sexta-feira, 2 de março de 2012

CARTÃO DO SUS

Obrigatoriedade do cartão SUS começa a valer no país



Brasília - Desde ontem, o uso do Cartão Nacional de Saúde, o chamado Cartão SUS, será obrigatório por todos os cidadãos, incluindo usuários de planos de saúde. Trata-se de um documento gratuito de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), válido em todo território nacional. Com a obrigatoriedade, hospitais e clínicas que atendem pelo Sistema Único de Saúde terão de registrar o número do Cartão dos pacientes nos formulários de atendimento.

Se o paciente não souber informar o número, o atendente deve consultar o sistema de dados do SUS. Caso não tenha o cartão, o atendimento não pode ser negado ao paciente. A meta é que todos os brasileiros tenham o cartão até 2014, com um número único e válido em todo o Brasil.  

Inicialmente, a obrigatoriedade vale para os serviços considerados complexos, como internação, sessão de quimioterapia, de hemodiálise e transplantes. O profissional do ambulatório ou hospital deve registrar o número do cartão nos documentos de entrada do paciente, de internação e na alta hospitalar.

Com o registro do cartão, o governo federal quer monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base nacional que possa ser acessada por qualquer hospital público. Por exemplo, o médico poderá saber a data, cidade e o número de vezes que um paciente foi internado.

 De acordo com o ministério, será definido ainda o registro dos usuários de planos de saúde no cadastro do cartão. Mesmo sem o documento, o atendimento está garantido aos clientes de planos.

O cartão do SUS pode ser obtido em qualquer posto de saúde, no horário das 8h às 18h. São necessários os seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Para menores de idade, certidão de nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe.


Fonte: Tribuna do Norte
*Com informações da Agência Brasil e do jornal O Nortão.

Um comentário:

  1. oi gostaria de ser parceiro do seu blog
    coloq o link do meu na sua lista de blogs parceiro qui eu coloco o seu no meu blog
    link do meu http://radiocaripina.blogspot.com/

    ResponderExcluir