domingo, 12 de fevereiro de 2012

Preços de corridas de mototaxistas para o mesmo destino variam de acordo com o profissional

mototaxistasCresce em Mossoró o número de mototáxis e usuários desse serviço, no entanto, não existe um consenso do valor cobrado aos passageiros por trecho percorrido por esses profissionais.
 A diferença entre os valores cobrados pelos profissionais para 
o mesmo destino incomoda os passageiros. Às vezes, a diferença chega a R$ 3,00 entre um profissional e outro.

De acordo com a Gerência de Trânsito (Getran) há 1.390 mototaxistas com concessão para exercerem a atividade na cidade, além daqueles que atuam de forma ilegal, entretanto, cada um destes motoqueiros cobra o valor que quiser para prestar o serviço, restando aos usuários apenas a alternativa de negociar os preços.

De acordo com Expedito Pereira, mototaxista há 14 anos, o valor é cobrado dependendo da distância a ser percorrida, cada profissional cobra o preço que achar justo. Os valores de um mesmo destino podem variar bastante partindo de um ponto a outro de mototáxi. "Aqueles motoqueiros que frequentam o mesmo ponto costumam combinar valores entre si. Na maioria das vezes a gente negocia com o passageiro, por exemplo, se ele fizer a corrida de ida e volta podemos baixar um pouco o valor a ser cobrado", disse Expedito.

Alguns mototaxistas justificam as tarifas alegando que existe o valor gasto periodicamente com a manutenção do veículo, além dos gastos com gasolina e alimentação. Todavia, muitas vezes os valores cobrados pelos profissionais são considerados injusto pelos usuários.

Um usuário deste serviço, Tiago Emanoel, disse que algumas vezes soa absurdo o valor cobrado por estes profissionais. "Já precisei ir ao shopping urgente, porque minha moto estava na revisão. Quando cheguei lá o mototaxista me cobrou R$ 6,00. O detalhe é que moro no mesmo bairro onde se localiza o centro de compras", explicitou Tiago.

Quando foi instalado esse tipo de transporte em Mossoró o valor pedido era bastante reduzido, se comparado com as tarifas atuais, isto acontecia em decorrência do valor do combustível que era bem menor. Expedito chegou a relembrar que naquela época a quantia cobrada era de um real por corrida, independentemente do destino. 

Atualmente, os destinos mais caros são os dos conjuntos Redenção e Santa Delmira, em contrapartida os mais baratos são aqueles para os bairros Boa Vista, Nova Betânia e Paredões, que ficam mais próximos do centro da cidade.

O gerente de Trânsito, Jaime Balderrama, disse que já existem duas possíveis soluções para acabar com este problema de divergência de preços. A primeira delas seria marcar uma área próxima da cidade para se estipular um preço mínimo, e à medida que se afastassem desse perímetro os valores iriam aumentando. A segunda alternativa diz respeito à instalação de taxímetros, iguais aos instalados nas motos em Fortaleza. A previsão é que a Getran retome as negociações com o presidente do sindicato dos mototáxistas, Rivaldo Bezerra, e que ainda este ano resolvam qual a melhor medida a ser adotada em Mossoró.
 Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário