sexta-feira, 2 de março de 2012

FALTA D'ÁGUA EM LUÍS GOMES/RN

Município no tempo da lata na cabeça


Balde na cabeça e filas no poço. Essa é a realidade do município de Luis Gomes, no extremo do Alto Oeste potiguar, que, pela descrição, parece ter retrocedido no tempo. Há quase 130 dias, a população enfrenta a escassez de água em decorrência do esvaziamento de seu principal reservatório hídrico.


Na terça-feira, 28, a Caern começou a instalar mais 10 reservatórios, que juntos possuem capacidade para armazenar 100 mil litros de água por dia, além dos seis reservatórios que já existem e dos quatro carros-pipa que a empresa vem disponibilizando para a população. Técnicos da Semarh também estiveram na cidade e mapearam a área para instalação de seis poços que começarão a ser perfurados na próxima semana.


Somente com carros-pipa, a Caern está disponibilizando para Luís Gomes 128 mil litros de água diariamente. Ao todo, são quatro caminhões-pipa com oito mil litros cada um, que abastecem os moradores quatro vezes ao dia. Com a instalação dos dez novos reservatórios, o município passará a contar com 16 caixas, onde será possível armazenar e distribuir 160 mil litros de água diariamente. As caixas de água ficarão instaladas em pontos estratégicos da cidade para que a população possa receber o produto.


As medidas paliativas diminuem a angústia de não ter água em casa, mas não conseguem cessar o sofrimento das famílias que precisam voltar ao tempo das filas de balde nos chafarizes. O comerciante Francisco Morais preferiu comprar água a esperar pelo paliativo do governo e sentiu no bolso o preço da escassez. "Gastei 100 reais para encher minha caixa d'água", disse, explicando que isso representa praticamente cinco vezes o que pagava normalmente na conta da Caern.

POÇOS



Paralelo à ação da Caern, a Semarh inicia, na próxima semana, a perfuração de seis poços. A previsão de conclusão da perfuração é de um mês. A opção dos poços é emergencial para garantir água para o abastecimento a curto prazo. Outra ação definida pela Semarh é o desassoreamento do açude. A solução definitiva para a cidade de Luís Gomes virá com a retomada das obras do sistema adutor Alto Oeste, prevista para este semestre.
(com informações da Caern).



Fonte:  Jornal DeFato.com
José de Paiva Rebouças
Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário