terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MENSAGEM PARA REFLEXÃO



Mensagem para reflexão






Não digas: "PAI NOSSO" ,
se não te comportas cada dia como um filho,
nem tratas os demais como irmãos.

Não digas: "QUE ESTÁS NOS CÉUS" ,
se somente pensas e amas as coisas da terra.

Não digas: "SANTIFICADO SEJA O TEU NOME" ,
se estás preocupado em santificar o nome de outros deuses
que tomam parte de sua vida.

Não digas: "VENHA O TEU REINO" ,
se não acreditas nem estás preparando-te para este acontecimento.

Não digas: "SEJA FEITA A TUA VONTADE" ,
se não aceitas quando é dolorosa.

Não digas: "ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU" ,
se não acreditas na vida eterna.

Não digas: "O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE" ,
se não te preocupas com tantos pobres que hoje estão com fome.

Não digas: "E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS,
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES" ,
se ainda guarda rancor e ódio do teu irmão.

Não digas: "E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO" ,
se tua intenção constante é pecar.

Não digas: "MAIS LIVRAI-NOS DO MAL" ,
se não cooperas com Deus frente as tentações do inimigo.

Não digas: "AMÉM !" ,
se não acreditas no Pai Nosso.


"MOMENTO SAÚDE"

Esclerose lateral amiotrófica (ELA)

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.
Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.
Outra causa provável é que uma dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas. Isso aconteceu com os chamorros, habitantes da ilha de Guan no Pacífico, onde o número de casos é cem vezes maior do que no resto do mundo. Estudos recentes em ratos indicam que a ausência de uma proteína chamada parvalbumina pode estar relacionada com a falência celular característica da ELA, uma doença relativamente rara (são registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo), que acomete mais os homens do que as mulheres a partir dos 45/50 anos.
Apesar das limitações progressivas impostas pela evolução da doença, o paciente costuma ser uma pessoa dócil, amorosa, alegre, que preserva a capacidade intelectual e cognitiva e raramente fica deprimida.
Sintomas
O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.
Diagnóstico
A doença é de difícil diagnóstico. Em grande parte dos casos, o paciente passa por quatro, cinco médicos num ano, antes de fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Tratamento
O tratamento é multidisciplinar sob a supervisão de um médico e acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
A pesquisa com os chamorros serviu de base para o desenvolvimento de uma droga que inibe a ação tóxica do glutamato, mas não impede a evolução da doença. Os experimentos em andamento com animais apontam a terapia gênica como forma não só de retardar a evolução como possibilidade de reverter o quadro.
Recomendações
* O diagnóstico e o início precoce do tratamento são dois requisitos fundamentais para retardar a evolução da doença. Não subestime os sintomas, procure assistência médica;
* Embora a ELA seja uma doença degenerativa irreversível, não há como fazer prognósticos. Em alguns casos, a pessoa vive muitos anos e bem;
* A relação do paciente com a equipe médica e familiares é sempre muito rica. Ele está sempre animado e procurando alternativas para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia;
* Pelo menos aparentemente, o portador da doença costuma sofrer menos do que o cuidador, que deve precisa aprender a maneira correta de tratar do doente, sem demonstrar que teme por sua morte eminente.
Fonte: Dr. Drauzio Varella


PODERÁ HAVER MUDANÇA NA LEI SECA


Lei Seca pode ser mudada para punir quem se nega a soprar o bafômetro

O governo pretende alterar a Lei Seca (Nº 11.705/2008) para que os motoristas que estiverem dirigindo alcoolizados possam ser processados mesmo que se recusem a passar pelo chamado teste do bafômetro. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ideia é que “todas as provas admitidas pelo Direito possam ser usadas contra o infrator, como testemunhas e filmagens por câmeras de segurança, de modo que a lógica da Lei Seca seja invertida e o próprio acusado passe a ter o interesse de se submeter ao teste para escapar da cadeia.

“Nós temos uma boa lei, mas há uma falha que precisamos corrigir. De acordo com a Constituição, ninguém pode ser obrigado a produzir provas contra si próprio, o que faz com que o teste do bafômetro para medir a dosagem de álcool no sangue seja burlado se a pessoa se recusar a fazer”, explicou Cardozo. Por isso, o Ministério da Justiça está em entendimentos com o Senado e com a Câmara para alterar a lei, com a aprovação de mudanças que impeçam os motoristas bêbados de se beneficiar dessa situação.

O ministro disse que as mudanças pretendidas pelo governo na legislação incluem aumentar o valor da multa para quem for detido alcoolizado ao volante e, também, aplicar punições mais rigorosas sem necessidade de comprovar a presença de álcool no sangue. Para ele, a mudança na Lei 11.705 “é fundamental para acabar com a sensação de impunidade que ela enseja em virtude desta situação [a recusa do motorista de se submeter ao teste do bafômetro]”, disse o ministro.

Fonte: Agência Brasil
Via dnonline

Hospital Tarcísio Maia investe na capacitação dos servidores


O Hospital Regional Tarcísio Maia, através do Núcleo de Estágio Permanente(NEEP),  inicia na próxima quinta feira(2), mais uma etapa do Programa de Educação Permanente, com atividades que serão desenvolvidas durante esse mês.

O programa que já realizou outras etapas no ano passado, tem como objetivo atualizar e capacitar os servidores daquela unidade hospitalar. "Estamos trabalhando nossa equipe  para melhorar o atendimento ao usuário do SUS, desde a entrada do Hospital", disse  Josodete Soares, coordenadora do RH.

Na programação, destaca-se  na quinta feira(2), a palestra do técnico de segurança do trabalho Bruno Vinícius sobre a "Comissão Interna de Prevenção de Acidentes"(CIPA).
Na terça feira(7), o assunto a ser abordado será "Registros em Enfermagem", com o professor Doutor, Johny Carlos de Queiroz, atual coordenador do NEEP.
Encerrando, na quinta feira(9), o médico urologista Massami Okamoto abordará o tema "Câncer de Próstata".

Fonte: Tribuna do Norte
Com informações da Assessoria de Imprensa

CONFERÊNCIA REGIONAL DE CULTURA

Secultrn/FJA e Prefeitura de Natal realizam agora à tarde última Conferência Regional de Cultura

Com presença do presidente da Funcarte, Roberto Lima, e da Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, acontece nesta terça-feira à tarde a última Conferência Regional de Cultura de Natal, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, anexo à Fundação José Augusto, no Tirol.  

Aproximadamente 29 municípios foram convidados para encaminhar representantes para a Conferência, que já teve outras etapas em vários municípios do Estado e contou a presença da Secult-RN. "Nesses encontros falamos sobre as ações do Governo do Estado na área da cultura para 2012, como por exemplo a criação e utilização do Fundo Estadual de Cultura - cujos recursos têm destino de 50% para a Grande Natal e 50% para o interior do Estado; do incentivo à leitura e formação de leitor, através do programa em parceria com o Governo Federal, Agentes de Leitura, e dos cursos de capacitação para agentes de cultura, dentre outros assuntos", explicou Isaura Rosado.

De acordo com a assessora jurídica e coordenadora das Conferências Regionais de Cultura da Secultrn/FJA, Ivanira Machado, em cada uma das conferências cerca de seis a 10 municípios participaram das reuniões. Segundo ela, as discussões foram muito positivas, as pessoas se mostravam interessadas e inteiradas das expectativas do Governo Estadual e Federal. E, para aquelas que ainda não sabiam ainda do processo de construção tanto dos Planos Municipais, quanto do Estadual de Cultura, as reuniões e esclarecimentos foram uma espécie de "despertar".
Fonte: Tribuna do Norte

CAMINHADA PELA PAZ

CAMINHADA PELA PAZ EM FRUTUOSO GOMES

Neste domingo 29/01/2012 foi realizada a primeira Caminhada Pela Paz em Frutuoso Gomes. Um grande número de pessoas concentraram-se na praça da Igreja, no centro da cidade e saíram em caminhada pelas principais ruas de Frutuoso Gomes.

Vestidos de branco e segurando uma pequena bandeira simbolizando a paz, os participantes encerraram a caminhada no palco de eventos onde aconteceu uma missa celebrada pelo Padre Possidio. O mesmo convocou a todos para um grito de guerra: "Nós queremos PAZ! Basta de violência!!!. O Padre Possidio ainda propôs ao município a criação de um projeto de educação pela paz que atingisse todas as escolas do município coordenado pela secretaria municipal de Educação.


Logo em seguida uma turma de jovens apresentaram uma linda coreografia intitulada Funk da Paz.

MENSAGEM:

"Vivemos em um tempo em que a violência parece superar sentimentos como o
 amor ao próximo e o respeito. São muitos conflitos, guerras, mortes, desrespeito e indignação. Mas existe um sentimento que é capaz de anular tudo isso: a paz".






Fátima Edylene apresentou
 linda mensagem de PAZ ao público


APRESENTAÇÃO DO FUNK PELA PAZ:






Fonte: Paróquia de Martins

MOSSORÓ X DENGUE

Número de casos diminui em Mossoró, mas risco de epidemia continua alto



mosquito_da_dengue_3Mossoró acompanhou a tendência nacional de redução de casos da dengue em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2011. O Departamento de Vigilância à Saúde confirma 16 casos este mês. Em janeiro do ano passado foram confirmados 100 casos. A chefe do Departamento, Alanny Medeiros, atribui essa queda à diminuição das chuvas este ano e ao trabalho de prevenção desenvolvido pelo órgão.
É que o período chuvoso favorece à proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que se desenvolve em água parada e limpa, e em janeiro do ano passado choveu mais do que neste mês. Medeiros também atribui à redução a medidas de enfrentamento à doença durante o ano, que baixaram o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Esse índice mede o risco de infestação do mosquito, chegou a 6,9% em 2011 e caiu para 3,8%. O LIRAa É calculado na inspeção que os agentes de endemias realizam aos grupos de 100 residências de cada mil unidades habitacionais dos 28 bairros da cidade. Apesar da redução, Alanny Medeiros alerta que o índice continua alto e que o combate tem que ser constante.

"Estamos fazendo caravanas contra a dengue a cada 15 dias, nos bairros com maior índice de infestação", informa Medeiros, acrescentando que a população tem colaborado, mas precisa permanecer vigilante, já que os focos da doença surgem dentro das casas e que medidas simples, porém importantes, precisam ser tomadas de forma constante. 

PREVENÇÃO
O objetivo principal é evitar água parada. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água; manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
Também é importante limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água; jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados; drenar terrenos onde ocorra formação de poças; não acumular latas, pneus e garrafas.
Outra dica é não cultivar plantas aquáticas; manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos; lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; evitar furos em sacos de lixo, entre outras medidas.
Segundo a coordenação nacional do Programa Nacional de Controle da Dengue, o número de casos de dengue no Brasil este mês diminuiu 60% em relação a janeiro do ano passado. Em janeiro de 2011 foram registrados 40 mil casos em todo o Brasil, enquanto este ano foram 16 mil. Somente Tocantins apresentou alta em janeiro.
Vigilância intensifica monitoramento contra a forma mais grave da doença
Além do reforço no combate à dengue devido ao período chuvoso, o Departamento de Vigilância à Saúde de Mossoró fará trabalho de isolamento viral para conhecer que tipo de vírus está circulando na cidade. É que foram registrados no Rio Grande do Norte casos de dengue do tipo 4, forma mais grave da doença.
"Mossoró não registrou nenhum caso de dengue do tipo 4, mas como foi registrado em outros municípios do Estado, vamos fazer esse trabalho aqui e redobrar os cuidados", observa Alanny Medeiros, acrescentando que o Departamento continua alerta devido ao alto risco de infestação do mosquito transmissor e a proximidade do início do período chuvoso.
Segundo ela, a meta da Vigilância à Saúde para este ano é continuar a reduzir o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), tirando Mossoró da faixa de Alto Risco para, pelo menos, Médio Risco. Em 2011, foram notificados em Mossoró 3.600 casos de dengue e notificados 1.600.
Fonte: Jornal O Mossoroense

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MAIS DOIS PARA O RN

Traficante FB será transferido para presídio federal no RN



Os traficantes Fábio Atanásio da Silva, o FB, e Luiz Claudio Serrat Correa, o Claudinho CL, serão transferidos para o presídio federal de Mossoró (RN).

Preso em SP, traficante FB teria saído do Rio há uma semana
Casa de luxo onde traficante FB foi preso tinha BMW na garagem

Reprodução
Fabiano Atanázio da Silva em cartaz do Disque-Denúncia
Fabiano Atanázio da Silva em cartaz do Disque-Denúncia
Divulgação/Seap
Fabiano Atanazio da Silva, o FB, teve os cabelos cortados no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu (zona oeste do Rio)
FB com os cabelos cortados no complexo de Gericinó, no Rio
 Pedido de transferência foi feito nesta segunda-feira pela Secretaria de Segurança do Estado ao Tribunal de Justiça. Segundo o TJ, os dois serão transferidos nesta terça-feira, em um voo de carreira.

FB e Claudinho CL foram presos na noite de sexta-feira (27) em uma casa de luxo em Campos do Jordão (181 km de SP).

FB está preso no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.
Ele é um dos líderes da principal facção criminosa que atua no Rio, o Comando Vermelho, é ex-chefe do tráfico da Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, antes da ocupação da polícia e teria sido responsável pela queda de um helicóptero da Polícia Militar em outubro de 2009, quando dois policiais morreram.

Segundo a polícia, ele teria confessado ao delegado Antenor Lopes, titular da 25ª DP (Engenho Novo) que comandou a fuga de traficantes do Complexo do Alemão durante a ocupação daquela comunidade.

Contra ele, havia sete mandados de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio, sequestro, assalto a mão armada e porte ilegal de arma de fogo.

Na casa onde FB foi encontrado, estavam ainda dois filhos dele e uma babá. A casa de luxo no bairro de Alto Capivari, em Campos do Jordão, foi alugada por R$ 18 mil reais, por intermédio de um suposto traficante de São Paulo também preso. Na garagem do imóvel havia uma BMW e uma moto R1.

No mesmo imóvel os policiais prenderam o traficante Luis Cláudio Serrat Correa, o "Claudinho CL" ou "Claudinho do Dona Marta", chefe do tráfico dos Morros do Cajueiro e Congonhas (zona norte do Rio).

Claudinho é acusado de ter assassinado em 2008 o diretor do presídio de Bangu 3, o tenente coronel José Roberto do Amaral Lourenço. Contra ele havia seis mandados de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, latrocínio e homicídio.

A chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, afirmou que o governador Sérgio Cabral (PMDB) cedeu um jato para a transferência do traficante de São Paulo para o Rio. "Quero agradecer o governador Sérgio Cabral que entendeu a importância dessa prisão", disse a delegada.

Segundo Martha Rocha, a prisão de FB representa mais um baque para o tráfico de drogas do Rio de Janeiro "Ao longo desses 11 meses a Polícia Civil prendeu 20 importante traficantes, sendo sete do Complexo do Alemão, fora o FB. "Hoje a gente faz essa importante prisão, não só pelo que ele representa dentro do Complexo do Alemão, mas por que estamos tirando de circulação alguém com alto poder de articulação ", ressaltou a delegada.

Fonte: Folha.com
Via


"MOMENTO SAÚDE"

Arroto (Eructação)

A eructação, frequentemente acompanhada de som característico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causada, em geral, pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono, o mesmo gás que produz o efeito efervescente em determinadas bebidas.
Embora a maior parte do ar deglutido, quando nos alimentamos ou engolimos saliva, seja absorvida pelo organismo, uma pequena quantidade desses gases precisa ser eliminada.
A eructação não costuma representar problema médico, mas merece atenção quando adquire caráter persistente.
Recomendações
Para evitar eructações, observe o seguinte:
* Evite bebidas gaseificadas ou efervescentes;
* Coma devagar, mastigue bem os alimentos e não exagere no tamanho das porções;
* Não mastigue chicletes nem balas muito duras, porque aumentam a salivação e a ocorrência de gases estomacais;
* Procure não falar demais durante as refeições, pois isso aumenta a deglutição de ar;
* Não force a expulsão dos gases estomacais. Ao contrário do que muitos pensam, isso não diminui o desconforto gástrico;
* Bater nas costas dos bebês ajuda a eliminar o ar engolido durante as mamadas ou quando a criança chora. A retenção desses gases pode causar cólicas dolorosas.
Advertência
* Arrotos podem ser um sintoma de úlcera. Se você sentir dor abdominal com queimação no intervalo entre as refeições e à noite, procure o médico;
* Em alguns casos, os gases presentes no tubo digestivo podem provocar dores que se confundem com as que se manifestam nos problemas cardíacos. É preciso estar atento. Se tiver alguma dúvida, procure imediatamente atendimento médico.
Fonte: Dr. Drauzio Varella

Polícia Militar intensifica fiscalização nas rodovias do interior

Trinta CNHs foram apreendidas e 14 condutores presos por embriaguez ao volante, na BR 226 e RN 092, próximo a Santa Cruz.



Divulgação / 5° DPRE
14 condutores foram presos e um veículo roubado foi recuperado.
Os policiais militares do 5º Distrito Rodoviário Estadual, em conjunto com o Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, apreenderam 30 Carteiras Nacionais de Habilitação na madrugada desse domingo (29), de condutores que estavam dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, na BR 226 e na RN 092, próximo ao município de Santa Cruz.

Os militares intensificaram as ações de combate a embriaguez no volante durante este Verão, e estão montando barreiras de fiscalização em toda a Região Agreste e Trairi.

Nas barreiras montadas ontem, foram realizados 100 testes de alcoolemia, 14 condutores autuados por embriaguez e um veículo roubado, foi recuperado.

Por Tiago Medeiros
Fonte: nominuto.com

Wando passa por cirurgia cardíaca e seu estado "é gravíssimo"

Cantor passou por uma cirurgia cardíaca e está na UTI do hospital Biocor, na região metropolitana de Belo Horizonte.


Almeida Rocha/Folhapress
Wando enfrenta problemas cardíacos.
O cantor Wando, de 66 anos, passou por uma cirurgia cardíaca e está na UTI do hospital Biocor em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. 

A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (30) pela assessoria de imprensa da unidade, que adiantou que o estado de Wando "é gravíssimo".

Segundo boletim médico divulgado pela assessoria do hospital, Vanderley Alves dos Reis - nome completo de Wando - foi internado na última sexta-feira (27) com problemas cardíacos graves. 

Ele foi submetido a uma angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias do coração. No momento, está na UTI, sob efeito de sedativos, e respira com ajuda de aparelhos.


Por Dalvinha Meneses, com UOL 
Via nominuto.com