sexta-feira, 9 de março de 2012

SEGURANÇA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO EM NATAL-RN

Ônibus serão reforçados para conter assaltos



Os casos de assaltos contra o transporte público e os seus passageiros não cessaram na Grande Natal. Na noite da quarta-feira passada mais um caso foi registrado, dessa vez na zona Leste da capital. Com intuito de intensificar o combate a este tipo de criminalidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) está trabalhando junto ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário (Seturn) para realizar um convênio. O objetivo é que, através da instalação de equipamentos, o patrulhamento possa ser mais eficaz e flagrar os crimes que estejam ocorrendo. De acordo com informações da Sesed, trezentos ônibus contarão com GPS e "botões de pânico".
Júnior SantosAssaltos continuam e novas alternativas de combate a este tipo de crime estão em andamentoAssaltos continuam e novas alternativas de combate a este tipo de crime estão em andamento

O Sistema de Posicionamento Global (GPS, sigla em inglês)  irá permitir que a Polícia Militar e outros órgãos de segurança pública acompanhem os ônibus e possam alcançá-los mais rapidamente em caso de assalto. Os "botões de pânico" servirão para que o motorista ou o cobrador possam acionar o alerta e denunciar o crime que está sendo cometido no transporte. A previsão da Sesed é que até o final do mês de março, o serviço esteja funcionando nas ruas de Natal. 

"Faremos essa acompanhamento digital, em que servidores estarão atentos a qualquer chamado. É um trabalho importante e esperamos que tenha um forte efeito na prática de combate a esses crimes", disse o secretário de segurança, Aldair Rocha. A localização dos botões no interior dos veículos, assim como as linhas que serão atendidas pelo serviço, não foram reveladas por questão de segurança. Porém, já é sabido que as estatísticas de roubos orientarão o trabalho de combate.

A população natalense viveu momentos de temor durante o início do ano. Somente no mês de janeiro, quase 40 casos foram registrados na Grande Natal. Em fevereiro, ocorreram outros sete assaltos. No início de março, a Seturn já aponta outros quatro casos. A recorrência dos roubos torna-se perceptível através das estatísticas. 

Para o presidente da Seturn, Augusto Maranhão, o serviço surtirá efeito. "Acredito que será eficiente. Os bandidos saberão que estão sendo monitorados e isso também é uma forma de intimidação. Além disso, os funcionários que venham a ser vítimas poderão entrar em contato muito mais rápido do que ocorre hoje em dia", disse Maranhão.

Segundo ele, uma fase experimental já ocorreu em uma das empresas de ônibus da capital. "As empresas utilizam GPS diferentes e estamos nos adaptando a todas. Acredito que ainda em março tudo esteja resolvido", informou o presidente da Seturn.

A Sesed pretende estender a prestação desse serviço a outros veículos de transporte público, assim como carros de táxi. "Estamos em processo de negociação com eles. Como os taxistas não estão reunidos sob uma única representação, estamos demorando mais a fechar o convênio. Mas esperamos que isso possa ocorrer para dar mais segurança aos trabalhadores", afirmou Aldair.
Fonte:  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário