 36 vagas para o curso de Física.

"Deve-se destacar que os concorrentes às vagas do 2º semestre são aqueles inscritos nas edições 2010 e 2011 do Enem. As inscrições vão acontecer entre os dias 4 e 22 de julho", explicou o diretor.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

PROFESSORES DA UERN: PAGAMENTOS AUTORIZADOS

Governo do Estado autoriza pagamento dos salários dos professores da UERN

  Arquivo/Defato
Lindocastro Nogueira é advogado da ADUERN
O governo do Estado não cortou os salários dos professores da UERN como tinha anunciado a governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade na cidade de Pau dos Ferros, na última sexta-feira. Os professores estão em greve desde o dia 2 de maio.

 De acordo com o advogado da Associação dos Docentes da UERN (Aduern) Lindocastro Nogueira, a única maneira de o governo fazer isso era não repassando os recursos para a Universidade, o que já foi feito.

 Agora, o pagamento fica por conta da reitoria.

 “O governo do Estado já fez autorização do pagamento”, ratificou. O reitor da Uern, Milton Marques, confirmou o repasse do dinheiro e disse que nesta quarta-feira o salário dos professores estará liberado.

Uern e Governo não chegam a um acordo e paralisação continua

O advogado acredita que a Justiça vai aprovar a ilegalidade da greve, pedida pelo governo, mas não ficará contra os servidores na briga judicial pelo reajuste. “O Estado vai ter de provar que existe impedimento jurídico ou financeiro para não dar o reajuste, o que não existe”, destacou Lindocastro, afirmando possuir documentos que comprovam a condição financeira do Estado de dar o aumento.

Sobre a reunião de conciliação, o advogado disse que o Estado voltou a alegar problemas com o Limite Prudencial de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, o comando de greve achou por bem manter a paralisação. Uma assembleia deverá ser marcada nestes dias para apresentar o resultado desse encontro.


Fonte:  Redação do Jornal DeFato.com
José de Paiva Rebouças/ Da Redação