segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

INTERNET & CARNAVAL... CUIDADO

Conheça dicas de cuidado com a internet durante o Carnaval

Imagem Ilustrativa
Alegria, bebidas, fotos, redes sociais... a mistura de Carnaval com internet pode estragar a festaCarnaval. O feriado mais esperado pelo brasileiro. Quatro dias da maior festa do País. No cardápio da alegria, muita mistura de bebida, dança e, hoje em dia, smartphones com redes sociais. 
 
Nos últimos anos já foi possível verificar como se pode colocar tudo a perder com um uso inadequado da internet neste período. O estrategista de marketing digital Gabriel Rossi indica 10 mandamentos para a web não estragar a folia, e o restante do ano.

1. Pense antes de escrever: redes sociais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e temos um impulso de compartilhar os momentos de descontração e até de frustração. Mas é importante pensar antes de postar qualquer coisa. Evite usar as redes sociais naqueles momentos em que você bebeu um pouco mais ou está frustrado com alguma situação, pois pode se arrepender depois. Leve sempre em consideração que as outras pessoas podem não entender o contexto da mensagem.

2. Respeito é essencial: Carnaval é uma época de descontração e confraternização, de festejo de todos. É importante sempre lembrar, para manter o clima festivo, que respeito é algo incondicional.
Não são poucos os casos de comentários de mau gosto que geram uma repercussão negativa para o usuário e muitas vezes resultam em demissão no trabalho.
 
3. Cuidado com fotos e vídeos: todos querem compartilhar imagens daquelesmomentos de festejo do Carnaval, mas tome cuidado para não colocar algo que
seja constrangedor ou possa “queimar” sua imagem, tanto pessoal quanto profissional.

4. Geolocalização: com as redes sociais é possível saber o que você faz, como se comporta e onde está. Com serviços como o Foursquare ou o próprio check-in do Facebook, é delicado compartilhar com todos exatamente onde você está e o que faz.
 
5. Cuidado com o que compartilha e com quem: pense em quem irá ler as suas mensagens e se é adequado tornar sua atualização pública, para colegas, chefe, familiares, entre outros. Algumas redes, como o Facebook e o seu concorrente Google+, permitem controlar a privacidade das suas postagens e separar quais pessoas ou grupo de contatos podem ou não ver seu status.
 
6. Separe o que é corporativo do pessoal: se você administra o seu perfil para assuntos profissionais ou possui um perfil específico para isso, o cuidado deve ser redobrado. Postagens relaxadas, fotos com bebidas ou na folia do Carnaval às vezes devem ser evitadas.
 
7. Cuidado com spams e armadilhas nas redes: épocas de festas sempre aumentam o número de spams se aproveitando da data, que os desavisados acabam acessando e infectando suas máquinas.
 
8. Jamais passe sua senha para alguém. As senhas nas redes sociais são como as senhas bancárias. Devem ser sigilosas. Entre outas “dores de cabeça”, alguém pode pegar sua senha para postar por você, o que pode complicar sua vida.

9. Não anuncie seu e-mail: não faça propaganda de seu endereço pessoal em sites de busca, listas de contato, redes sociais ou páginas da web. Eles podem ser usados para gerar receita para criminosos.
 
10. Verifique políticas de privacidade: na escola de samba, no bloco de axé ou no baile, analise cuidadosamente se é conveniente fornecer seu endereço
de e-mail ou qualquer outra informação confidencial. Ela pode utilizar a informação para poluir sua caixa postal eletrônica.

 
Fonte: redação do DIARIODENATAL.COM.BR 
 Via dnonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário