sábado, 11 de fevereiro de 2012

A ALEGRIA CONTINUA NO CARNAVAL DE MOSSORÓ/RN

Tradicional bloco da boneca Maria Espaia Brasa continua a distribuir alegria pelas ruas de Mossoró

maria_espaia_brasaO bairro Santo Antônio celebra o 11º aniversário da boneca Maria Espaia Brasa. Este ano, a festa será no dia 21 de fevereiro, às 17h, partindo da rua Melo Franco e promete trazer muitas novidades, como a volta das marchinhas e entrega de prêmios. Nascida em 2001, através da ideia das três amigas Tony Silva, Luciana Duarte e Ivonete Soares, a boneca todos os anos percorre nas terças-feiras de Carnaval as ruas da região, trazendo de volta à cidade a nostalgia dos antigos bailes de Carnaval.

Em seu 11º ano, a festa homenageia Tiluca, a primeira mulher a introduzir o maracatu em Mossoró, e o mais antigo carnavalesco da cidade, Expedito Bolão. De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Tony Silva, a homenagem vai ao encontro ao que propõe o evento, que é reviver os carnavais antigos e fortalecer a cultura local.

O bloco irá realizar um percurso histórico, passando pelas casas onde moraram grandes nomes do Carnaval local. A troça vai sair da rua Melo Franco, passando pela Prudente de Morais, em seguida pela Juvenal Lamartine e Delfim Moreira, retornando então para seu ponto de partida. "Durante o percurso, são reverenciados grandes ícones da história do Carnaval mossoroense, como as escolas de samba Coisa Acesa, Malandros do Morro; Cláudio Rodrigues; Zoraide, dona do primeiro bloco de frevo; Masquinha; Ivete Maravilha; Cristina dos Pimpões; Tiluca, primeira mulher a colocar o maracatu nas ruas da cidade", comenta Tony.

Este ano, o evento traz novidades, que é a participação de duas orquestras de frevo, a banda Só Papo Musical e Caindo na Folia, que tocarão apenas marchinhas de Carnaval. Outra novidade é a entrega de troféus para a fantasia mais original, refinada e ''amormotada''. "Vamos entregar três troféus: o troféu Chique de Doer, para a fantasia de luxo; o prêmio Queimando os Neurônios, para a alegoria mais original; e o troféu Toca Fogo, para aquele que estiver mais amarmotado", contou a atriz.

A troça parte às 17h, mas antes disso acontece uma prévia regada a muita feijoada na casa de Tony Silva. Como disse a realizadora do evento, "a partir do meio-dia começa a distribuição da feijoada, para começar a confraternizar com os foliões. Todo mundo pode participar, basta trazer sua alegria. A proposta do evento é justamente essa, trazer alegria para o povo, revivendo nossos velhos carnavais".

Aqueles que desejarem fazer parte da folia basta ir, fantasiado ou não, para a rua Melo Franco e se juntar aos 10 mil foliões esperados. Os vendedores que quiserem contribuir com a realização da festa podem comprar uma boneca a tiracolo da Maria Espaia Brasa, vendida por uma das idealizadoras do projeto. "Vencemos a licitação, e o projeto recebeu verba da Prefeitura, no entanto, temos muitos gastos, como as fantasias, segurança, a feijoada oferecida aos foliões, entre outros. Desta forma, estamos passando por algumas lojas no centro da cidade oferecendo uma boneca Espaia Brasa; aqueles que quiserem comprar o adereço e nos ajudar serão bem-vindos", destaca a idealizadora. 
Secom divulga horário de funcionamento do comércio durante o Carnaval
O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Mossoró (Secom) divulgou o horário de funcionamento dos estabelecimentos do setor comercial para o período de Carnaval. O expediente durante alguns dias dos festejos carnavalescos no município será diferenciado.
Conforme Carlos Antônio, presidente do Secom, o expediente das lojas do comércio segue normalmente até as 14h do sábado, 18. Já nos dias 20 e 21, respectivamente segunda e terça-feira de Carnaval, os estabelecimentos não abrem. Retornando às atividades após o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas, 22.
"Os supermercados, mercantis e estabelecimentos similares não funcionarão na terça-feira de Carnaval, abrindo nos demais dias do período carnavalesco", destaca Carlos Antônio.
Durante os quatro dias de folia do Carnaval, o Mossoró West Shopping funcionará em horário especial de atendimento. O empreendimento diz que as mudanças objetivam facilitar as compras do consumidor e oferecer opções de lazer neste período.
No dia 18, o Mossoró West Shopping abre normalmente, das 14h às 22h. Nos dias 19 e 20, o expediente é diferenciado. As lojas abrem às 15h e fecham às 21h. Nesse período, a praça de alimentação inicia funcionamento a partir das 11h e encerra às 22h. Já o cinema abre às 14h e fecha às 22h.
De acordo com a direção do shopping, na terça-feira, 21, as lojas não abrirão, com exceção da praça de alimentação, cinema e boliche, que funcionarão. Na Quarta-feira de Cinzas, os estabelecimentos abrem a partir das 11h e encerram expediente às 22h.
O presidente do Secom informa que os horários de funcionamento das lojas do comércio e dos estabelecimentos do setor supermercadista foram definidos em acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho entre a entidade da classe comerciária e patronal através do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindvarejo).
Fonte: Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário