sábado, 10 de março de 2012

HOSPITAL DA MULHER É INAUGURADO EM MOSSORÓ/RN

Hospital da Mulher Parteira Maria Correia é inaugurado


SAÚDE Estrutura da unidade estará aberta à visitação durante o dia de hoje e os plantões serão iniciados na próxima segunda-feira, dia 12 de março

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia foi inaugurado, oficialmente, ontem, dia 9. A cerimônia de inauguração contou com a participação da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado; e de demais autoridades políticas da cidade, bem como gestores da saúde municipal e estadual.
 
Hoje a unidade hospitalar ficará aberta para que a população possa conhecer as instalações. À noite, a estrutura será fechada para que comece o trabalho de esterilização e na segunda-feira, dia 12, o hospital estará aberto para atender a população, conforme informou a assessora e consultora de gestão da Associação Marca, Rose Bravo.
 
Ela informa que a unidade conta com 45 leitos, que incluem, nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta, incluindo um de isolamento, sete leitos de UTI Neonatal e dois leitos de Unidade Intermediária (UI), além da ala de enfermaria e de cirurgia. O Hospital da Mulher também possui sete PPPs (Pré-parto, Parto e Pós-parto). De acordo com Rose Bravo, o intuito dessa última estrutura é incentivar a humanização do parto e incentivar os nascimentos de bebês, através do parto normal. Ela explica que a mãe chega ao hospital antes do parto e só sai quando tem alta. Durante o tempo em que permanece na unidade, a mulher tem direito a presença de um acompanhante e o bebê fica ao seu lado o tempo inteiro.

Rose Bravo afirma que serão cerca de 40 médicos trabalhando no hospital e um total, aproximado, de 350 funcionários. Segundo ela, o hospital tem como característica ser voltado para o atendimento à gestante, mas, em 30 dias, serão iniciadas cirurgias eletivas ginecológicas. A estrutura também conta com dois centros cirúrgicos.

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Dorinha Burlamaqui, a unidade oferecerá serviços de pediatria e ginecologia e obstetrícia, além de anestesiologia.
 
O gerente de Saúde do Município, Benjamin Bento, comenta que o atendimento à mulher na cidade melhora a partir do momento que existe um estabelecimento de assistência implantado na rede e o Hospital da Mulher vai proporcionar uma melhora a partir do momento em que, em se tratando do atendimento à mulher e a criança, ofertará atendimento de média e alta complexidade.
 
Alany Laísa, grávida de nove meses, e Alana Lemos, gestante de oito meses, foram conhecer as instalações onde pretendem ter seus bebês. Para elas, a presença de um hospital-maternidade em Mossoró irá ofertar mais tranquilidade às mulheres.
 
O Hospital da Mulher também servirá como campo de estágio para os estudantes da área de saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). "Há sempre um convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Uern em todos os serviços do Estado", comenta o reitor da Universidade, Milton Marques de Medeiros.
 
Segundo ele, dessa vez a instituição de ensino ficou um pouco afastada do processo, porém, a cerimônia de ontem serviu para atualizar esse convênio e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física e Serviço Social passarão a colocar em prática o conhecimento adquirido na universidade dentro do Hospital da Mulher.
 
O reitor comenta que a carência de uma maternidade em Mossoró fazia com que os estudantes de Medicina tivessem que se deslocar para Natal.

Ele menciona também que a parte da pediatria ainda precisa ser melhorada, não só em Mossoró, mas em nível de Brasil, onde, nos últimos anos, percebeu-se uma diminuição na quantidade de profissionais que optam pela especialidade. Porém, Milton Marques acredita que isso está mudando.
 
Com relação à contribuição do Hospital da Mulher na escolha pela especialização em pediatria, o reitor comenta que a unidade hospitalar irá oferecer atendimento às crianças nos primeiros dias de vida, mas não será, propriamente, um hospital infantil.
 
Embora o funcionamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia venha contribuir com o atendimento à mulher e à criança em seus primeiros dias de vida, a unidade hospitalar, no entanto, não resolverá o problema da assistência de alta complexidade ao público infantil, pois a unidade não conta com leitos de UTI para essa faixa etária.


REIVINDICAÇÃO — O Sindicato dos Servidores de Saúde (SINDISAÚDE) irá entrar com uma ação na Justiça para solicitar a contratação dos concursados no certame em vigor, conforme informou o coordenador regional do sindicato, João Morais.
 
Essa reivindicação vem sendo feita desde a realização de uma reunião com os concursados. Eles reclamam pelo fato de o Hospital da Mulher ter sido implantado com recursos públicos, mas funcionar com mão de obra terceirizada, enquanto há aprovados em concursos realizados nos anos de 2008 e 2010 que ainda não foram convocados. 


Fonte:  Jornal Gazeta do Oeste
Por Cristiano Xavier na sessão Mossoró

Um comentário:

  1. Quanto a questão dos aprovados no concurso que ainda não foram chamados, o Ministério Público já tomou alguma providência? E o funcionamento pleno dos serviços da maternidade? Será que poderemos contar com eles antes da Copa de 2014? Sinceramente, eu não acredito nisso mas espero ser surpreendido pelos representantes políticos locais e do estado.

    ResponderExcluir