quarta-feira, 4 de abril de 2012

PROBLEMAS NA CENTRAL DO CIDADÃO DE MOSSORÓ/RN

População reclama da falta de qualidade dos serviços oferecidos pela Central do Cidadão


fila_na_central_do_cidadaoA Central do Cidadão de Mossoró tem apresentado nestes últimos anos muitos problemas relacionados à estrutura física e aos serviços oferecidos à população. As pessoas que se dirigem ao local para fazer carteira de identidade, tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho, ou até mesmo aqueles que vão pagar as contas mensais, sofrem o transtorno de esperar horas em filas ou de até mesmo chegar à Central e constatar que o serviço não está sendo oferecido por falta de equipamentos.

Há cerca de um mês, os indivíduos que desejam fazer sua carteira de identidade ou tirar a segunda via do documento estão impossibilitados de ter acesso a esse serviço, pois o maquinário necessário está em manutenção em Natal. A funcionária Maria de Souza disse que não sabe mais o que dizer às pessoas que a procuram em busca do serviço.

"Estou aqui para dar informações às pessoas, mas os departamentos responsáveis pela manutenção não nos repassam nenhuma informação. Já ligamos diversas vezes para saber quando será o retorno das máquinas e eles não nos dizem nada. Venho todos os dias de Apodi para trabalhar e não tenho o que fazer aqui, porque não tem equipamento", disse a servidora.

Maria ainda destacou que a Central do Cidadão é o único local onde a população pode adquirir o Registro Geral (RG). "Acho uma falta de respeito o que as autoridades estão fazendo com o povo. Não são apenas as pessoas da cidade que estão sendo prejudicadas, aqueles que moram nas zonas rurais e regiões vizinhas veem na Central a única forma de ter seus documentos, e estão sendo prejudicadas pela falta do serviço", disse a servidora.

Aqueles que também desejam receber suas carteiras de trabalho e habilitação passam por transtornos semelhantes, pois esperam cerca de 30 a 90 dias para terem os documentos em mãos. Representantes do Departamento de Trânsito (Detran) alegam que a demora na entrega das carteiras, que chega a ser de três meses, se dá em decorrência da quebra de alguns equipamentos. Enquanto que aqueles que desejem adquirir as Carteiras de Trabalho esperam aproximadamente entre 30 e 40 dias para recebê-las, pois o número de pessoas que realizam a emissão do documento é pequeno em relação a toda a demanda da cidade e regiões próximas.

"Levei minha filha para fazer a Carteira de Trabalho e nos disseram que a previsão é de 30 dias. Há dias tento tirar uma ficha para meu outro filho, para ele fazer o RG, mas, segundo uma servidora, a máquina está quebrada há mais de quinze dias. Ela também afirmou que para se conseguir uma ficha só chegando às 5h", disse o aposentado José Inácio.
 
Estrutura física deficitária atrapalha serviços prestados à população

Além dos problemas relacionados às ações realizadas pela Central do Cidadão, a população e os próprios funcionários do órgão reclamam da falta de estrutura física que atualmente é encontrada.

As salas para fazer a Carteira de Trabalho e a de motorista não suportam a grande demanda diária, muitas pessoas esperam ser atendidas no lado de fora dos recintos, em pé e em meio ao calor, pois não existe outro local adequado para abrigá-las.

"Cheguei às 6h à Central do Cidadão, pois precisava fazer a segunda via de todos os meus documentos, mas só consegui sair de lá às 16h. Não dá para resolver tudo em um só dia, pois as filas são intermináveis, cada coisa que você precisa resolver precisa de uma ficha. Além de todos esses transtornos, temos que esperar horas, muitas vezes em pé, pois as poucas cadeiras que existem são ocupadas ou estão quebradas, e as salas não comportam todo mundo", afirmou João Paulo.

O prédio também não está dentro das normas de acessibilidade, dificultando não só o acesso de pessoas com alguma deficiência física, mas também de gestantes e idosos, principalmente quando necessitam de atendimento nos órgãos que funcionam no andar superior.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário